Consulado, Arquivo Central Porto ou Conservatória

Preciso decidir urgentemente para aonde mandar meu pedido.
Meu pai é português e minha irmã já tirou a cidadania dela.
No meu caso o que vocês acham melhor: fazer através de Consulado, pelo Arquivo Central do Porto ou pela Conservatória? Dizem que pelo Arquivo Central do Porto ou pela Conservatória é muito demorado. É verdade? Me ajudem.

Comentários

  • Tem alguém que tem experiência com o Arquivo central do Porto?
  • Tatyana voce tem que mandar a documentação para a CRC de Lisboa. Lá a Conservatória de Registros Centrais é o local que concentra todos os pedidos, inclusive o meu eu mandei para lá e deu tudo certo. Antes de Mandar a documentação, autentique todos os documentos, verifique se esta tudo em ordem, pois a CRC é muito criteriosa em relação a documentação. Voce pode fazer também pela cidade do Porto, porém eu lhe aconselho a mandar direto para a CRC é mais seguro. Boa sorte. Estamos aqui para lhe ajudar. Qualquer coisa, é só perguntar...
  • Gente, obrigada pelas informações. Mais uma coisa: minha certidão é de MG mas moro no ES. Em que consulado eu legalizo a certidão depois de legalizar no Itamaraty? Aqui não existe consulado.

  • imageJosé Alberto B. Dias dos Santos:
    Tatyana voce tem que mandar a documentação para a CRC de Lisboa. Lá a Conservatória de Registros Centrais é o local que concentra todos os pedidos, inclusive o meu eu mandei para lá e deu tudo certo. Antes de Mandar a documentação, autentique todos os documentos, verifique se esta tudo em ordem, pois a CRC é muito criteriosa em relação a documentação. Voce pode fazer também pela cidade do Porto, porém eu lhe aconselho a mandar direto para a CRC é mais seguro. Boa sorte. Estamos aqui para lhe ajudar. Qualquer coisa, é só perguntar...
    A certidão de nascimento sua, vc mandou autenticada? Qto tempo demorou sua cidadania?

  • imageTatyana Pretti:
    Gente, obrigada pelas informações. Mais uma coisa: minha certidão é de MG mas moro no ES. Em que consulado eu legalizo a certidão depois de legalizar no Itamaraty? Aqui não existe consulado.


    Tatyana o estado do ES é da jurisdição do consulado-RJ.

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=81

  • Tatyana, se você mora em ES, então você vai ter que mandar sua certidão pelo correio para o consulado do Rio, eles legalizam e te mandam de volta pelo correio, não costuma demorar muito...
    (Tem que fazer o cadastro online no consulado e pagar o boleto referente ao serviço)

    O problema é que se ela foi emitida em MG você terá que: "Caso o documento seja emitido noutro Estado brasileiro, deverá ser em original e com a assinatura da entidade emissora previamente reconhecida em cartório dos Estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. Deve, ainda, conter o selo de autenticidade (selo holográfico)."
  • Leu o guia de ajuda? Pelo Arquivo Central do Porto é mais rápido e eficiente, mas se quiser esperar de 3 a 4 meses poderá fazer também pela CRC, no entanto eu recomendo o Arquivo por experiencia própria.
  • Minha última dúvida é: eu posso mandar a certidão para o Itamaraty antes de reconhecer firma da assinatura do oficial que assinou a certidão? Acho que sim né? Eu sei que para o Consulado legalizar tenho que ter essa firma reconhecida e o selo holográfico. Mas isso eu posso fazer depois que a certidão vier do Itamaraty, né pessoal?
  • Tatyana,

                    não, veja o que diz o site do ERERIO:

    OBTENÇÃO DE CIDADANIA PORTUGUESA: os únicos documentos legalizados pelo ERERIO são o original e/ou a cópia da certidão de nascimento brasileira, sendo esta primeiramente autenticada em cartório do estado do Rio de Janeiro, e os antecendentes criminais.

    Em tempo: Não esquece de deletar o post lá no Guia de Ajuda.

  • Guilherme, ali fala para autenticar a cópia, mas eu to falando de reconhecer firma da assinatura do oficial que assinou a certidao original. So queria saber se eu posso mandar para o itamaraty e so qdo ela voltar de la eu ir no cartorio reconhecer a frma para entao mandar para o consulado.
    Deletar o post? Eu no sei usar aqui direito.
  • Tatyana, eu entendi, mas veja este outro item:

    DOCUMENTOS DE OUTROS ESTADOS: o ERERIO poderá proceder à  legalização de tais documentos, desde que o "sinal público" do cartório de origem seja reconhecido em cartório do estado do Rio de Janeiro.

    Pra deletar entra lá no tópico do 'Guia de Ajuda', procura o seu post e clica na lixeira à direita.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.