Ajuda para encontrar certidões de nascimento

Bom dia,

Estou a buscar as certidões de nascimento do meu avô e minha avó, eles eram do Porto. O nome do meu avô era Antonio Da Silva (nasceu aprox. 1886) e da minha avó Aurora Nunes (nasceu aprox. 1893), eles emigraram para o Peru entre os anos 1900 até 1906 (cidade Iquitos). Estive a buscar informação mas não posso encontrar nehum das dois no Familysearch e outras webs. Apreciaria si alguem tem mais informações deles.

Muito obrigado,

Carlos

Comentários

  • @carlosb96

    Os nomes eram bem comuns. Vc tem que apresentar mais dados para uma busca mais precisa, como os seus bisavós portugueses.

    Vc disse que eles emigraram para o Peru. Em qual porto ou país eles desembarcaram para chegar la?

    Eles foram casados para o peru ou se casaram la?

    Possíveis Auroras nunes:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    1614 Aurora Nunes Dos Santos Gaia Gaia Calisto Tavares de Paiva Margarida Dos Santos Tavares Doméstica 39 Rio de Janeiro Casado

    157969 Aurora Nunes Gouveia Porto Porto Manuel Baltazar Alves Nunes Laura Soares Nunes Doméstica 25 Rio de Janeiro Casado

    237429 Aurora Nunes Porto Porto Incógnito Rosa Pereira Ávila Modista 46 Rio de Janeiro Viúvo

    Possíveis Antonios da silva:

    235756 Antonio Da Silva Jugueiros Felgueiras Joaquim da Silva Sem Indicação Jornaleiro 26

    600 António Da Silva Vila Nova de Gaia Vila Nova de Gaia Si Si Tanoeiro 16 Rio de Janeiro Solteiro

    1211 António da Silva Gondomar Gondomar José da Silva & bnsp ;Trabalhador 20 Rio de Janeiro Solteiro

    1327António Da SilvaFafePortoJosé da SilvaEmília de CarvalhoTrabalhador15Rio de JaneiroSolteiro

    2048António Da SilvaCastelo de PaivaPortoSilvano José da SilvaMaria da RochaTrabalhador19Rio de JaneiroSolteiro

    Tem muitos outros. Sugiro vc procurar antonio sem acento, com acento agudo e com circunflexo.

    Boa sorte

  • @guimoss

    Muito obrigado pela ajuda.

    Certamente, é ai o problema porque nós não temos certeza ao 100% dos dados apresentados nas certidões feitas pelos filhos deles.

    Mas é possível que seja Antonio da Silva Caetano (ou Roza) e Aurora Nunes da Costa

    Os pais deles de acordo com as certidões de óbito eram

    • Jerónimo da Silva e Caetana Roza, pais de António.
    • Domingo Nunes da Costa e Maria da Costa, pais de Aurora

    Em relação ao casamento, não sabemos si foi em Portugal ou Peru, infelizmente os dados são muito limitados, mas eles tiveram uma filha no 1908 de nome Ana, em 1911 Aurora, em 1926 António.

    Muito obrigado pela ajuda.

    cumprimentos,

    Carlos

  • @carlosb96

    Uma AURORA filha de Antonio da silva:

    ID Nome ID Titular Nome Titular GrauIdade Sexo Civil

    6203 Aurora 159207 António da Silva Filha 13 Feminino Solteiro

  • @carlosb96

    São nomes muito comuns. Olhe nas freguesias e concelhos memcionados. Podem ser parentes:

    1) Da silva caetano:

    23591Raul Da Silva CaetanoNagosaMoimenta da BeiraManuel Caetano da SilvaMaria JoséSem Indicação28Rio de JaneiroSem Indicação

    59461Francisco da Silva CaetanoMaiaMaiaN/aN/aSem Indicação25São PauloCasado

    340190Ana da Silva CaetanoAmaranteAmarantePaulino Caeteno da Silva&bnsp;&bnsp;57Rio de JaneiroViúvo

    363511Manuel Da Silva CaetanoVilarinho do BairroAnadiaJoaquim CaetanoRosalia de JesusLavrador30Rio de JaneiroCasado

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @carlosb96

    Achei alguns "Antonios da silva, filho de Jeronimo". Como os nomes sao comuns, nunca se sabe. Mas é o mais próximo que encontrei:

    8986 António da Silva Porto Porto Jerónimo da Silva &bnsp ;Trabalhador 22 Manaus Casado

    248152António Da Silva Espargo Santa Maria da Feira Jerónimo da Silva Sem Indicação Lavrador 31 Rio de Janeiro Solteiro

    293801António Da SilvaPortoSem IndicaçãoJerónimo da Silva&bnsp;Fundidor30Rio de JaneiroCasado

  • @guimoss

    Bom dia e muito obrigado!!!

    Acho que poderia ser “8986 António da Silva Porto Porto Jerónimo da Silva &bnsp ;Trabalhador 22 Manaus Casado”

    Eles entraram ao Peru (para a cidade de Iquitos na selva do Peru) pelo rio Amazonas e Manaus está perto, também a idade. E o ano da entrada ao Brasil é possível saber?

