Solicitar cidadania de filho maior de idade

Prezados colegas,

Recorro à este fórum para tirar uma dúvida.

Já tenho cidadania portuguesa e próximo ano irei à Portugal e quero aproveitar para dar entrada na cidadania de meu filho, que é maior de idade (sai mais em conta dar entrada em Portugal que no Brasil) então, gostaria de saber se EU posso dar entrada e qual a documentação necessária.

Quando eu fui dar entrada na minha cidadania ano passado em Portugal, precisei apenas de:

- Cópia reprográfica apostilada do livro de registro

- Cópia autenticada e apostilada da minha identidade

- pagar o valor de 175 euros

- mostrar o passaporte Brasileiro

Creio que neste caso (filho maior), necessite de uma procuração e queria saber se existe algum modelo padrão

Desde já agradeço a atenção

Comentários

  • @andreamelo1 não é necessário ir até Portugal para fazer o processo por alguma conservatória, tudo pode ser enviado por Correios e a taxa pode ser paga pelo site do IRN com cartão de crédito. É até melhor fazer dessa forma, já que o processo feito pessoalmente está sujeito a agendamento por conta da pandemia e não está fácil conseguir datas para tal coisa.

    Caso opte por fazer enviando os documentos para alguma conservatória, você poderá efetuar o pagamento da taxa pelo cartão de crédito através desse link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Após isso irá receber por e-mail o formulário 1C, que deverá ser preenchido corretamente e reconhecer firma por AUTENTICIDADE no cartório, conforme as instruções desse tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Deverá juntar ao formulário: a certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica (Apostilada), a sua certidão certidão de nascimento portuguesa (mãe portuguesa) e uma cópia autenticada e apostilada do RG do requerente.

    Após juntar tudo isso basta escolher uma conservatória e enviar pelos Correios/DHL.

  • Processo por Atribuição FILHO

    Meu avó era Português, registrou minha mãe , mas nunca se casou com minha avó materna que é brasileira, eu vou precisar das certidão de nascimento e óbito dos dois ?


    Ou de fato apenas o que está descrito abaixo ?


    Atribuição (Pais para Filhos)

    • Certidão de nascimento do português
      • Com estado civil atualizado
    • Certidão de nascimento do requerente
      • De inteiro teor
      • Emitida há menos de 1 ano
      • Firma do oficial que a assina reconhecida
      • Legalizada no consulado português
    • Cópia do RG ou passaporte do requerente
      • Autenticada em cartório


  • gsilvestregsilvestre Member
    editado February 2021

    @Giselli

    para atribuição da sua mãe, sendo que o português foi o declarante no registro de nascimento: cópia simples da certidão de nascimento do seu avô português; certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica da sua mãe, devidamente apostilada; e cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe, emitido há menos de 10 anos; preenchimento do formulário 1C, com pagamento dos emolumentos no valor de 175 euros.

    Se seu avô nasceu antes de 1911, tem algumas adaptações: precisa de uma cópia certificada da certidão de nascimento dele, emitida pelo Arquivo Distrital; e certidão de óbito para comprovar o nome que ele passou a adotar na maioridade, pois, em regra, nos assentos de baptismo consta apenas o prenome do português, sem sobrenomes.

    ps.: se sua mãe se casou e alterou o nome, constando do rg o nome de casada, também é prudente encaminhar a certidão de casamento inteiro teor para justificar a mudança de nome

  • Eu já tenho a certidão de batismo enviada pelo Distrito de Viseu, sim, minha mãe se casou e se divorciou.

    Muito obrigada pela atenção

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.