Como achar uma certidão de nascimento sem saber o local ?

Boa noite pessoal,

Estou buscando a certidão de nascimento ou batismo do meu avô mas está muito difícil pois não sei o local exato de nascimento.

Alguém consegue me ajudar ? Seguem informações:

Manoel Nogueira (ou Manuel Nogueira)

Nascimento: 01.11.1900

Falecimento: 15.05.1975 - Jundiai - SP

Filiação: Amelia Jesus Machado e Francisco Teixeira Nogueira

Casado com Maria de Oliveira - 30.01.1922 - Lapa - Sao Paulo

Estimo que chegaram ao Brasil entre 1901 e 1906

No Family Search fala que o local é Achadinha, Ponta Delgada, Sao Miguel, Açoures mas a Conservatoria de lá não localizou o registro.

Agradeço imensamente se alguem puder me dar uma dica.

Obrigada !

Comentários

  • @mariclei1

    Os livros de batismo estão online, só folhear.

    https://tombo.pt/f/nrd02

  • @mariclei1, você tem a certidão de casamento dele? Caso não tenha, poderia entrar em contato com o 'Cartório da Lapa – 14º Registro Civil' (http://www.cartoriodalapa.com.br/) e verificar se o assento de casamento está registrado lá. Caso esteja você pode solicitar o desarquivamento do casamento, porque antigamente os cartórios retinham as certidões de nascimento dos nubentes quando o casamento acontecia, e pedindo o desarquivamento você tem acesso a essas certidões. Mas, não sei como funcionava no caso de estrangeiros, mas é uma tentativa.

  • @PedroGaspar Oi Pedro, muito obrigada pela resposta ! Eu tentei fazer isso mas o cartório da Lapa me disse que não há documentos arquivados para esse casamento, somente uma declaração deles com as informações e nela só consta que o noivo é de Portugal (não consta a cidade). Se vc lembrar de algo mais me fala, ok ? Sua sugestao será muito bem vinda !!!

  • @Guilherme Moreira bom dia Guilherme ! Muito obrigada pela sua ajuda. Estou fazendo isso pelo site de cada conservatoria. Acho que pelo "Tombo.pt" pode ser melhor. A dificuldade é que não tenho certeza se ele é de Achadinha (o que aumenta bastante a pesquisa) e muitis dos documentos estão dificeis de ler. Mas comecei por Achadinha e vou tentar ir de lugar a lugar. Se vc tiver alguma outra sugestao sera sempre muito benvinda. Obrigada !

  • @Kleber Silva Aguiar oi Kleber, boa noite, por favor, vc teria alguma sugestão além das citadas pelos amigos acima para eu tentar localizar meu avô ? Muito obrigada !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.