EU Settlement Scheme (settled and pre-settled status)

Olá amigos e amigas do Fórum Cidadania Portuguesa!

Espero que estejam todos bem e seguros em meio aos tempos difíceis que a humanidade está passando.

Como todo mundo sabe o Reino Unido saiu da UE e o período de transição deve se encerrar em 31/12/2020. E com isso todos os cidadãos europeus que tiverem interesse em morar em algum dos países que compõe o Reino Unido devem aplicar para o settled ou pre-settled status e ter passado pelo menos um dia que seja por lá antes da data mencionada acima.

A aplicação para o settled e para o pre-settled status ainda poderá ser feito mais adiante, até 30/06/2021, mas de fato tem que ter entrado em um dos países do UK antes de 31/12/2020.

A minha situação é a seguinte; eu tenho a cidadania Portuguesa já com todos os documentos, porém no momento eu estou morando na Austrália, os vôos que saem daqui são raríssimos, e se eu sair daqui da Austrália, não sei quando eu conseguiria voltar pois eles só estão recebendo os cidadão australianos e não há previsão de reabrirem as fronteiras.

Ou seja, eu até consigo aplicar através do app disponível para iPhone e Android, porém só conseguiria ir para o Reino Unido antes do final do ano se eu resolvesse me demitir do meu trabalho, e gastar boa parte das minhas economias para dar a volta ao mundo com alguns vôos para chegar até lá! Rs....

Por acaso alguém está numa situação parecida com a minha, ou teria alguma dica para me ajudar?

Se alguém tiver alguma dica, por favor, responda a esse tópico.

Obrigado e um abraço a todos!

Comentários

  • editado November 2020

    @Bruno Garcia Hi Mate!

    Como você já viu não dá pra abraçar todas as opções.

    Eu não estou na sua situação, mas eu tentaria planejar uma viagem para passar o natal e ano novo no UK. É um período meio morto, e não é difícil negociar um trabalho remoto, se você levar seu telefone com VoIP com um numero local na Austrália. Muita coisa tem sido feita por telefone e video-conferência. (Voce pode optar por um Vonage fixo/mobile, ou Google-Fi mobile).

    "https://www.vonageforhome.com/", ou "https://fi.google.com/about/", ou ambos.

    Esse é um momento extremo, e requer ações extremas. Torre suas reservas se tem interesse em ter status de residente no UK (no momento o Kingdom não está tão United assim :). O Brexit foi uma decisão ruim, e caiu num momento pior ainda. E você está em uma "ilha" querendo manter status em outra "ilha". As opções de acesso a uma ilha já são restritas mesmo, e no momento barco não é uma delas.

    Pessoalmente eu acho que em pouco tempo as pessoas no UK vão se dar conta da estupidez que fizeram e vão tentar reverter o Brexit. Vai levar tempo pra serem aceitos novamente no bloco, e vai ter um probation period. Mas eventualmente reverterá. Se perder, não será totalmente irreversível. imho. Mas acho que consegue negociar a viagem com seu empregador, trabalhando remoto, mesmo que algo dê muito errado e não consiga voltar rapidamente.

    Sim, todos entenderão o motivo e a urgência de fazê-lo agora ou perder a oportunidade, principalmente se acomodar no natal e ano novo.

    Sim, vai gastar uma grana pra sair e voltar nesse período de natal.

    Sim, você corre o risco de usarem isso pra justificar um layoff.

  • Hello @gandalf ! How is going mate?

    Obrigado pelas palavras, vou fazer uma reflexão a respeito.

    É que de fato não seria nada muito simples, não somente pela $, e sim por ter um apartamento alugado aqui, trabalho fixo, enfim, uma vida!

    Eu adoraria passar as festas de final de ano por lá e rever alguns amigos, mas a questão é de fato ser um caminho sem volta para a Austrália...

    A minha esperança é que eles posterguem o período de transição, ou que alguma petição como essa do link abaixo vá adiante.

    https://petition.parliament.uk/petitions/554492

    Se por acaso você estiver no UK, por favor assine a petição!

    Sim, de fato o Brexit é um grande erro, e como você disse, pior ainda nesse momento da pandemia.

    Obrigado novamente por responder ao tópico.

    Cheers!

  • @Bruno Garcia

    Dificilmente conseguiria mais um adiamento. O bloco europeu quer dar uma lição, para aqueles que deixarem o bloco. E cada um está com seus próprios problemas com o second wave, e não vai estar muito aí pra esse imbroglio politico que os ingleses aprontaram pra subir ao poder. "Agora vocês vão ter que se aturar".

    Eu fiquei surpreso com o último adiamento. Achei que não aconteceria

  • Quem quiser ir pra Inglaterra depois pode se mudar pra algum pais proximo e depois conseguir um emprego na Inglaterra pra imigrar atraves da oferta de trabalho.

  • @phil_jesus

    John Donne: “Homem algum é uma ilha completa em si mesma; todo homem é um fragmento do continente, uma parte do oceano. A morte de cada homem me enfraquece porque sou parte da humanidade; assim, nunca perguntes por quem o sino dobra; ele dobra por ti”

    "https://pt.wikiquote.org/wiki/John_Donne"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.