Busca de certidões no RJ

Boa noite!


Sou morador do RJ e estou em busca das certidões de nascimento do meu avô materno (1), de casamento dos bisavós maternos (2) e a nascimento de minha mãe (3).


(1)

- Nome Completo: Damião José da Fonseca

- Data de nascimento: 09/05/1927

- Filiação: Aniceto Fonseca Ferreira e Francisca Maria da Fonseca

- Residência no ano 1946: R. Otávio Tarquino, 149 - Centro- Nova Iguaçu

- Os documentos dele que possuímos são: certidões de casamento, óbito, e certificado de reservista.


Como existe uma inconsistência no documento de identidade dele, ele pode ter sido registrado com a Filiação de Aniceto Fonseca Ferreira e Maria da Gloria Fonseca.



(2)

- Marido: Aniceto Fonseca Ferreira (pais: Antonio da Fonseca Ferreira e Engracia da Silva Ferreira) todos os três com nacionalidade portuguesa

- Esposa: Francisca Maria da Fonseca

- Ano aproximado do casamento: 1923-1926

- Residência no ano de 1946: R. Otávio Tarquino, 149 - Centro- Nova Iguaçu

- único documento dele que localizamos é a certidão de óbito (vide link - https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPZF-6JRC)


(3)

- Nome Completo: Ocirema da Fonseca

- Filiação Damião José da Fonseca e Ilka Alvarenga da Fonseca

- Data de nascimento: 22/05/1952

- Local de nascimento: Bairro de Anchieta- Rio de Janeiro

- Os documentos dela que possuímos são: certidão de casamento (nome de casada: Ocirema Fonseca de Souza), carteira de trabalho de solteira e RG de casada que não possui os dados referentes ao nascimento.


Já fiz buscas em diversos cartórios sem sucesso. Qualquer sugestões o comentário será bem vinda.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Sandro Fonseca

    Eu encontrei um obito de um parente seu.

    Eu ia colocar os dados da certidão aqui, mas pode haver dados de identificação do seu parente, então preferi adotar a cautela.

    Me mande uma msg no privado (ou permita que eu deixe os dados aqui) que te passo os dados da certidão.

    Não sei se servirá, talvez vc ja saiba o que irei te passar, mas informação sempre é útil.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Sandro Fonseca

    Eu vi que um dos irmãos do Damião (joao), no casamento dele) nasceu em BARRA DO PIRAI.

    Outro irmao dele (jorge) em uma certidao de obito de uma filha deste consta que ele nasceu no ESTADO DO RIO, que, na época, era o atual estado menos a capital, o que aumenta as chances de ser barra do pirai.

    Eu dei uma olhada nos livros na data que vc indicou, mas n achei o Damião. Eles estão no family search. Vc tb pode ligar para os rcpns de la e fazer uma busca

    E anchieta (ocirema) é de competencia do 14o rcpn da capital. Vc pode ligar pra esse cartorio. No sian, vc tb pode procurar, mas n possui o bairro de anchieta.

    Boa sorte

  • editado December 2020

    Prezado,

    Muito obrigado pelas sugestões

    Quanto a sugestão (Ocirema) de ligar 14o rcpm para a certidão de minha mãe, já fiz isso e não foi encontrado nenhum registro dela. Tenho até a carteira de trabalho com o registro do nascimento entretanto não tem identificação do cartório. Tem alguma dica para isso?



    Atenciosamente,

    S.

  • @Sandro Fonseca

    Ola, quando vc diz que tem a ctps com o registro de nascimento dela, vc diz os dados do registro?

    Em identidades, aparece o nome da certidão (nascimento ou casamento), o numero do livro (Letra L...), a pagina do livro (fls...) , o termo (numero do registro) e o ultimo vem um C, de circunscrição (se for antes de 2012) ou o numero do cartorio do rcpn.

    Talvez um rg antigo, de quando ela era solteira, pode te dar a resposta que vc procura, pois nesse caso se usa a certidão de nascimento.

    Depois de casada (se houve mudança de nome), o rg menciona a certidao de casamento do seu portador.

    Nao sei como funciona em ctps.

    Vc pode perguntar o bairro em que ela nasceu ou cresceu ou o hospital, pois geralmente, o pai registra a criança no cartorio mais perto do hospital em q ela nasceu.

    Também vc pode olhar no cartório mais perto de onde o pai trabalhava.

    No rj, há 14 rcpns. Como ela nasceu em 1952, eu sugiro que vc de uma olhada no sian do arquivo nacional na data de nascimento dela (ou, datas próximas).

    La tem certidões de nascimento, casamento e óbito de 1929 a 1961. Como o seu caso é 1952, as certidões se encontram em melhor qualidade.

    Deixe o seu relato aqui e um resumo atualizado com tudo o que vc tem a respeito dos seus antepassados. Qto mais informação melhor. Somente tenha cuidado com dados sensíveis, como números de docs.

    E qd vc for mandar uma mensagem em um tópico, coloque @ + o nome da pessoa que vc deseja que te responda, pois o fórum avisa qd há uma mensagem nova, se vc fizer desse jeito.

    Espero que as dicas tenham sido úteis.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.