Atribuição de cidadania portuguesa para filha

Boa tarde!

Minha mãe já possui a cidadania portuguesa dela. Gostaria de saber o que é necessário para eu adquirir a minha cidadania (pode ter havido uma atualização), e por qual conservatória está mais rápido o processo.

Agradeço desde já a informação

Comentários

  • @Joyce , você tem que transcrever o casamento de sua mãe, mandando, preferencialmente, o processo para um Consulado;

    Depois, mande sua atribuição para o Arquivo Central do Porto - ACP

  • Quando eu nasci minha mãe não era casada com meu pai. Eles foram se casar anos depois.

    Tem a necessidade de transcrever o casamento dela antes de dar entrada na minha cidadania?

  • @Joyce , se eles aparecem como solteiros na sua certidão de nascimento, não tem que transcrever o casamento.

  • Pra isso eu tenho que ir ao cartório e verificar no livro do meu registro de nascimento como está o estado civil deles?

    Porque na certidão de nascimento comum essas informações não aparecem.

  • @Joyce , sim, tem que pedir cópia reprográfica do livro. É a certidão de que você vai precisar

  • Alguém sabe.o tempo que está levando a atribuição.

  • @Alexandre Cairrão

    Depende da Conservatória. Atualmente 190-250 dias para maiores de idade e 90 dias para menores. São os tempos da ACP, que estão baixando. As outras conservatórias estão mais ou menos igual, mas estão aumentando os tempos.

  • Olá pessoal,

    Estou iniciando o pedido da nacionalidade da minha mãe (ambos pais portugueses) e gostaria de saber se ainda estão exigindo que a certidão de nascimento dela seja em cópia reprográfica do livro, ou não é mais necessário?

    Outra dúvida, meu avô (pai dela rs) já é falecido e já foi feito o aviso no consulado do RJ. É necessário anexar a certidão "brasileira" de óbito dele ou não há necessidade, uma vez que minha avó já fez esse comunicado...

    abcs

  • @Gabriella Martins Simonetti , a certidão do Requerente é sempre por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Se tudo está averbado no Consulado, inclusive o óbito de seu avô, basta mandar uma cópia simples da certidão de nascimento dele OU apenas o número da certidão.

    Mande o processo de sua mãe para o Arquivo Central do Porto.

  • Olá pessoal,

    Dando continuidade ao levantamento de documentos para nacionalidade da minha mãe...

    Acabei optando pelo serviço online e quando a certidão de casamento dela chegou (irei precisar para a atribuição, pois ela teve alteração de nome) ,percebi dois erros:

    • Sobrenome dela é "FORTE" e colocaram "FORTES", será que cairá em exigência? Em outro documento, percebi que o erro tb ocorre e então o problema está no cartório e não na hora de emitir... :/
    • O ano do casamento - em numeral - teve um borrão de tinta da impressora do cartório (affeeee) e ficou ilegível (19**) sendo que por extenso está legível. Entrei em contato com eles, mas está uma encrenca (me obrigando a ir pessoalmente) para solicitar a troca, e então pensei. Será que cairá em exigência? A certidão de casamento está só comprovando a troca de nome - precisa tb de apostila de Haia?


  • @Gabriella Martins Simonetti , não acredito que terá problema com Fortes e Forte, se os outros nomes estiverem todos corretos.

    Não precisa apostilar a certidão de casamento, a ser usada APENAS para justificar a troca de nome. Mas, no seu caso, eu voltaria ao Cartório para que eles emitam uma certidão nova. Certidões com borrões de tinta são altamente suspeitas, e é inaceitável que um Cartório entregue uma certidão assim.

  • pois é @Leticialele, nem pensei nessa questão de se tornar suspeita... melhor trocar mesmo.

    Um atraso danado, pedi online para evitar saídas, mas pelo jeito não tenho outra alternativa agora.

    Obrigada! boa noite

  • @Gabriella Martins Simonetti , só falei em "suspeita" porque já descobriram tantas fraudes, cada uma pior que a outra! Agora procuram até pelo em ovo, com razão!!

  • Anh mas tem fundamento sim... @Leticialele

    Recebi hoje a nova certidão de casamento dela, sem borrões de tinta, mas acho que o cartório está de brincadeira comigo (grrr)...

    Não veio o reconhecimento do sinal publico da escrevente. Mando assim ou terei problemas?

