Procuração (minha avó não consegue assinar) como fazer?

Olá bom dia,

Minha avó é filha de pai português e estou iniciando o processo de nacionalidade

Ocorre que ela tem 92 anos, não tem força na mão para assinar pois teve um avc.

Vou fazer o processo em Portugal, já moro aqui.

Quais as opções para ser válida a procuração? Um dos cartórios sugeriu digital, outro procuração pública assinada por testemunha. Minha dúvida é se a conservatória vai aceitar.

Obrigada.

Comentários

  • @JulianaPastore , sua avó vai precisar fazer uma "procuração a rogo".

    É a procuração passada por aqueles que não sabem ou não podem escrever, os analfabetos ou aqueles que não possam manifestar a sua vontade, por intermédio da escrita. Nesses casos, a procuração deverá obrigatoriamente ser feita por instrumento público, que será assinado a rogo do outorgante, ou seja, a seu pedido, por outra pessoa.

    Em se tratando de assinatura a rogo (a pedido), deverá ser testemunhado por três outras pessoas, que assinarão juntamente com o tabelião, que indicará o nome das testemunhas e da pessoa que assinou a rogo.

  • @Leticialele muito obrigada pela informação. Vou fazer isso.

  • @Leticialele Vc acha que é melhor entregar o processo já com prova de vida feita no consulado? Minha avó mora em São Paulo.

  • @JulianaPastore

    Sem dúvida faça a Prova de Vida já e mande junto.

    Tudo o que você não quer é ter uma exigência quando a pandemia estiver 5X mais forte, e com um prazo apertado pra fazer a PV. Está ruim agora, pode estar pior mais a frente. (sinto soar pessimista, mas o caso requer que seja objetivo)

    Eu não tenho grande apreço por formas de PV alternativas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.