Transferwise x Conta multimoeda x Pagamento para Pessoa Jurídica

guimossguimoss Beta

Boa noite,

Eu vi algumas discussões (da @Leticialele, por exemplo) a respeito da CONTA MULTIMOEDA do Transferwise e a possibilidade de usar essa instituição bancaria para pedir assentos nos arquivos distritais de Portugal.

Tem uma diferença de cadastro normal no transferwise e um de conta multimoeda?

Alguém ja usou esse mecanismo e deu certo? Se sim, poderia deixar um tutorial (bem explicado, por favor) de como usar e efetuar o pgto ao arquivo distrital?

Grato.

Comentários

  • Não sei se ajuda...Mas aí vai...:

    Ontem fiz uma solicitação de reprodução da Certidão Paroquial do meu Avô ao AD de Leiria...Ainda estou aguardando passarem o orçamento...

    Mas Já verifiquei que nas orientações da página do AD que existe a opção de fazer o pagamento com cartão de crédito...(Visa / Mastercard)...

    Aguardando aqui para ver se vai dar certo...

    : )

  • @Nilton Hessel , os Arquivos Distritais continuam aceitando pagamento com cartão de crédito!

  • Um "Viva...!!!" A isso @Leticialele...!!!

    Quando acessei ontem cheguei a imaginar que as opções de pagamento para esta finalidade estariam suspensas...Sendo também submetidas às forças ocultas...E que só conseguiria solicitar em 2021...Com um pequeno reajuste de 50% na tabela é claro...Porque ninguém é de ferro...!!!

    : )

    Segue a banda...

  • @Nilton Hessel , semana passada pedi uma certidão do meu avô, para uma prima, que vai fazer o pedido como neta! O pedido já foi concluído, em 2 dias e a certidão enviada.

  • Maravilha @Leticialele ...

    Situação muito parecida por aqui...!!!

    Com a alteração da Lei...Meus primos da Zona Norte passaram a ter direito novamente...Então me pediram ajuda...Já passei o link do Fórum + IRN...Mas não tem jeito...Eles ficam me alugando o tempo todo pelo Whatsapp...

    Essas questões mais complicadas como solicitar os documentos Portugueses eu vou adiantando para eles...

  • editado December 2020

    @Nilton Hessel , está acontecendo o mesmo comigo! O pior é que cada um resolve fazer depois que o outro já pediu a certidão em Portugal!!

    Sugeri que todos pedissem juntos, mas ninguém prestou atenção. Desisti. Só ajudo sob demanda, agora.

    Qualquer dia o Arquivo Distrital do Viseu vai achar que estou vendendo certidões do meu avô! Tudo no meu nome, mas vão para endereços diferentes!!

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Nilton Hessel @Leticialele

    Eu vi a opcão do cartão de crédito no site do Arquivo Distrital. Como foi a burocracia?

    Teve que fazer algum tipo de liberação para efetuar a compra internacional (o pedido do assento) ou foi basicamente como fazer qualquer compra com cartão de crédito aqui no Brasil?

    Agradeço as respostas!!!

  • @guimoss , depende única e exclusivamente do seu banco!

    O meu é o Santander! Se eu usar o cartão virtual, pago como em qualquer compra que faço em qualquer lugar do mundo;

    Se for o cartão físico, eles recusam o pagamento. Neste caso, tem que ligar para a Central de atendimento, falar com o setor antifraudes para eles autorizarem!!

  • Ainda não recebi o orçamento do Arquivo Distrital @guimoss...Mas como meu banco também é Santander...Creio que vou seguir a recomendação da @Leticialele e ativar o Cartão Online pois sempre acabo me estressando quando uso o Cartão Físico para esses pagamentos...

  • @Nilton Hessel , depois que passei a usar esse cartão online, não quero outra vida!!

    O aplicativo Way só é ativado com a sua digital. Você associa o cartão virtual a qualquer um dos seus cartões. O número do cartão não muda, nem a validade. O que muda é o CVV. Muito prático!!

  • Olá @Leticialele e demais colegas, bom dia


    Desculpe voltar em um tópico antigo. Como a opção de envio de msgs está desativada para mim, achei melhor perguntar aqui....


