Neta de Portuguesa - Documentos necessários

Olá,

Estou confusa em relação aos documentos necessários para o processo de minha mãe como neta de portuguesa (avó paterna). Alguém poderia por favor me ajudar?

Neta: Edna, estado civil casada, nasceu no Brasil. Nascimento registrado antes de 1 ano de idade pela avó materna, os pais já eram casados antes do nascimento dela.

Pai: Ernani, estado civil casado, falecido, pai da Edna, nasceu no Brasil. Nascimento registrado antes de 1 ano de idade pelo pai, os pais já eram casados antes do nascimento dele.

Avó: Irene, estado civil casada, mãe do Ernani, nasceu em Lisboa. Casada com Brasileiro (Francisco, pai do Ernani)

A minha dúvida é se precisarei da certidão de casamento no Brasil da Avó portuguesa Irene, e também se precisarei da certidão de nascimento brasileira do marido da portuguesa Irene ( do Francisco).

Já tenho as certidões de nascimento e de casamento da Edna (neta) e Ernani (filho).

Muito obrigada desde já!

Milena Silva

Comentários

  • Outra duvida que fiquei agora,

    Eu como bisneta, filha da neta portuguesa e com mais de 30 anos de idade, conseguiria fazer o processo de aquisiçao da nacionalidade pela minha mãe após conseguir a nacionalidade portuguesa como neta?

    Vi que existe um Projeto de lei 382/XII, seria este o meu caso? Vocês sabem como está a tramitaçao dele e se tem chances de ser aprovado?

    Muito obrigada!!!

  • Ultima duvida:

    a certidao de óbito da Irene (avó portuguesa), que ocorreu no Brasil, poderia substituir a certidão de casamento dela no processo?

    Muito obrigadaa!!!

  • @MILENA

    O que aconteceu aqui? "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/230123/#Comment_230123"

    Que documentos você já conseguiu?

    Primeiro terá que fazer a transcrição de casamento dos avós de sua mãe (a avó portuguesa Irene com o avô brasileiro Francisco):

    • certidão de nascimento Francisco em inteiro teor apostilada
    • certidão de batismo Irene original do AD (para os portugueses nascidos antes de 1911)
    • certidão de casamento de Francisco e Irene, em inteiro teor apostilada

    Preparar para a nacionalidade de Edna:

    • certidão de batismo Irene original do AD (para os portugueses nascidos antes de 1911) (sim, precisara 2X essa)
    • transcrição de casamento de Francisco e Irene, cópia simples
    • certidão do pai Ernani, em inteiro teor apostilada
    • certidão da requerente Edna, por cópia reprográfica apostilada

    Sim, depois que sua mãe conseguir a nacionalidade, ela será a portuguesa, terá que fazer a transcrição do casamento dela com seu pai, e então poderá atribuir para você. Seu processo como filha de portuguesa sera artigo-1C.

  • @gandalf Ola,

    Nossa muito obrigada como sempre ajudando e salvando todo mundo! Sua anotação esta bem clara, obrigada mesmo!

    Os documentos que faltam para mim agora no Brasil sao a certidao de nascimento do Francisco e a certidao de casamento da Irene com o Francisco.

    De posse da certidao de casamento da Irene (com a data exata do nascimento dela) eu acredito conseguir fazer a busca do assento de nascimento portugues, pois descobri que ela era de Lisboa, segundo minha avo (nora dela) comentou. Sei tambem que ela nasceu entre 1895 e 1896, e tambem ja descobri o nome da mae da Irene: Maria Adelaide Faria.

    As certidoes que voce comenta da nacionalidade da Edna acima, seria certidao do pai Ernani (nascimento) e certidao da filha Edna (nascimento)?

    Essa questao da minha mãe (Edna) pegar a nacionalidade como neta, da direito a minha mae passar a nacionalidade para os filhos mesmo que maiores de idade , depois dela conseguir a nacionalidade portuguesa?

    Muito obrigada!!!

  • @MILENA

    Sim, as certidões do Ernani é em inteiro teor apostilada, e da requerente Edna é por cópia reprográfica apostilada, ambas obtidas nos cartórios de Registro civil do Brasil.

    Quando for falar da Edna, não trate como mãe, mas como Requerente. Tudo gira em função da requerente, Pai da requerente, avos da requerente. Como neta de português, com form-1D, só processa em Lisboa no momento.

    Quando a Requerente (Edna) se tornar portuguesa, ela será desde o nascimento, e portanto ainda com nome de solteira. Terá que fazer o casamento dela em PT, a transcrição do casamento, que aconteceu depois do nascimento dela, e é um processo separado, indispensável.

    Após a transcrição é que o nome de sua mãe muda para o nome de casada, e os filhos dela (você) passarão a ser os Requerentes na próxima rodada. Agora, requerendo como filhos, com form-1C, é bem mais simples e mais rápido. Também, pode fazer em qualquer conservatória, o que acelera o processo e dá mais opções. Mas isso é depois, daqui a 2 anos, se você achar os documentos. :-)

  • @gandalf muito obrigada pelas informações!!!

    Entendi, esta bem claro agora para mim!

    Estou vendo alguma assessoria legal para me ajudar a localizar esta certidão de casamento e também fazendo follow-up com o vice consulado de Portugal em Belem e o gremio portugues com as novas informações que encontrei desde semana passada. Voce conhece alguma empresa ou advogado que trabalhe com estes assuntos?

    Falta tao pouco! Tenho fe que vou conseguir!!! muito obrigada pelo seu apoio, tendo novidades eu aviso!!!

    Um otimo fim de semana e ate breve!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.