Mulher com número de assento pode retirar cartão cidadão com nome de solteira ou espera transcrição?

Boa tarde!

Minha mãe recebeu o número de assento dela após 1 ano e 7 meses de processo em Ovar e está com o nome de solteira. Ela já pode tirar o cartão cidadão e o passaporte ou deve esperar a transcrição do casamento?

Como no Brasil ela é casada, ficaria com o nome diferente nos dois países caso fizesse as documentações agora?

Depois da transcrição de casamento ela receberá um novo número de assento com o nome de casada?

Desde já agradeço a ajuda e atenção!

Comentários

  • @chris_couto , nada impede que sua mãe tire o cartão cidadão com o nome de solteira. O ideal é transcrever o casamento antes de pedir.

    Ela não receberá um novo número de assento - vai receber uma certidão de casamento.

    O casamento vai constar como uma averbação em seu assento de nascimento.

  • @Leticialele , obrigada pelo esclarecimento! Você sabe se tem problema ela também já fazer o passaporte e ficar com o nome diferente nos documentos de Brasil e em Portugal?

  • @chris_couto , não. Os documentos brasileiros vai usar no Brasil, os portugueses, apenas em Portugal.

    Ao viajar, sai e retorna com o passaporte brasileiro, ao chegar e sair de Portugal, usa o passaporte português.

  • @Leticialele Minha mãe agendou para fazer o cartão cidadão no consulado do RJ. No formulário perguntam se ela também deseja dar entrada no cartão de segurança social, inscrição no serviço nacional de saúde e no nif. Ela deve responder que sim? Sabe se tem custos extras nesses procedimentos?

    Agradeço novamente pela ajuda!

  • editado December 2020

    @chris_couto , pode aceitar tudo, exceto o nif. Quando preenchi meu formulário e o de minha filha, deixamos em branco. O rapaz que atendeu é que marcou todos, exceto o nif. Não teve custo extra.

    Os números da segurança social e do serviço nacional de saúde vieram no cartão.

    Avise a quem atender se pretende pedir o passaporte.

  • @Leticialele poderia me esclarecer porque ela não pode solicitar o NIF? Ele não é obrigatório para ter conta em banco português? Tem que solicitar somente em Portugal? Obrigada mais uma vez pela paciência!

  • editado December 2020

    @chris_couto , ela tem conta em banco português? Não é obrigada a ter!

    Os cartões cidadão de todos aqui em casa não têm nif!!

    Se ela for morar em Portugal e abrir uma conta em banco, pede um nif. É simples!

  • @chris_couto creio que em razão de ser necessário para o NIF residir em Portugal; se não reside, precisa de um representante fiscal (pessoa com residência permanente em PT).

  • @Leticialele @gsilvestre , Muito obrigada pelos esclarecimentos!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.