Documentos para cidadania de netos - transcrição de casamento

Olá,

Minha mãe é neta de portugueses, e eu estou vendo a documentação necessária para tirar a cidadania portuguesa dela.

Os dois avós vieram de Portugal para o Brasil e se casaram aqui. Depois meu avô já nasceu aqui e nunca tirou a cidadania dele.

Agora que vamos tirar a dela como neta, precisamos transcrever o casamento dos avós portugueses?

Já encontrei o registro de batismo dos dois no Arquivo distrital de Aveiro e também encontrei o registro de casamento aqui no Brasil. Também tenho a certidão de nascimento do meu avô aqui no Brasil.

Posso apenas enviar esses documentos apostilados ou preciso fazer antes o processo de transcrição em Portugal do casamento?

Por acaso é necessário achar a de óbito também?

Agradeço desde já.

Camila

Comentários

• @Camilamerca

Sua mãe será a Requerente, no processo como neta de português. (para clareza, sempre diga dessa maneira, do ponto de vista da requerente: pais, e avós da requerente)

1. Precisa ser feita a transcrição do casamento dos avós dela.
    2. Ótimo que já localizou todos os documentos que vai precisar. Faça a transcrição no consulado do RJ ou Santos, pelo correio, porque lhe devolvem a certidão de batismo original, que poderá usar na nacionalidade, e paga em R$ por boleto bancário. Só serve o original, com carimbo em relevo. Portanto se for fazer transcrição direto na Conservatória de Ponta Delgada por exemplo, precisará de duas certidões de nascimento do avô: uma para a transcrição, e outra para a nacionalidade. Faça a nacionalidade por Lisboa, pagando com cartão de crédito internacional.
    3. Não pode apenas enviar os documentos. Tem que fazer a transcrição primeiro
    4. A transcrição do óbito é opcional, mas se fizer no consulado, eles em geral exigem. Na Conservatória não precisa.
  • Muito obrigada, Gandalf!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.