Cidadania para netos

Oi, estamos juntando os documentos para que minha mãe entre com pedido de cidadania, ela é neta de português. So que surgiu um problema com as certidões de nascimento dela, no livro de registros ela esta como Leiva de Fatima Aguiar, mas na certidão de casamento ela apresentou uma certidão de nascimento como Leiva de Freitas Aguiar, mas depois passou a assinar o nome de casada.

Entrei em contato com o cartório onde ela se casou e me disseram que para retificar a certidão de casamento precisaria ser juridico, pois teríamos que mudar todos os documentos, incluindo dos filhos e netos, pois Fatima é nome e Freitas é sobrenome, no caso ela guardaria o Leiva de Fatima mesmo depois de casada.

Entrei em contato com o cartório de nascimento, para retificar os livros de registro, para colocarem no livro o Freitas Aguiar, o cartório pode me recusar a fazer essa retificação?

A certidão de nascimento da minha mãe ja sairia com a averbação de casamento, mesmo assim teria que transcrever o casamento depois em Portugal?

Outra questão minha mãe é separada, mas ainda não fez o divorcio, se ela fizer antes do processo, precisaria mesmo assim transcrever o casamento/divorcio em Portugal?

Não sei qual a melhor forma de proceder, para facilitar, pois depois gostaria de fazer o pedido de atribuição para mim e meu irmão.

Ja estamos com toda a documentação, so falta a da minha mãe, mas tenho medo de prosseguir com as certidões de nascimento e depois ter problema na transcrição do casamento.

Se vocês puderem me ajudar eu agradeço infinitamente.


Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.