Mulher de Portuges

Tenho uma duvida, meu pai tem cidadania portuguesa, minha mae eh casada com ele ah 38 anos, gostaria de saber c ela pode tirar cidadania tb.

valeu

Comentários

• Pelo que percebi ela pode pedir por naturalização. Só que a maioria diz que precisa morar em Portugal. No site do Registos não diz nada disso mas fala em provar envolvimento com a comunidade portuguesa. Nada mais subjetivo. Pensei até em mandar a carteirinha da Lusa de quando meu marido tinha 14 anos!
  • Cilene,

- Se é mulher e casou-se até 03 de Outubro de 1981 com português nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido a nacionalidade portuguesa por ser filho de português (pai ou mãe), poderá obter a nacionalidade portuguesa.
  • Detalhe: essa lei eh soh para mulheres casadas com portugues, nao vale para homens casados com portuguesa !
  • bom ela casou antes disso mas meu pai so tirou a cidadania agora em 2007 sera que mesmo asim pode?
  • O Site fala se INEXISTIR LACOS AFECTIVOS, mas nada, pelo meu entender. Cabe ao Conservador acatar ou nao
  • Sim, nesse caso de mulheres casadas antes de 1981 com portugues nao eh necessario provas de ligacao efectiva.
  • brigada eu vou ver essa lei e levar no consulado entao!!
  • Nacionalidade portuguesa pelo casamento

Alguém sabe quais são os documentos necessários para processo de cidadania através de casamento com português feito diretamente na CRC por correio?

Os documentos do português já estão atualizados, inclusive com certidão de casamento averbada em Portugal.
  • Flor

até onde eu sei, não basta apenas ser casada com português, é necessário que vc tenha morado alguns anos em Portugal e tenha vínculos efetivos com o país. É o seu caso?

Se vc queria mandar pelo correio, talvez seja pq vc não more em Portugal, então acho que ficaria meio complicado. Mas alguém que esteja envolvido com esse processo pode te dar mais orientações.
  • Lara

É para minha mãe. Não sabia que tinha que morar lá por algum tempo. No site do consulado não diz. Até vi os documentos exigidos, mas como aprendi nesta comunidade dependendo do lugar onde será feito isso muda. Por isso a minha dúvida sobre o que mandar para CRC.

Lá no site do consulado diz apenas: "Se é mulher e casou-se até 03 de Outubro de 1981 com português nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido a nacionalidade portuguesa por ser filho de português (pai ou mãe), poderá obter a nacionalidade portuguesa"

"A cidadã brasileira casada com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres)."
  • Flor,

voce mesma colocou a lei, se ela casou antes de 3 de outubro de 1981 ela pode pedir a naturalizacao, sem precisar ter morado em Portugal e nem ter vinculos efetivos.

O processo eh de naturalizacao de conjuge, impresso verde !
  • Cibele

Obrigada pela resposta. Fiquei na dúvida sobre os documentos a serem enviados para Portugal, cópia do que, formulário, valor do dinheiro certo, etc...Não tenho noção. E o pouco que sei aprendi aqui, mas apenas sobre atribuição de pai português para filho.
  • Flor,

queria te passar os documentos, mas o site do IRN esta fora do ar, eu tambem estou atras disso para o meu marido, ja imprimi o formulario. Bem, assim que eu conseguir te falo.
  • Flor, então, não sabia que era pra sua mãe, rss. Boa sorte, espero que dê certo!!
  • Lara

Obrigada pela atenção. Você é sempre solícita com todos ;-) Aliás depois de ler você incentivando o pessoal a fazer processos, sem consulado, foi que eu criei coragem para fazer sozinha.

Cibele
    Tentei buscar as informações nos links postados aqui na comunidade. Mas nenhum deles abriu. Aí resolvi perguntar, pois alguém poderia saber de "prontidão" hehe. Mesmo assim, obrigada.
  • Duvida

Pessoal,

Eu e minha esposa pensamos em pedir a cidadania para ela. Me parece que precisamos estar casados por no minimo de 3 anos. Mas ai vem a duvida. Eu tirei minha cidania apos o casamento, assim, eu devo contar os 3 anos a partir da cidadania ou a partir do casamento em si?

Desde ja agradeco!
    Mauricio.

PS: Peguei o BI faz 15 dias! Agora sim! :-D
  • Mauricio,

se voce fez por atribuicao, o casamento eh valido da data em que ocorreu, nao importa se voce "tornou-se" portugues ha alguns meses. Se fez por naturalizacao, tera que esperar tres anos a partir da data o assento de nascimento.

E por fim, deu certo transcrever o casamento em Portugal ? Fez o BI no Areeiro ?

Parabens !
  • Cibele

Obrigado Cibele, eu achava isso mesmo, ja que sempre ouvi dizer que em processo de naturalizacao a gente so eh considerado portugues a partir do dia em que se obtem a cidadania (diferente da atribuicao). Valeu a confirmacao!

Ainda nao pude ir a Portugal. Primeiro estou arrumando uma nova certidao de casamento (e de nascimento de minha esposa) no Brasil com autenticacao consular e do Itamaraty. So depois vamos ver se faremos em Portugal ou no consulado de Lyon, como foi no caso do BI.

Obrigado novamente!
  • cidadania pelo casamento ou uniao de facto

para melhores esclarecimentos pode se ver o site do sef.pt pois no dia 12 de dezembro 2007 e 10 outubro de 2008 ouve mudancas na lei de imigracao e naturalizacao oq beneficiou e benefecia muitos q sao casados e ou vivem em uniao de fato com nacionais portugueses entre 3 anos ou mais
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.