Certidão online nascimento em 1902

Olá, pessoal!

Excelente fórum, pessoas muito boas e prestativas. Vamos lá...

Meu avô português nasceu em 1902,mas curiosamente a certidão de nascimento (batismo?) dele consta no site civil online. Porém, somente consta o nome de batismo, e apesar de todos os outros dados e nomes estarem corretos e completos, não tem o sobrenome dele.

Preciso retificar a certidão de casamento dele com minha avó brasileira, e o cartório aqui me pediu a certidão de nascimento apostilada.

Pergunta : essa certidão dele do civil online, sem o sobrenome, serviria para apostilamento na PGR? Já tentei contato com a conservatoria de Amarante, onde ele nasceu (e da qual disponho uma cópia de certidão antiga narrativa que ele conseguiu não sei como, em 1969), porém não obtive resposta. Documentista aqui de SP me pediu 200 euros pra fazer isso, achei meio caro. Uma outra pessoa em Portugal se dispôs a fazer porém somente para a certidão online, que não sei se serviria. Todos os casos que vi eram de pessoas que nasceram depois de 1911 e cujo nome estava completo no civil online, o que difere do meu caso.

Agradeço qualquer luz que lançarem no caso.

Comentários

  • @MartaR , o que você precisa retificar na certidão de casamento? Em 1902 nem as certidões brasileiras tinham o nome completo da criança!!

    Por que você não pede a certidão certificada no Arquivo Distrital do Porto?

    Se a Procuradoria da República apostilar, não vejo por que uma certidão do civil online não teria valor!!

    A certidão custa 10 euros, o apostilamento, 10,20. Não pague 200 euros!!

    No site do Ministério Público de Portugal tem tudo sobre as apostilas!

    http://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas'

  • Letícia, o ano do nascimento do meu avô está errado na certidão de casamento dele. Está 1908, em vez de 1902.. O cartório em Andradas, MG, disse que corrige admistrativamente mas precisa da certidão apostilada.

    Já tentei contato com o arquivo do Porto, 2 e-mails diferentes e o e-mail volta. Na conservatoria de Amarante o e-mail não voltou mas não obtive resposta. E pensar que estive em Amarante ano passado, mas nem pensava em fazer esse processo. O well...

    Acho que vou tentar entrar em contato com a PGR e ver se eles apostilam essa. Muito obrigada pela resposta, acendeu uma luzinha :)

  • @MartaR

    Qual a freguesia? Na certidão não consta em que data foi informatizada?

  • editado November 2020

    @MartaR , eles não vão responder aos emails;

    Para pedir a certidão certificada, você precisa entrar no site, se cadastrar (é grátis) , ir em "Serviços em Linha" e fazer o pedido.

    Eles fazem um orçamento, você aprova e paga, e eles mandam pelos Correios. É bom ficar consultando o site, porque se você não se manifestar em 10 dias, eles cancelam o pedido.

    Em "informações adicionais", diga que precisa do documento apostilado e se eles sugerem um modo de faze-lo.

    Em "Ajuda" os vídeos detalham como fazer o pedido, não é complicado.

    http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/oservices'

  • @Guilherme Moreira . Sim, Freguesia da Lomba, Concelho de Amarante, Porto (já tinhamos essas informaçoes porque temos uma certidão antiga dele, completa, datada de 1969).

    Na certidão que baixei, aparentemente o assento foi lavrado no dia em que pedi, 17/11/2020.

  • @Leticialele Ah, entendi. Vou ver se sigo esse caminho, então. Obrigadissima :)

  • @MartaR @Leticialele

    Os livros de batismo da freguesia de Lomba após 1894 não estão no ADPorto:

    https://tombo.pt/f/amt19

    Ainda estão na conservatória de Amarante, por isso vc coneguiu a certidão através do civilonline.

  • @Guilherme Moreira , desculpe, não sabia!

    Ainda bem que podemos contar com você!!

  • @Guilherme Moreira, me desculpe a ignorância, mas o que isso significa na prática?

  • @MartaR

    Significa que o Arquivo Distrital do Porto não tem como emitir uma certidão do batismo do seu avô porque o livro de batismo de 1902 da freguesia de Lomba não está lá.

  • @Guilherme Moreira sim, entendi agora, inclusive acabei de receber uma mensagem do AD Porto informando isso. Vou reenviar o e-mail para a Conservatoria de Amarante, e esperar que me respondam, assim como aguardar a resposta da PGR sobre o apostilamento da certidao online. Muito obrigada!

  • @MartaR sou da mesma cidade que vc e meus antepassados também são da mesma cidade de Portugal.

    Pelo que vi e pude deduzir da certidão de seu avô, acredito que ele seja irmão de minha avó Aida.

    Eu perdi o contato com os familiares de meu pai, pois ele faleceu e muitos foram pra Espírito Santo do Pinhal e Jacutinga.

    Como está o seu processo? Vc conseguiu?


    Seria legal se a gente pudesse confirmar o parentesco. Rs


  • @lucasps83 basta vc pedir o assento da sua avó aida no civilonline

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.