    Ainda está mais célere enviar os documentos para Arquivo central de Porto? Demorei tanto pra juntar tudo que não sei se já mudou.

  • @Gabriella Martins Simonetti , vá a qualquer cartório de notas e peça para reconhecerem a firma do escrevente. O sistema é online.

    Sim, ACP continua a Conservatória mais célere para a atribuição de filhos!!

    Boa sorte!!

  • Boa tarde, pessoal e @Leticialele, que é um anjo ajudando tudo mundo!

    Como estão?

    Estou iniciando o processo de atribuição de cidadania portuguesa, de mãe para filha, e gostaria de tirar algumas dúvidas para definir qual seria a melhor forma de prosseguir com esse processo.

    Minha avó, filha de um português com uma italiana, é cidadã portuguesa desde 2009. Infelizmente, ela faleceu em 2018 e, mais recentemente, o seu cartão cidadão perdeu a validade (2020).

    Fui informado que, para dar entrada na solicitação, precisaria atualizar todos os documentos de minha avó. No caso, precisaria fazer a transcriação de óbito dela para notificar Portugal do seu falecimento. É necessário realizar essa transcriação?

    Além disso, outro ponto que fui informado é que teremos que realizar retificações na certidão de nascimento e casamento de minha mãe pois o nomes de minha bisavó e avó estão diferentes, dos que constam nos livros de registros de Portugal, nesses documentos. Os erros são esses:

    Nome da minha bisavó: Maria Emilia Martins

     Nome que está no documento da minha mãe: Maria Emilia Gaspar

     Nome da minha avó: Emília Guelfe Pedro Gaspar 

     Nome que está no documento da minha mãe: Emilia Pedro Guelfe Gaspar 

    É necessário fazer essa retificação ou não?

    Por fim, gostaria de entender se o melhor caminho é realizar esse processo sozinho e diretamente em uma conservatória ou se devo buscar ajuda de um profissional/Consulado. Amigos me aconselharam a fazer direto pela conservatória, sem passagem pelo consulado pois esse acaba mandando direto para Lisboa e travando, e sozinho, mas tenho receios. O que é melhor?

    Se conseguirem me ajudar, agradeço demais!

    Obrigado!

    Abs

  • @joaog , o casamento de seus avós está transcrito em Portugal? Se estiver, pode mandar o processo de sua mãe para o Arquivo Central do Porto (ACP) - leva uns 6 meses, se a documentação estiver toda correta;

    Faça o processo sozinho, é para isso que este Fórum existe.

    Não precisa transcrever o óbito para a cidadania de sua mãe.

    Pode ser que sua bisavó tenha adotado o "Gaspar" pelo casamento.

    O nome da sua avó está trocado na certidão de nascimento de sua mãe? Se estiver, tem que fazer a retificação administrativa. Veja no cartório correspondente o que eles exigem.

  • @Leticialele muito obrigado por se dispor a responder!

    Dessa sua resposta vieram algumas dúvidas, pode me dar uma luz de novo, por favor?

    1º - Fui informado pela minha prima, quem teve um processo recusado em 2017 pelas divergências que comentei acima, da necessidade de atualizar os documentos do cidadão português, no caso, minha falecida avó. Como o casamento de meus avós já está transcrito por lá, nos restaria realizar a transcrição de óbito de minha avó. Mesmo não sendo tão essencial, como você comentou, não é válido fazer esse passo (já tenho todos os documentos necessários em mãos) para deixar o processo mais "completo" para análise? Se sim, devo fazer ele via conservatória diretamente ou através do consulado?

    2º - Nesse mesmo contexto, da negativa do processo de minha prima, falaram da necessidade de retificar o nome de minha bisavó, mesmo ela não sendo portuguesa. Já que teremos que retificar as certidões de minha mãe, devido ao erro com o nome de minha avó, não vale retificarmos tudo de uma única vez?

    3º - O arquivo central de Porto é o melhor lugar para fazer a atribuição de mãe para filha no momento? Ele funciona como uma conservatória?

    Obs.: Tenho tias e primos que conseguiram a cidadania antes dessa minha prima que comentei, a quem teve o processo recusado.

    Suas informações são de muito valor pra que está adentrando agora nesse mundo!

    Muito Obrigado!

    Abs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.