Português naturalizado brasileiro

Boa tarde, preciso de ajuda com o meu caso. Meu avô português naturalizou no Brasil antes de 1980, mas não informou o fato ao consulado. Na certidão de nascimento dele, que minha irmã pegou diretamente em Portugal não aparece menção a naturalização.

Mas, no registro de nascimento da minha mãe aparece que ele era nascido em Portugal, e era brasileiro naturalizado.

Isso é impedimento para o pedido de atribuição da minha mãe?

Outra questão. Meu avô casou com uma brasileira, que faleceu algum tempo depois. Ficou viúvo. Depois casou com minha avó, mãe da minha mãe. Na certidão de nascimento da minha mãe aparece o nome do meu avô como seu pai, mas quem compareceu ao cartório para fazer o registro foi minha avó.

Se minha mãe mandar os documentos dela diretamente para uma conservatória em Portugal, é possível não ter que transcrever os casamentos e óbitos?

Agradeço se puderem ajudar.

Comentários

  • @Ricardo_Palmas , não tem problema algum aparecer brasileiro naturalizado. Era exigência do governo àquela época, para ocupar determinadas funções.

    Se não foi o português que registrou sua mãe , terá, obrigatoriamente, que transcrever o casamento, mesmo com o pai declarado na certidão.

  • Obrigado pela resposta. Fico ainda com dúvida se será necessário transcrever o casamento anterior e o óbito da primeira esposa.

  • @Ricardo_Palmas , se o português aparece como viúvo na certidão de casamento, não precisa.

  • Que bom! A transcrição do casamento nas condições que descrevi, pode ser feita sem problemas no Consulado do Rio de Janeiro, ou tem risco de criarem caso? Qual seria a melhor opção para dar entrada kos documentos, considerando que meu avô nasceu em Ervedal da Beira, Oliveira do Hospital, Coimbra?

    E, o que devo fazer em relação à certidão de batismo do meu avô português? Tenho uma versão manuscrita queimha irmã pegou na Conservatória de Oliveira do Hospital. Apesar de ser um garrancho dá para compreender o que está escrito. Pedi uma versão datilogradada com narrativa completa no site da Universidade de Coimbra. Recebi um protocolo automático, mas não responderam mais.

  • @Ricardo_Palmas , pode transcrever o casamento no Consulado do Rio, sem problemas. Estão aceitando os documento pelos Correios e concluindo o processo com rapidez!

    A certidão de batismo de seu bisavô português tem que ser em papel, certificada. Se essa que você tem é certificada (tem carimbo e assinatura) mande assim mesmo. Apesar de você considerar garrancho, eles conseguem ler.

    Você entrou em contato com a Universidade de Coimbra e cobrou resposta? Eles não costumam demorar!

  • Fiz o pedido só há dois dias. Fiz dia 9. Mas, considerando que eu mesmo, só com as dicas que vi aqui no fórum consegui localizar o registro nos arquivos da Universidade de Coimbra, acho que estão demorando para fazer novo contato.

  • Ao fazer pedido no site Certidão/Cópia de Baptismo (ou Nascimento) - Arquivo da Universidade de Coimbra - Universidade de Coimbra (uc.pt) aparece uma caixa a respeito da forma de pagamento. Como se operacionaliza essas formas de pagamento?

  • @Ricardo_Palmas , pague com cartão de crédito ou, se tiver conta bancária em Portugal, com Multibanco.

  • Só tem as opções cheque, dinheiro e vale postal. Cartão de crédito seria na opção dinheiro?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.