Casamento no Brasil

Olá, meu noivo é português e iriamos nos casar quando eu fosse a Portugal esse ano, porém com pandemia ficou mais complicado e resolvemos casar por procuração em portugal, entrei em contato com a conservatória que mandou ele ir com todos os documentos , incluindo a minha procuração e minha documentação que ja foi enviada , ele foi e quando chegou a senhora disse que não podia ser assim, não entendi o porque, ja que sabemos que pode sim , inclusive a própria conservatória no email falou que era pra levar a procuração, enfim.. resolvemos então casar aqui no Brasil, ele irá me enviar a documentação dele e a procuração e casamos aqui, minha dúvida é: logo após o casamento aqui , eu posso ir para Portugal com a certidão de casamento e entrar normal? Ou preciso de alguma autorização? Pois eu sei que quando chegar em Portugal tenho que transcrever a certidão no Sef certo? Mas posso ir tranquila ou preciso fazer algo antes para poder entrar ?

Comentários

• @raissafeitosaa , sugiro que você entre em contato com o Consulado de Portugal que atenda à área em que você mora e peça orientações. Sei que cidadãos portugueses não podem ser impedidos de entrarem em Portugal. Não creio, no entanto, que aconteça o mesmo com cônjuges e outros parentes. Melhor se certificar antes e ter uma orientação correta!

• @raissafeitosaa

Você só pode entrar junto com ele, ou se tiver feito a transcrição de casamento. Sem ter feito a transcrição, em PT vocês são solteiros.

Sugiro que você esfrie a cabeça.

• ou refaça seus planos para o final de 2021 ou em 2022 quando a pandemia deve estar sob controle, com menos restrições.
    • ou ele se arrisca na pandemia e vai ao BR pra se casar (leva tempo porque tem que correr os proclamas, publicar no jornal nos dois países, etc.)

Leia cuidadosamente todos os itens desse link. São várias etapas que precisam ser feitas, e em tempos de pandemia não é trivial.

"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/casamento/"

Provavelmente o seu agarrou no certificado de capacidade matrimonial. A procuração específica feita no consulado é um requisito, mas há outros. A lei quer saber se você tem possibilidade de estar grávida por exemplo. Tudo isso vai contido no certificado.

Devem instruir o processo com um certificado de capacidade matrimonial passado pelas autoridades competentes do seu país há menos de 6 meses, se outro prazo não for estipulado pela lei do seu país

Caso as autoridades competentes não verifiquem essa capacidade, deverão juntar documento comprovativo dessa circunstância e declarar no processo preliminar de casamento que de acordo com a lei pessoal não existe nenhum impedimento que obste a realização desse casamento.

• @raissafeitosaa

Talvez isso seja de seu interesse, se você quiser se aprofundar nas implicações de um casamento por procuração.

Você não disse quem era seu procurador, mas a jurisprudência aborda ser o nubente português, e vários outros aspectos relacionados. "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2012/p-cc-59-2012-sjc-ct/downloadFile/file/CC_59-2012_SJC-CT.pdf"

• Agradeço a todos , toda ajuda é bem vinda .. meu procurador é português sim, entrei em contato com alguns advogados e me deram uma luz , claro que sendo grátis não é bem AQUELA luz , mas eu ja sei por onde ir atras , pode ser feito o casamento ou aqui ou la por procuração, la com a certidão eu entraria e pronto, ja aqui eu entro, porém antes eu preciso ir no consulado português pedir uma autorização de residência ( algo assim ) e chegando lá transcrever , ou transcrever aqui ( porém esse eu não sei como funciona) mas enquanto ainda n nos casamos , estou me informando bem , toda ajuda é bem vinda e quem tiver mais o que falar e informar, eu agradeço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.