Busca de certidão de bisavô português
Isabella Fontessss
Member
Boa tarde! Estou em busca de alguma certidão do meu bisavô já tem uns 2 anos, e não consigo achar absolutamente nada! Se alguém, de alguma forma, puder me ajudar nessa busca, agradeceria muito.
Não consegui achar muitas informações sobre ele.
NOME: EDUARDO CORDEIRO
NASCIMENTO: 1888 OU 1887
FILIAÇÃO: AGOSTINHO CORDEIRO E MARIA CORDEIRO.
Faleceu no Brasil em 1975.
Minha avó dizia que ele tinha nascido em Trás-os-Montes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não sei se você já viu, mas no familysearch tem a certidão de casamento dele com "Lourdes Maria de Jesus" em que consta que nasceu em 4/1/1888 (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QF9-9N7?i=214&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJ1-R6CS)
@Isabella Fontessss
Ola, encontrei esses nomes. Talvez sejam seus parentes:
1) AGOSTINHO CORDEIRO
ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
70910Agostinho CordeiroOvoaSanta Comba DãoSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador29Rio de JaneiroCasado
113813Agostinho CordeiroPovoaSanta Comba DãoSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador24Brasil Casado
204919Agostinho CordeiroS. João de AreiasSanta Comba DãoJoão CordeiroMaria da Conceição MateusSem Indicação24Rio de JaneiroSem Indicação
Do eduardo, so achei com outra filiação e da maria, com outro esposo.
Com base na postagem anterior, vc pode buscar o eduardo nas freguesias acima na data mencionada (+ ou - de 6 a 12 meses pra tras e pra frente). Tds elas fazem parte do Distrito de Viseu, que ja foi parte da antiga província de tras-os- montes.
Boa sorte
@guimoss @gsilvestre muito muito obrigada!!!!! Me ajudaram muito. Essas informações vão me ajudar muito, vou continuar na busca.
@Isabella Fontessss
sabe se Eduardo tinha irmãos?
ID 264313 / António Cordeiro / Mortagua / Mortagua / Agostinho Cordeiro / Maria Cordeira / Sem Indicação / 20 / Rio de Janeiro / Sem Indicação
podes ser mais uma opção de busca
@Kleber Silva Aguiar Poxa, não faço idéia. Minha avó nunca me falou sobre ele ter irmãos, mas é uma grande possibilidade. Vou fazer uma pesquisa sobre isso também. Muito obrigada!!
@guimoss @gsilvestre @Kleber Silva Aguiar @Leticialele Oi, gente! Quero agradecer a vocês, pois com as informações que vocês acharam ,eu consegui encontrar a certidão de batismo de meu bisavô. Obrigada a todos <3
Tenho uma pergunta em relação a certidão dele. Na certidão de batismo diz que ele nasceu em 04/01/1889, sendo que na certidão de casamento, diz 04/01/1888. Nesse caso, tem algum problema ? Eu precisaria mudar algo ?
Outra divergência é em relação ao nome da mãe dele. Na certidão de batismo dele diz que sua mãe era Maria CordeirA, mas na certidão de nascimento de minha avó (filha do português) diz que a avó paterna se chamava Maria CordeirO. O que eu precisaria fazer nesses casos ?
@Isabella Fontessss
O seu antepassado era de onde?
Você nào mencionou...
Compartilhe a sua experiência com o fórum.
Com relação às divergências, em tese, vc precisaria retificar.
Mas eu acredito que não haverá problemas. A data de nascimenti está quase igual e o sobrenome parecido.
---
Se vc não quiser arriscar, vc terá que verificar os requisitos do cartório em que a certidão é armazenada.
Geralmente, pedem a inscrição no cartório de registro de titulos e documentos (RTD) e o apostilamento em Portugal.
Para apostilar, vc terá que pedir um assento no AD, enviar diretamente a PGR mais próxima (use correio regitado no pedido do assento, que tem o rastreio) e depois vc receberá o assento apostilado em casa.
O assento custará de 15 a 20 euros, o correio registado 3 euros e a apostila 10,20 euros, com o envio para o Brasil incluso.
Boa sorte!
@guimoss ele era de Santa Comba dão, Viseu.
Vou procurar fazer isso. Obrigada!!
@Isabella Fontessss
Boa noite,
Se houver documentos brasileiros que estejam convergentes com o batismo português, vc não precisará passar pela burocracia no Brasil de inscrever no RTD o assento apostilado na PGR de Portugal.
Se o assento é de Viseu, eu recomendo usar a PGR do Porto, se for apostilar.
Tem um tópico sobre o apostilamento (guia para apostilamento em PT), onde são discutidas as formas de pagamento possíveis e as experiências do foristas.
Abraço
Oi gente meu bisavô Antônio Ferreira Nunes, nascido em Portugal em 1874 e falecido no Brasil em 1951, e meu avô Augusto Ferreira Nunes nascido em 1926 , meu Pai é jeimson Ferreira Nunes, meu pai está vivo ele é neto de português alguém poderia ver em qual cidade meu bisavô nasceu pois eu quero dar entrada na minha cidadania, e gostaria de saber quais os documentos necessários, pois se é preciso eu apostilar por um.
@guimoss Muito obrigada pela ajuda!
Poderia me ajudar em mais uma duvida que me surgiu ?
Ele registrou o nascimento de minha avó, dessa forma, eu estava pensando em não fazer a transcrição de casamento dele. Mas, caso peçam a transcrição de casamento, eu vou ter que pedir uma nova certidão de batismo desse meu antepassado com o casamento averbado ? ou a que eu tenho já conta ?
@Isabella Fontessss
Se o português foi o declarante, a mãe era brasileira e a filha foi registrada com menos de 1 ano de idade, não precisa transcrever.
Se vc mandar o processo e este cair em exigência, pedindo o casamento, vc terá que pedir um novo assento de batismo do português, a certidão de casamento do nubente estrangeiro apostilada, a certidão de casamento e o formulário preenchido e com firma reconhecida por autenticidade.
Todos os documentos brasileiros e o formulário português devem estar apostilados.
Essa a regra geral. Mas é sempre bom verificar os documentos necessários, especificamente no local onde vc for fazer a transcrição.
---
Se vc fizer a transcrição antes, nos consulados do Rio e SP, há a devolução dos docs. Em PT, não.
Eu nao faria, pois se cair em exigencia vc tem um praxo pra suori-la
@guimoss MUITO obrigada!!! de verdade!
@Kallyneferreira90
Os dados que vc tem que fornecer para que seja possível achar o seu antepassado:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas