Conclusão do processo de cidadania

Bom dia, recebi uma carta informando que meu processo de nacionalidade foi concluído com sucesso e junto a isso o certificado com o numero do meu assento de nascimento, o que devo fazer agora? Tenho que ir ao consulado para obter meu documento?

Comentários

  • editado December 2020

    @Clovis Correia , tem que agendar, no Consulado que atende à sua Região, o Cartão cidadão e, após, o passaporte (se desejar).

    Fique tentando porque os Consulados andam lotados e, com as medidas de restrição impostas pela pandemia, agendar um horário ficou ainda mais difícil.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Clovis Correia

    Imagino que esse certificado seja o assento de nascimento.

    Talvez a @Leticialele possa explicar melhor.

    Com a nova lei (se o processo foi de neto), o registro vem averbado na certidão que vc enviou.

    Se vc não recebeu, vc pode entrar no site do civilonline, usar esse numero e emitir o seu assento português, sem ter que ir ao Consulado ou esperar alguma outra comunicação de Portugal, se houver. Custa 10 euros.

    Boas festas.

  • @guimoss , dependendo do Conservador, eles mandam o assento em pdf ou o número . Com o número, pode comparecer ao Consulado e, dependendo do funcionário, conseguir uma via impressa.

    No caso de meus sobrinhos, um recebeu o assento em pdf como anexo ao email comunicando a conclusão do processo e os outros dois, apenas informando a conclusão do processo e o link para solicitação através do civil online. Eu pedi as certidões, pois é sempre bom verificar se está tudo correto.

  • diaskediaske Member
    editado December 2020

    @Leticialele @Clovis Correia Acabei de me inscrever no Cartao no consulado da minha região. Quanto tempo demora a receber a Chave Movel Digital (CMD) por correio postal de Portugal?

  • @Leticialele

    Bom dia. Finalmente saiu a retificação da certidão da minha mãe. Precisa levar o assento impresso ou basta levar o número do assento? Ela gostaria de evitar ir a uma lan house por causa da pandemia.

  • @Eneida Melo , basta o número do assento! Não precisa levar impresso. Veja se o Consulado imprime uma via para vocês.

  • Acabei de me inscrever no Cartao no consulado da minha região. Quanto tempo demora a receber a Chave Movel Digital (CMD) por correio postal de Portugal?

  • @diaske , depende. Se você pagou urgência, de 20 a 30 dias.

  • @Leticialele

    Muito obrigada! Ela vai tentar agendar.

  • Obrigado pela ajuda, vou verificar a melhor opção e tirar meu cartão cidadão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.