Só o cartão basta?

editado December 2020 em Outros assuntos

Olá, preciso de ajuda urgente.

Sou brasileira e cidadã portuguesa , tenho cartão cidadão português dentro da validade.

Nao tenho passaporte português, somente brasileiro.

Vou para Alemanha, quero saber se eu entro no país com o cartão cidadão ou tenho que fazer o passaporte português para isso?

Obrigada

Comentários

  • Oi Marcia, de experiência que ja vi com minha esposa portuguesa, a orientação que nos deram em Lisboa foi a seguinte:

    se o periodo de viagem for de ate 3 meses, ok, usa o passaporte brasileiro pra entrar e sair (apresenta o cc na imigração pra agilizar o processo e não precisar responder perguntas como imigrante) pq você estara dentro da validade do carimbo dado no passaporte.

    se sua viagem for maior que 3 meses, antes de vencer o prazo do carimbo dado você precisa ir na autoridade migratória pra explicar e atualizar seu status, para não ficar um registro sujo de que seu documento brasileiro ficou ilegal alem do prazo.

    o ponto é que passaporte é obrigatorio para cruzar a fronteira schengen, o cc não serve para essa finalidade (ele serve somente para viagens internas dentro do espaco schengen ou deslocamento doméstico). Entao sim você precisa de algum passaporte.

  • Entendi.

    Eu tenho que comprar a passagem de volta? Porque so tenho a passagem de ida, pois minha intenção é ir em Portugal apos 1 mês para fazer o passaporte lá, pois aqui não tem agendamento.

  • não precisa pois de qquer forma você é cidada portuguesa e europeia, não está sujeita a regras de imigração de estrangeiros - apenas veja se uma passagem “one way” não acaba sendo mais cara que uma ida e volta, mas do ponto de vista de imigração não tem problema.

  • Valeu demais!!!

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.