Neto analfabeto não tem direito a cidadania?

Meu pai é analfabeto e ele diz que é neto de portugues, se eu tentar fazer o pedido ele não teria direito por ser analfabeto?

Comentários

  • jomarumujomarumu Member
    editado November 2020

    É difícil dar uma informação sobre uma lei que acabou de ser aprovada.

    Hoje mandaram em um grupo essa informação: "para os naturais e nacionais de país que tenha o português como língua oficial, existe uma presunção legal desse conhecimento"


    Mas creio que ninguém tem certeza de nada, vá atrás dos documentos para confirmar se ele cumpre os outros requisitos e aguarde um pouco para ver como Portugal vai tratar situações como a do seu pai.

  • Vou aguardar pra ver.

  • @Eron8119 , eu li um post do Deputado Paulo Porto, no Facebook e ele garantiu que, para os naturais dos países em que o português seja a língua oficial, o conhecimento da língua será presumido.

    A ver...

  • Eron8119Eron8119 Member
    editado November 2020

    @Leticialele muito bom saber disso vindo de um deputado que está envolvido na lei. Então para mim só eu confirmar que meu bisavo era portugues, que eu e meu pai teremos direito a cidadania.

  • @Eron8119 , sim. Tem que achar o assento de batismo/certidão de nascimento do bisavô.

  • @Leticialele eu vou tentar puxar a certidão de nascimento do filho dele, meu avo para saber se ele era portugues e de qual lugar de Portugal ele era.

  • @Leticialele ele nasceu antes de 1911, e pesquisei o nome completo dele em todos os sites de todos os arquivos distritais e não achou nada, quer dizer que ele não era portugues ou é porque não está disponivel online?

  • @Eron8119 , não dá para fazer pesquisa pelo nome nos sites dos Arquivos Distritais!

    Você tem que saber o Concelho e a Freguesia, o ano do nascimento e folhear os livros paroquiais, um por um.

    Tentou busca no Family Search? Pode se cadastrar lá, é grátis e muito fácil de usar!!

    Outra opção é colocar todos os dados que tem aqui e ver se alguém consegue ajudar!!

    Tem dois gênios aqui no Fórum, acham registros que até Deus duvida!!

  • @Leticialele entendi, obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.