Tenho cidadania portuguesa e sou casada há 4 anos, meu marido tem direito a tirar a cidadania?
Germana
Member
Boa tarde a todos,
Por favor, gostaria de uma orientação (mais uma vez).
Primeiramente, queria agradecer as pessoas que gentilmente responderam as minhas discussões anteriores, pois foi fundamental para eu conseguisse meu assento e agora já estou registrada!! Darei entrada no cartão cidadão e no meu passaporte assim que a situação do covid se normalizar.
Hoje minha dúvida é referente ao meu marido. Sou casada há quase 5 anos e gostaria de saber se meu esposo tem direito a obter a cidadania portuguesa. Ouvir dizer ele teria que ter algum "vínculo cultural" com Portugal pata tal. Essa informação procede? Somente assim ele teria direito?
O que ele teria que fazer para ter tal "vínculo"?
Agradeço mais um vez e aguardo retorno.
Abraço
Germana Pereira
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Germana
Esqueça os vínculos, porque a lei mudou a partir desse mês.
Se você têm filhos (em comum ou não), deve fazer a atribuição deles, e o esposo passa a ter direito apos 3 anos de casado.
Se não tem filhos, são 6 anos completados antes de enviar o processo.
O processo é feito somente em Lisboa, e leva aproximadamente 2,5 anos. Não precisa esperar ter a nacionalidade para residir em PT se for essa a intenção. Podem entrar juntos, e pedir um visto de residência, que sai em poucos dias, e para quase todos os efeitos funciona igual.
@Germana não esqueça q terá q transcrever seu casamento em Portugal antes.
@Vlad Pen e @gandalf
Obrigada pelas informações!!
Ainda continuo um pouco perdida. Eu achei que poderia já solicitar meu cartão cidadão e meu passaporte, mas fiquei sabendo que tenho que transcrever meu casamento em Portugal antes. Ou seja, transcrever não significa que ele terá direito a nacionalidade certo?
E gostaria de ter certeza: eu TENHO que transcrever de qualquer forma, caso contrário, não consigo solicitar meu cartão cidadão e passaporte no Consulado no Rio de Janeiro?
E essa transcrição é feita somente através dos correios, diretamente em Portugal?
Obrigada novamente.
Germana
Esqueci de perguntar, se possuem a listagem de documentos que requerem para a transcrição de casamento.
Se puderem informar, agradeço!
Abraço
Germana
@Germana vc pode pedir seu cartão cidadão e passaporte independente de transcrever seu casamento.Se não o fizer, vc constará como solteira em Portugal.Aconselhamos a fazer a transcriçao pelo consulado.No site tem as instruções.
@Germana ...
Talvez isso ajude você a compreender um pouco melhor a questão...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232319/#Comment_232319