Transcrição de casamento

Boa tarde, através desse grupo tive muita ajuda na busca dos documentos, porém agora me vejo com uma outra dúvida que tem me impedido de prosseguir com minha cidadania.

Até o presente momento já consegui os seguintes documentos devidamente autenticados e apostilados.

certidão de Nascimento do Portugues. (No caso minha Avó, consegui esse documento em portugal)

certidões de nascimento do filho do português ( meu pai)

Minha certidão de nascimento.

diploma, rg e demais..

porém em alguns sites informam que o casamento dos meus avós transcrito, o que não foi feito na época que eles casaram. gostaria de saber se realmente preciso transcrever seu casamento. e como faria isso só tendo a certidão de óbito do meu avô, que apesar de também ser português não consegui encontrar em lugar nenhum.

procurei em diversos concelhos seu registro de batismo de meu avô. Seu nome é João Veiga filho de Ernesto José e Angelina rosa nasceu por volta de 23/06/1894 de 1894 e foi casado por Adélia de Magalhães veiga também portuguesa .

Comentários

  • @Felipe veiga , sabe se eles casaram em Portugal?

    Se casaram lá, procurou o assento de casamento na Freguesia em que sua avó nasceu?

  • Eles se casaram aqui no rio @Leticialele

  • @Felipe veiga , então vai precisar do assento de batismo de seu avô.

    Abra um tópico, em "Busca de certidões portuguesas", pode ser que alguém ache! Tem dois feras aqui em encontrarem registros!

  • Inclusive eu tenho óbito do meu avô, a certidão de casamento deles e a certidão da minha avó que peguei em portugal.

  • Eu realmente preciso transcrever o casamento dos dois? @Leticialele

  • @Felipe veiga , infelizmente, precisa! Os dois eram portugueses, a transcrição é obrigatória!! Ainda teria uma chance de não transcrever apenas se sua avó tenha sido a declarante do nascimento de seu pai.

  • Como eu poderia saber se ela foi a declarante? @Leticialele

  • Como óbito dele apostilado e autenticado eu conseguiria? @Leticialele

  • @Felipe veiga , com a certidão de sua mãe. Vai precisar da certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, para, depois, usar no processo de atribuição.

  • @Kleber Silva Aguiar nao faço ideia, meu pai morreu e minha mãe quando casou com meu pai meu avô já era morto. Se não teria alguma noção

  • @Kleber Silva Aguiar mas esse documento é da minha família é a certidão de casamento do meu avô

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Felipe veiga

    Ola, felipe...acho que encontrei varios parentes seus.

    Não sei se serão úteis, mas talvez vc encontre alguma habilitação de casamento de algum filho do JOÃO VEIGA, onde constam os dados do pai.

    Nas certidões, há a profissão dele como operário (se n me falha a memória). Talvez seja uma boa vc pesquisar no arquivo nacional, ministerio do trabalho (se possível) algum documento dele. Creio que pela profissão ele tenha tido CTPS.

    No Familysearch, acho que tem dois registros (é so colocar o nome do JOÃO e Adélia).

    Um deles é um óbito de CARLOS VEIGA. Tem a idade do obito e da para vc localizar o nascimento nos livros desse rcpn. Talvez fale sobre o joão.

    Outros filhos João (SIAN/DOCJUD):

    1) Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S

    Registro n. 1933, f. 3v, livro 192

    6S.FSC.LTN.010/f.161 (livro talao de nascimento e folha)

    Joaquim heitor veiga- esse tb tem no family search. Nascimento em 1930.

    2) Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S

    6S.FSC.LTN.022/f.102

    João Heitor veiga - nascimento em 1931

    3) Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S

    6S.FSC.LTN.077/f.096

    Mizael veiga (filho de "um" João Veiga)- nascimento em 1936.

    4)Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S

    6S.FSC.LTN.092/f.097

    Valter de Abreu Veiga - nascimento 1937 (caso igual ao 3).

    Existem outros filhos de "um" João veiga, mas como havia outros sobrenomes, talvez n sejam seus parentes.

    Espero que ache seu antepassado!!!

  • Vou tentar acessar essas certidões, são irmãos do meu pai @guimoss

  • editado November 2021

    Inclusive possuo o obito desse meu avó porém não há com os dados do óbito não obtive sucesso na minha busca nos arquivos distritais @guimoss

  • @Felipe veiga

    Na sua primeira mensagem, vc disse que tinha:

    1) a certidão de nascimento do avô português.

    Essa certidão era portuguesa?

    2) a certidao de nascimento da sua avó portuguesa.

    O Kleber achou o casamento dos seus antepassados portugueses.

    Dessa forma, vc só tem que fazer a transcrição do casamento. No Consulado do Rio, leva menos de 1 mês.

    Obs: Poderia confirmar as informações? A ultima mensagem dessa discussão foi há um ano.

    Abraços

  • @Felipe veiga

    Busque também na lista de imigrantes do Sian e dos vapores que entraram pelo Rio.

    Coloque também o sobrenome dos seus avós portugueses no familysearch e veja se aparece algum cartão de imigração de algum parente.

    Nas listas, vc verá o porto de saída (Leixões ou Lisboa) e no cartão de imigração terá a localidade de um possível parente, que pode ser do mesmo local que o antepassado q procura.

  • @guimoss

    Possuo o óbito emitido pelo Brasil do meu avô (João Veiga), a certidão de nascimento portuguesa da minha avó (Adelia de Magalhães) e a certidão de casamento brasileira deles.

    A solução que a Conservatória me deu: Achar a certidão portuguesa desse Avô pois ele era português, segundo o óbito dele e a certidão de casamento, e obter a cidadania através dele pois ele quem registrou o nascimento do meu pai.

    Ou manter o pedido de cidadania pela minha avó portuguesa, e transcrever o casamento, partindo da presunção de filho nascido durante o periodo de casamento pressupoem-se a idoneidade da informação.

    posso transcrever pelo consulado rio de janeiro ou conservatoria de lisboa somente com os documentos que já possuo: óbito dele emitido pelo brasil, certidão dela de portugal e a certidao de casamento emitida pelo brasil ?

  • @Felipe veiga

    Para transcrever é necessário o nascimento (assento portugues, no caso), não serve o óbito...

    Sugiro que concentre todas as discussões em um único tópico, esse mesmo assunto você já postou aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23159/urgente-exigencia-bolinha-4#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.