Nome da avó de solteira na certidão

Olá pessoal, eu sou a Melissa, filha de português e estou no processo para conseguir a cidadania portuguesa. Estou com uma dúvida sobre o nome da minha avó paterna na minha certidão de nascimento.

Meu pai que é portugues, minha mãe brasileira. No bilhete de identidade do meu pai, o nome da minha avó, está com o nome de casada. Mas na minha certidão de nascimento ela está com o nome de solteira. O que aconteceu, é que quando eu nasci minha avó já tinha casado com outro homem aqui no Brasil, então ela já tinha retirado o nome do meu avô, já falecido, do nome dela, mas ainda não tinha adicionado o nome do homem em que ela casou aqui no Brasil.

A minha dúvida, é se eu devo alterar o nome dela nas minhas certidões de nascimento ou se posso deixar assim, será que dá algum problema?

Comentários

  • @Melissa

    Sua certidão é uma fotografia da situação no momento do nascimento. Sua avó era viúva e o nome está correto.

    Não precisa alterar nada. Caso ela não tenha feito a mudança no registo português, pode ser que haja uma exigência para retificação do nome da avó. Se acontecer, bastará enviar uma carta explicando, junto com a certidão de óbito do avô.

    Na verdade para contrair o segundo matrimônio, sua avó já deve ter registrado o óbito do primeiro esposo, e nada lhe pedirão.

    Se não fez ainda (é opcional), pode ser feito grátis a qualquer tempo por filhos ou netos, no consulado ou na conservatória.

  • @gandalf

    Nossa, muito obrigada mesmo!! Estava muito preocupada quanto a isso.

    Então, é só eu enviar uma carta junto com a certidão de óbito do meu avô para comprovar que minha avó já era viúva quando eu nasci.

    Você sabe me dizer, como consigo a certidão de óbito do meu avô?

  • editado November 2020

    @Melissa

    Não precisa enviar nada no momento. Apenas o processo normal.

    Somente se houver exigência, então voce manda a certidão de óbito do avô. Para se casar sua avó já deve ter feito isso. Faz parte do pre-nupcial, comprovar o desimpedimento para o casamento.

    Na certidão da avó deve dizer o estado civil dela no casamento, e ter uma averbação do óbito anotada.

    Se ele era português, pode pedir a certidão do avô português pelo civilonline. Se era brasileiro busque no familysearch (tem que se registrar para fazer a busca).

  • @gandalf

    Entendi, muito obrigada! Você me ajudou muito!

  • vou requerer nacionalidade - NETA DE PORTUGUESA - TANTO NA CERTIDÃO DE NACIMENTO DO MEU PAI (filho de portuguesa) QUANTO NA MINHa (neta) o nome da minha avó que é BETTY com dois t, nas nossos certidões de nascimento esta como BETY com um t só. isso fará alguma diferença? O que fazer

  • @Jurema

    Não fará diferença. Não precisa corrigir nada, mas prevalecerá a grafia das certidões portuguesas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.