RC - Documentos venceram durante o fechamento do consulado
rick_simoes
Member
Ola!
Estou com uma dúvida mas ninguém do consulado responde meus contatos, e olha que tentei muitos!
Minha irmã estava agendada para registro civil em Maio, mas o consulado fechou devido a pandemia.
Os documentos como certidão de nascimento de inteiro teor dela já passaram o prazo de 12 meses como é pedido na lista de documentação.
Quando o consulado fechou, o documento ainda estava vigente. Ficou fechado 6 meses (50% do prazo normal).
Abriu esses dias para novo agendamento porém o prazo de 12 meses expirou do documento.
Existe alguma informação que vão aceitar documentos que venceram no período que o consulado estava fechado?
Mais alguém está passando por isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rick_simoes , que tipo de processo sua irmã ia fazer no Consulado?
Portugal não aceita certidões com mais de um ano entre a emissão e a numeração do processo.
Mesmo com essa situação super atípica que aconteceu pela pandemia? Não aliviaram devido a isso? Um fenômeno global
O processo é Registro Cívil - nacionalidade
@rick_simoes , por que não manda direto para uma Conservatória em Portugal?
Arquivo Central do Porto (ACP), por exemplo!
Se está aguardando desde maio, a esta altura estaria concluído!
O processo do meu sobrinho foi mandado no início de maio e concluído dia 27 de novembro, no ACP!!
Mas, de qualquer modo, tem que pedir outra certidão. Só aceitam as que têm menos de 1 ano entre a emissão e a numeração na Conservatória.
@rick_simoes
Processo de nacionalidade pelo consulado em geral demora mais e pedem mais documentos do que feito diretamente na Conservatória mandando por DHL (ou correio se não tiver DHL na sua cidade).
Processos feitos pelo consulado você não tem como acompanhar o andamento. Voce entrega os documentos, ele conferem, dá entrada no processo e depois de um tempo longo, como 1, 2, 3 anos (dependendo da modalidade), eles te chamam quando estiver pronto. Total silêncio entre um evento e o outro. Há pessoas que não se importam de fazer assim. O consulado cuida de tudo pra elas.
Mas você já experimentou esse silêncio e falta de comunicação lá em 2017. O que aconteceu com seu processo? Qual a modalidade você está tentando, como filho ou como neto de português?
Pela conservatória é diferente, e você pode acompanhar online cada passo da evolução do processo. Se for como filho demora uns 6 meses atualmente e pode escolher a conservatória. Se for como neto somente em Lisboa, e demora uns 2 anos.