Transcrição - Frustrada coma falta de Informação

Olá ! :)
Eu queria uma ajudinha, estou com os documentos para fazer a transcrição do casamento de meus avós e depois começar o processo da minha naturalização, mas o problema é : Escrevo para a CRC ,escrevo para o Sr Mario e ninguém me dá a informação completa :(

Cada um fala uma coisa diferente ou responde só uma de minhas perguntas, ja escrevi para 3 CRCs e cada um fala uma coisa, a CRC de Guimarães ( como recomendaram aqui na comunidade) me falam para fazer a transcrição com a CRC de Braga ( onde minha avó nasceu) e a CRC de Braga  manda eu fazer com a do Porto e a do Porto não responde meus emails, ja tentei dois emails da CRC do Porto e nenhum me responde.

Minhas dúvidas são:

1- Tenho a certidão de nascimento de meu avô brasileiro e a certidão de casamento as duas com menos de 6 meses,não tenho documentos de minha avó portuguesa ( viva) ela só tem o passaporte dela,segundo o site do consulado do RJ e SP não é necessário documento original do Português,só a cópia ja é o suficiente,isso também é valido para a transcrição pela CRC?

2- Preciso reconhecer firma nos documentos ou só ir no consulado para o selo branco? eles fazem isso na hora?

3- Para onde mando os documentos e o pagamento para a CRC,e alias,qual a quantia exatamente, é 120 euros mesmo? ( sem pacto nupcial)

4- Qual é o arquivo certo para imprimir e preencher para mandar com os documentos? ( ja me mandaram 2 arquivos diferentes)

Me desculpem  por todas essas perguntas mas é que realmente ta difícil alguém me responder nos emails, sei que tem muita informação nos tópicos,ja li muito mas não sei se as informações estão atualizadas

Estou tentando fazer pela CRC pois sou do Rio e vocês ja sabem as histórias de horror do consulado daqui né..

Desde já, muito obrigada a todos!





Comentários

  • minha avó em 1931, minha mãe não quer a cidadania,vou fazer por naturalização, na minha certidão,meu pai
  • Ingrid,

               segundo o site do IRN: "É competente para a transcrição do casamento qualquer conservatória de registo civil."

               http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/casamento-celebrado-no/ 

    1 - Envie uma cópia simples da pag. do passaporte onde tem a identificação da sua avó, informe tb Concelho e Freguesia de nascimento.

    2 - A legalização de documentos (selo branco) no consulado é o "reconhecimento" do "reconhecimento de firma do cartório", portanto, antes de legalizar é necessário o reconhecimento em cartório.

          No consulado-RJ é necessário emitir o boleto pelo site, pagar no banco e aí, enviar por correio ou levar pessoalmente; dependendo do dia, podem devolver na hora ou 2 dias depois.

    Depois continuo ...

  • 3 - De preferência para a CRC que lhe responder (mandar o formulário). O valor é 120¢.

    4 - Acho que está respondido no 3.

                     Por último, dê uma lida no que o Hermano postou em 23 de outubro, no Guia de Ajuda, está atualizado.

  • olá! obrigado a todos pelas respostas ,eu escrevi para a CRC de Esposende e eles foram os únicos a responder as perguntas,mas minhas dúvidas nunca terminam hehe

    recebi o arquivo para requerimento da trasncrição, tenho q digitar e imprimir ou posso fazer à mão?

    e eu estou em dúvidas sobre a naturalização,todo mundo me fala pra fazer pela atribuição, por naturalização é tão complicado assim? eu estou evitando de dar trabalho a outras pessoas ( no caso a mãe) que não estão interessadas na cidadania,mas se for tão melhor assim.. 
  • ah ,outra coisa, o consulado do Rio ta cobrando 150 reais pra legalizar os documentos,é esse preço mesmo?
  • imageIngrid.K .:
    ah ,outra coisa, o consulado do Rio ta cobrando 150 reais pra legalizar os documentos,é esse preço mesmo?


    Ingrid,

                são 15 euros por legalização, mais uns 5 reais do boleto e uns 30 reais de porte do correio para a devolução dos documentos.

  • Guilherme e Al tri,muito obrigado pelas respostas!
    ja tenho os documentos ( certidão do avô brasileiro e de casamento)  e legalizei o requerimento no cartório por autenticidade
    preciso legalizar a certidão de nascimento do meu avô ( brasileiro) no Itamaraty? ligo pro consulado mas é claro q eles não me respondem pra responder essa dúvida :P
  • imageIngrid.K .:
    Guilherme e Al tri,muito obrigado pelas respostas!
    ja tenho os documentos ( certidão do avô brasileiro e de casamento)  e legalizei o requerimento no cartório por autenticidade
    preciso legalizar a certidão de nascimento do meu avô ( brasileiro) no Itamaraty? ligo pro consulado mas é claro q eles não me respondem pra responder essa dúvida :P


    Ingrid,

                segundo o que consta no site do consulado-RJ, sim.

    "Atenção: as certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir actos de registo civil português, deverão ainda, previamente, ser legalizadas no Itamaraty, Av. Marechal Floriano, 196, Centro - RJ."

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=81 

    *******

    Outra coisa, quantos documentos vc vai legalizar? O requerimento com o reconhecimento por autenticidade não necessita ser legalizado no consulado.

  •  Mais uma coisa. Não sei o quão difícil é para vc ir ao centro. Para mim é complicado, mas fiz assim: Cheguei ao Itamaraty por volta das 11 H, em 5 minutos estava com os documentos legalizados, peguei o metro e fui ao consulado (fecha às 12 H, em ponto), legalizaram no mesmo dia. Às vezes só devolvem 2 dias depois, neste caso peça para devolverem pelo correio (vc já terá pago este porte no boleto).
  • Guilherme, comigo foi a mesma coisa, fui ontem no Itamaraty cheguei la 11 horas e depois sai de lá correndo pro consulado,vão me devolver os documentos segunda feira e depois disso é só enviar pra Portugal
    obrigado mesmo pela ajuda,gente! agora é só esperar :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.