Duvidas

Sou Bisneto de Porugueses (ambos Bisavos), avô falecido, quero tirar a cidadania do meu pai, já localizei os documentos e verfiquei alguns erros, gostaria de saber:

1 - É preciso retificar as certidões?

a) letras trocadas nos casos do meu bisavô - Manuel para Manoel e minha bisavó Verginia para Virginia;

b) sobrenomes trocados no caso do nome da minha bisavó - (Nome de solteira - Verginia de Jesus Oliveira / Nome de casada - Viriginia de Oliveira Silva)

  • na certidão de casamento de meus avos está - Virginia de Oliveira de Jesus;
  • na certidão de obito de meu avô está - Virginia Oliveira de Jesus;
  • na certidão de nascimento do meu pai o nome da minha bisavó está - Verginia Jesus da Silva.

c) ano de nascimento da minha bisavó - ela nasceu em 14 de outubro de 1919.

  • na certidão de casamento dos meus bisavos está - 14 de outubro de 1914;
  • na certidão de obito está - 87 anos, mas, na verdade é 82;

2 - É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus bisavos?

  • Meu bisavô declarou nascimento meu avô, que declarou nascimento do meu pai; perfilhação na menoridade;

3 - Caso eu faça o pedido de Atribuição de naciobalidade para netos sem os itens acima, oque pode acontecer?

  • Demorar mais o processo?
  • Perco a chance de tirar a cidadania caso não aceitem, ou apenas suspenderam meu processo para regularização dos itens acima?

Comentários

  • editado November 2020

    @MarcosPauloSilva todas as retificações são necessárias.Caso não faça, seu processo será paralisado até que vc providencie.Depois de 6 meses, os processos são arquivados e cancelados caso vc não atenda as exigências. O valor pago não é devolvido.

  • Muito Obrigado pelo retorno!!

  • Entrei em contato com cartório e me disseram que quanto a alteração no nome tranquilo dava pra fazer administrativo, já quanto a alteração no ano de nascimento teria que ser judicial. Será que realmente é necessário a retificação do ano de nascimento?

  • editado December 2020

    @MarcosPauloSilva a diferença no ano de nascimento entre o assento português e a certidão de casamento é bastante expressiva.Aconselho a retificar.


    Obs: vc abriu 2 outros tópicos com a mesma pergunta .Eu apaguei os outros

  • Ok muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.