Etapas de processo quando ocorre urgência

Bom dia, minha mãe está em um processo de atribuição de neto, conseguimos urgência devido a um problema sério de saúde fora a idade dela que está bem elevada...Alguém que já conseguiu urgência sabe me dizer o tempo mais ou menos de cada etapa? E quanto tempo levou o processo todo? O processo dela entrou na fase 3 esses dias, com a seguinte mensagem:

" O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."


Muito obrigado pessoal e boa sorte pra todos, se Deus quiser vamos conseguir!!!

Comentários

  • Se os motivos para a solicitação de urgência forem aceites...A finalização do processo costuma se dar em uma semana...(Ou menos)...

  • exinavoxexinavox Member
    editado November 2020

    @Nilton Hessel Sim, foi deferido, tanto que da bolinha 1 começou a andar bem rápido e foi pra 3 já....Mas em uma semana , o processo todo ? Achei que fosse pelo menos um ano e tal ...

  • Sim @exinavox...É comum...Já li aqui vários casos em que o processo foi concluído no dia seguinte ao recebimento da documentação que justifica o pedido de urgência...

    Mas confesso que não me recordo do tipo de processo em especial...

    No caso citado por você estão sendo feitas as "diligências"...O que costuma ser a fase mais complicada...Pois é uma fase em que vários órgãos são consultados.. O que obviamente poderá levar um pouco mais de tempo...

    Mas se você tem a confirmação de que o pedido de urgência foi aceite...Significa que mesmo essa fase "Complicada" deverá ser finalizada mais rápido do que em um processo sem exigência...

    Me arrisco a escrever aqui que assim que esses órgãos responderem às consultas...O processo de sua Mãe será concluído...

  • Obrigado @Nilton Hessel, confesso a você que estou um pouco tenso com a fase 4 que checa a documentação enviada né? Apesar que fiz todo o dever de casa e enviei tudo certinho...

  • Bom dia @Nilton Hessel...Ontem olhei umas 3 vezes e nada de mexer a bolinha, hoje mesmo sendo domingo, resolvi olhar de curiosidade e foi pra bolinha 4.......

    O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa


    Estou bem animado, Deus queira que não caia nada em exigência....

  • Boas notícias @exinavox...

    Creio que se a documentação enviada estiver em ordem o processo de sua Mãe deve ser concluído em breve...Tendo em vista o pedido de exigência já aprovado...

  • Boa noite amigo, obrigado pela ajuda passando aqui pra dar a notícia fresquinha, dia 22 como falei com vc, entrou pra bolinha 4 e até ontem ainda estava nela, agora a tarde eu entrei e foi direto pra 7...Estou em transe aqui de alegria....


  • Boas notícias finalmente @exinavox...!!!

    A parte difícil passou...!!! Agora falta só criarem o Registo de Nascimento Português de sua Mãe...Como tem urgência aprovada para o processo dela...Isso deve ser feito em breve...!!!

  • @exinavox Como você solicitou o pedido de urgência? Poderia me enviar o modelo que usou? Pois minha avó tem 93 anos e um problema de saúde grave, gostaria de solicitar também, mas não sei o que escrever e nem como proceder, poderia me ajudar por favor?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.