Kit de teste de DNA para ancestralidade
Depois de dar entrada no meu pedido de nacionalidade portuguesa no ano passado cresceu em mim uma vontade de saber mais sobre meus ancestrais e comecei a fazer pesquisas sobre o passado da família e montar a minha árvore genealógica, que inclui não somente os antepassados portugueses mas também espanhóis e italianos.
Desde então tenho tido muita vontade de fazer algum desses testes de DNA "caseiros" que tem como objetivo revelar mais sobre nossa ancestralidade. Mas como existem algumas opções no mercado, queria saber se alguém aqui já fez algum desses testes e se tem algo a dizer. Não sei nem se isso fere alguma regra do fórum, porque seria como uma propaganda dos vários serviços.
Eu acabei de ler esse artigo da PC Magazine (em inglês) que compara os 5 testes de DNA mais populares nos EUA: https://www.pcmag.com/picks/the-best-dna-testing-kits
Não sei se todos aceitam testes de outros países, eu sei que o MyHeritage DNA aceita, que era o que eu estava pensando em fazer por ser o que eu mais ouvia falar, mas agora vendo esse artigo fiquei na dúvida porque ele ficou na lanterninha das revisões.
Comentários
@PedroGaspar
Quase todas essas empresas vendem as informações coletadas para companhias de seguro, planos de saúde, e indústria farmacêutica.
Certifique-se de que você lê e entende todas as letras miúdas do contrato.
"https://www.nbcnews.com/health/health-news/what-you-re-giving-away-those-home-dna-tests-n824776"
"https://www.businessinsider.com/dna-testing-delete-your-data-23andme-ancestry-2018-7"
Mesmo que A ou B digam que não vendem, amanhã a empresa pode ser comprada por outra, e os seus dados vão junto.
@PedroGaspar
Eu já fiz, se mora no Brasil, aconselho fazer pelo Genera, tem um bom arquivo de dados para resultado e uma calculadora ruim de ancestralidade, mas todas sofrem críticas
Depois que sair seu resultado, baixe seus dados brutos, converta e os coloque no GEDMATCH, My Heritage e myfamily tree DNA.
Genera tem o melhor custo benefício.
Se tiver no estrangeiro, faça pelo 23andme , que tem a maior base de dados, embora poucos brasileiros e não aceita arquivos enviados de outras empresas.
Observe o que @gandalf informou, pois é verdadeiro e avalie bem.
A parte de doenças, alimentação e medicação ainda é muito incipiente, não sei se vale a pena.
Para ancestralidade basta o kit básico, as outras informações você descobre a partir de seus arquivo de dados brutos em outras plataformas.
Se tiver interesse em avançar nessa nessa linha de genealogia genética, além de seu teste, quando puder, faça nos mais idosos da família ainda vivos, (país, avôs, bisavôs) na ausência dos diretos tente tios, tio avós e etc.
Bom esse é um pequeno resumo, também estou com conhecimentos rudimentares nesse assunto, mas espero ter colaborado.