    Preciso pedir a certidão de batismo do meu avô no Arquivo Distrital de Braga. Pelo que vi no site, não existe a opção de pagar por cartão de crédito (apenas localmente):


    Para fazer o pagamento posso usar a Wise, por exemplo? De acordo com o termo de serviços, a finalidade deve ser:

    "9.1.1 Finalidade da Transferência. Transferências para o exterior somente poderão ser realizadas com as finalidades oferecidas pela Wise Corretora, que incluem (i) manutenção de residente no exterior; (ii) disponibilização dos seus próprios recursos em uma conta bancária no exterior; ou (iii) serviços educacionais. As finalidades podem ser alteradas pela Wise Corretora a qualquer momento, sem aviso prévio, de modo que solicitamos para que fique atento às novidades em nossa Plataforma".

    Apesar da conta destino ser da Universidade do Minho, acredito que não se enquadre em "serviços educacionais" rs

    Qual a orientação neste caso?

  • @Luis Carlos

    Tradicionalmente se usa "Manutenção de residente". Mas não creio que isso seja muito relevante.

    O importante é não caracterizar como fim comercial. O destino não pode ser pessoa jurídica.

    Leia o tópico, e vá seguindo o link que aparece na última linha, onde há várias opções de pagamento que podem ser exploradas. Não sei se a sua está listada ali. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022
  • Obrigado @gandalf e @guimoss !

    Essa página eu tinha visto gandalf, porém não fui no link da última linha... rs

    Sobre a utilização do Wise, baixei o PDF aqui. Já tinha feito algumas transferências para pessoas físicas. Vou essa para PJ.

    Abraço!

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado March 2022

    Pessoal, boa noite

    Segui o passo a passo no PDF. O site pediu uma invoice. Pedi para o ADB e enviaram. Ao tentar concluir a transação, recebi a msg:

    "Payments to business recipients are currently disabled for transfers originated from BRL."

    Pergunta: posso fazer a transferência, considerando que a Universidade do Minho é pessoa física ou isso pode dar algum problema?


    O remessa online está cobrando R$78 reais de impostos e tarifas!!



    Pelo banco, usando "outras transferências", é cobrado cerca de 24 reais de IR. Já é bem melhor que o Remessa.... rs

  • @Luis Carlos

    Eu te alertei sobre isso, e mesmo assim vc marcou "Pessoa Jurídica".

    Você terá que ler com mais atenção as instruções que lhe mandei.

  • Oi @gandalf bom dia


    Eu entendi que vc disse para fazer como PF. Porém, no link que o guimoss passou, tinha um passo a passo para fazer como PJ e que o pessoal conseguiu. Parece que a Wise indisponibilizou esta forma temporariamente.


    Minha pergunta é: posso enviar como PF pela Wise? Não tem campo que indique "manutençaõ de residentes". Então, vai como se fosse para uma pessoa. Não sei até que ponto existe fiscalização e se fazendo desta forma pode dar algum problema.


    Pelo banco, fazendo como PJ, tem esse IR a mais. Porém, estarei "legal" na transferência.

  • @Luis Carlos

    Os Arquivos não são uma Pessoa Jurídica, no sentido de que você está comprando algo ou contratando serviços com fins lucrativos.

    Eles são uma organização não governamental de utilidade pública, sem fins lucrativos. Legalmente fica difícil caracterizar isso no xfer.

    Por isso todos mandam como "manutenção de residente". Você pode não ser residente ainda, mas está se preparando para ser um.

    É quase uma doação para manter os serviços ativos, muito abaixo dos limites que a lei permite. Use o seu julgamento, e faça o que se encaixar melhor ao seu caso. Vale Postal seria o mais simples, mas não funciona em todos os casos. Os aplicativos ficam sem conseguir decidir que tipo de transferência é essa, mas se você conseguir fazer via aplicativo, tem gente que faz, seguindo os roteiros fornecidos.

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado March 2022

    @gandalf obrigado.

    Vou fazer pela Wise mesmo, mandando como pessoa física. Como vc falou, os valores são muito baixos.

    Sobre vale postal, foi como fizemos para transcrever o casamento em PD, VP para manutenção de residentes.... rs

    Eu fico muito incomodado com a possibilidade de estar "irregular" em alguma situação. Mas acho que não é o caso aqui.

    Abraço e bom fim de semana!


    Update: mesmo colocando a Universidade como "PF" a Wise está bloqueando....

    "Make sure you’re sending money to a personal account — if the recipient account turns out to be a business account, we'll have to cancel your transfer and refund your money."

    Não consigo continuar para o pagamento. Vai pelo banco mesmo, como manutenção de residentes.

  • @Luis Carlos

    Eu marquei a @MilenaSales06 que foi a pessoa que conseguiu pelo Wise.

    Boa sorte no seu caso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.