Transcrição já feita ?

Boa Tarde ,

No processo de cidadania da minha vó, eu mandei a certidão de casamento apostilada para demonstrar que ela mudou de nome, é o caso de fazer a transcrição do casamento dela ainda ? Outra questão, com as alterações da lei vou fazer dela direto para min, ainda precisa da transcrição do casamento ( declarante do meu pai foi meu avô - brasileiro ) ?

Comentários

  • @rafamello25 , sim, precisa fazer a transcrição. A certidão de casamento que você mandou foi só para justificar a mudança de nome com o casamento.

    Seu pai é falecido? Se for, faz como neta.

    Se for vivo., é mais rápido fazer a dele e depois a sua.

  • editado November 2020

    Ele é vivo, mas eu preferia fazer como neta ( pela nova lei). E fora o fato q eu posso pedir ugência em motivos de estudos já estando no meu nome, o processo da minha vó demorou 1 anos se for fazer o do meu pai ainda o meu é uma previsão de 2 anos, quase o mesmo q o de neto.

  • Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida: é possível descobrir se um casamento já foi transcrito em Portugal? Meu cunhado é neto de portugueses, tem a certidão de casamento e nascimento deles, mas não tem certeza se o tio fez a transcrição antes de falecer

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2020

    @rmeireles se tiver sido transcrito, consta a averbação na certidão de nascimento do português. se ele tiver dúvida, pode pedir a certidão de nascimento no civil online (ou a certidão de casamento, que talvez seja melhor, pois se o nascimento for anterior à 1911, provavelmente n terá no civil online)

  • editado December 2020

    @rafamello25

    Sua previsão está errada.

    Fazendo como filha está levando agora 5 a 6 meses pela ACP. Houve uma reestruturação e os tempos estão caindo rapidamente.

    Mesmo fazendo dois processos, levaria 1 ano (sem urgência). O de neto leva 2 anos, e deve ter um volume muito grande agora com a aprovação da nova lei. Apesar de simplificar muito o processo, vai gerar um volume muito grande em Lisboa. Seu pedido de urgência não tem nenhuma garantia de ser aceito. Você está contando como certeza, mas não é. Principalmente para estudo, porque depende de ter a matrícula na universidade, não apenas a aceitação. Nem é garantido em toda conservatória (embora seja para Lisboa).

    Embora ambos (filho e neto) sejam por atribuição, a nacionalidade não é a mesma coisa. Uma depende de aprovação do MJ e a outra não. Em casos extremos, pode haver diferenças.

    Reconsidere. Também aconselho fazer como filha, sempre que possível, uma geração por vez.

  • gsilvestre, obrigada pelo retorno!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.