É Necessário realizar a Retificação.

TiagosTiagos Member
editado December 2020 em Retificação de documentos

Boa Tarde, Pessoal

Tenho uma duvida sobre a retificação, o meu processo de cidadania está sendo feito por atribuição no caso o meu bisavô já foi feito o processo dele e já está OK. O processo foi feito por um irmão da minha Avó que também já adquiriu a cidadania , ai ao consultar os documento da minha avó notei que o nome do avô dela Materno Tem "Bernardes" no final e toda Família é "Fernandes" no do irmão dela está "Fernandes" porém ele retificou algumas outras informações extrajudicial sem problemas direto no Cartório.

Segue minhas Duvidas;

1º Se eu fizer direto o processo por Portugal sem passar pelo Consulado, isso seria um motivo para recusa de parte deles, visto que o Português é o o Avô Paterno e essas informações estão corretas ?

2º O Cartório me disse que esse tipo de alteração se enquadra no art 110 "não poderá tramitado esse processo pelo art 110." Mais isso foi apenas por e-mail essas afirmações, se eu for lá e preencher o requerimento e eles me devolver com a recusa eu posso contestar? Digo isso pois todos os outros documentos dos Pais dela está certo.

3º Essas correções tem que ser feitas apenas no cartório que emitiu a Original, ou outro pode fazer?

Att

Tiago

Comentários

  • @Tiagos , você tem que ir ao Cartório do RCPN onde está o livro em que sua mãe foi registrada.

    Leve os documentos originais comprovando que o nome é Fernandes e peça a retificação administrativa. Vão dar um requerimento para ser preenchido e a ele juntarão os documentos que comprovem o erro. Vai levar uns 15 dias para retificar, pois tem que passar pelo Ministério Público e o Juiz tem que aprovar.

  • @Leticialele Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.