Ausência registro nascimento brasileira. Transcrição casamento. Supressão de certidão.

Vi em alguns posts antigos que já foi possível a transcrição de casamento com supressão de certidão de nascimento, mas que atualmente isso não é mais possível nem no Consulado de São Paulo.

Meu caso é o seguinte: Português casado com brasileira aqui no Brasil. Casal teve dois filhos nascidos no Brasil. Filhos registrados pelo português logo após o nascimento. Minha mãe é neto do português.

Já tenho o registro de batismo do português (nascido em 1820, só consta o primeiro nome, não tem o sobrenome dele, mas tenho o registro do casamento da mãe dele onde consta o sobrenome do marido que é o que o português adotou); a certidão de casamento e óbito do português e da brasileira; certidão de nascimento, casamento e óbito dos filhos do casal.

A brasileira nasceu em 1880. Ainda não existia o registro civil no Brasil. Ela foi batizada na igreja. Já procurei no cartório da localidade não tem registro tardio. Já procurei na igreja onde foi batizada não tem arquivo com o registro de batismo porque se perdeu em incêndio/enchente. Não tenho identidade ou outro documento dela. Ou seja, não tenho como obter o registro de nascimento da brasileira.

Já fui orientada a entrar com o processo de registro tardio aqui no Brasil mas vi gente dizendo que conseguiu a transcrição do casamento sem a certidão de nascimento.

Não sei o que fazer. Minha mãe tem 80 anos. Estou correndo contra o tempo. Penso em arriscar em mandar os documentos para a conservatória, mas jogar euros fora dói o coração. Se a conservatória fizer a exigência da apresentação do registro de nascimento da brasileira será que dão prazo curto para a sua apresentação? Porque então terei que entrar com o processo aqui no Brasil.

Por favor, me ajudem. Estou muito perdida. Há dois anos corro atrás disso. Desde já, agradeço a todos.

Renata.

Comentários

• Minha avó nasceu no Município de Paracambi - hj assim denominado.. naquela época era chamado de Povoado de Macacos (Rio de Janeiro). Foi batizada na Igreja São Pedro São Paulo. A informação que obtive sobre o arquivo da igreja foi de uma pessoa que trabalha em outra igreja. A Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro está com o serviço de consulta suspenso. Procurei no Family Search e não tem o arquivo relativo ao ano disponibilizado.

• @Vlad Pen Olá, boa tarde.. o que acha?

• editado November 2020

@RenataLemos Boa noite ,sua mãe é neta e pretende entrar pela lei nova?.Temos q ver se somente Lisboa vai poder fazer processos de Netos.Se todas conservatórias puderem fazer vc pode tentar OVAR.

• estou com o mesmo problema, nao consigo localizar a certidão de minha avó(falecida) e brasileira, esposa do portugues., posso fazer a transcrição sem a certidão dela?

• meu caso eh parecido,

Minha pergunta eh: eh possivel fazer trasncricao de casamento com registro de nascimento tardio?

minha bisavo era portuguesa, casado com meu bisavo brasileiro no qual eu nao encontro a certidao de nascimento de jeito algum

se puder tirar minha duvida, obrigado!

• @guilhermepimentel tente fazer pelo consulado pq Ponta Delgada não aceita.

• Boa noite.

Preciso fazer a transcrição dos casamentos do meu bisavô português e do óbito dele e estou em duvida:

Meu bisavô casou 2 vezes:

O primeiro casamento com a minha bisavó brasileira (tenho a certidão de casamento e consigo a de nascimento da bisavó). Minha bisavó faleceu poucos anos após se casarem. *** Meu pai (neto do português) quer a cidadania. A filha do português já é falecida.***

Após ficar viúvo da minha bisavó, meu bisavô casou-se com uma argentina, que também já faleceu. Não a conhecemos e não temos documentação dela, no máximo o que encontrei foi um recorte do diário oficial do casamento deles em 1945, o que me possibilita ter no máximo a certidão de casamento deles.

Minha duvida: Eu preciso fazer a transcrição dos dois casamentos? Pois na certidão de óbito meu bisavô consta que ele é viúvo da segunda esposa que não tenho os documentos.

Desde já agradeço a atenção e ajuda.

• @ErikaBrunelli , não precisa transcrever o segundo casamento. Só seria necessário se a filha fosse fruto do segundo casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.