    Também “6203 Aurora 159207 António da Silva Filha 13 Feminino Solteiro” concorda perfeitamente com a edad dela quando migrou. Há alguma forma de saber mais de isso também?

    Agradeço novamente pela ajuda e por teu tempo!

    saudações e feliz ano 2021!

    Carlos

  • @carlosb96

    Fico feliz por ter ajudado. É sempre bom quando se encontra algum antepassado.

    Seu proximo passo e entrar na torre do tombo no ano do embarque (que vc pode deduzir com a idade e o ano de nascimento) e pesquisar o passaporte e achar o local mais exato.

    Com relação a aurora, vc pode procurar pelo id do Antonio (eu teria colocado os dados, mas no site do cepese apareceu a mensagem "trancado", quando cheguei perto do id dele) mencionado no passaporte dela e fazer os passos acima.

    Ou vc pode pedir para o site diretamente com o id e olhar os dados do antepassado. Tb vc pode fazer uma busca nos arquivos distritais desse passaporte.

    Boa sorte!

  • Mas Aurora não é filha de António da Silva! É esposa.

  • Eita! Mas parece que o ID 8986 é mesmo o que o Carlos procura:

    69961Aurora Neves da Costa8986António da SilvaMulher28FemininoCasado

    Quem impostou os dados na base do Cepese entendeu Neves ao invés de Nunes.

    @carlosb96 solicite os dados do Id 8986 ao Cepese (custo de 10 euros):

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

  • @Guilherme Moreira

    Muito obrigado pela ajuda!

    A idade da Aurora nessa epoca deve ter sido 13 anos ao momento da entrada ao Brasil devido a sua certidão de óbito.

    Abraço! e feliz ano novo 2021!

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Guilherme Moreira Nem cogitei a hipótese de um erro de digitação. Não postei esse, exatamente por causa desse "neves". Foi inteligente vc notar o id principal do passaporte.

    E ele teve uma esposa e uma filha chamada aurora.

    @carlosb96 Eu estava aqui imaginando como um português chegaria ao Peru. Manaus é uma boa sacada. Pará também pode ser outra.

    Boas festas!

  • @guimoss

    159207António da SilvaMarco de CanavesesMarco de CanavesesJoão da Silva&bnsp;Trabalhador57SantosCasado

    Esse não é o António procurado.

    Bom ano!

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Guilherme Moreira

    Boa!!! Eu não estava conseguindo ver. Dava "trancado" no cepese.

    Fico feliz por ajudar o @carlosb96 encontrar o parente. Encontrando o marido e a esposa, ficará bem mais fácil achar os filhos, se nascidos em Portugal.

    Feliz 2021 para tds!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @carlosb96

    Acho que o @Guilherme Moreira acertou. A imagem 90 parece ser o certa.

    Só falta achar a Aurora e o casamento deles (que td indica que ocorreu em Portugal) e pedir pro arquivo distrital correspondente anotar no assento de batismo, se a união ocorreu antes de 1911, o que tb parece ser o caso.

    Verifique os erros e houver alguma certidão peruana tem que fazer a tradução juramentada, além de apostilar na autoridade competente de lá:

    "https://www.hcch.net/pt/states/authorities/details3/?aid=847"

    Em caso de divergências, valem as certidões portuguesas. Se houver cert. Brasileiras ou peruanas com algo diferente, serão estas que deverão ser retificadas.

    Diferenças que não alterem o som, não precisa retificar (i pelo y, manoel/manuel...)

    Use primeiro as locais. Se n for possível, use documentos portugueses apostilados pela Pgr portuguesa, para produzir efeitos no Brasil ou no Peru.

    Boa sorte!

  • @carlosb96

    Aurora era brasileira de Manaus. Abaixo, casamento no. 3 de 1907, freguesia de Aldoar, concelho do Porto (tif 28):

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1280710

  • Bom dia...será que alguém consegue me orientar? Estou ajudando uma amiga a tirar a cidadania pra mãe dela. A historia é a seguinte...o avô e a avó são portugueses e o pai dela tinha cidadania (ele nasceu no Brasil em 1910 mas tinha a cidadania portuguesa). Como faço pra conseguir a certidão do pai dela ...pq ele nasceu em 1910 mas ela não sabe quando ele tirou a cidadania ...será que tem pelo civilonline? Desde já obrigada

  • @Bruna Andrade

    Se ele nasceu brasileiro e depois conseguiu a nacionalidade portuguesa, há um registro no civilonline.

    Se não me engano, filhos de portugueses nascidos no estrangeiro só passaram a poder adquirir a nacionalidade depois de 2006.

    Então, vc tem que ver se ele era Português nato ou naturalizado, pois isso pode afetar o caso da sua amiga.

    Fale para a sua amiga se cadastrar no civilonline, fornecer os dados que possui dele e pedir a certidão, onde ela poderá eliminar quaisquer dúvidas sobre a situação do parente dela. Custa 10 euros.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.