Certidão de Casamento/Transcrição

Boa noite pessoal. Tudo bem?

Em 2018, através desse fórum, eu consegui encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô Português. Ate então era só por laços familiares, mas agora com a alteração da lei, irei atribuir a nacionalidade do meu pai que e neto, mas estou com uma suposta pedra no caminho, rs

Meu bisavô "supostamente casou" com minha bisavó espanhola. Eu não faço a menor ideia se esse casamento aconteceu ou não. A unica coisa que eu sei, eh que na certidão do filho deles (meu avo espanhol), em uma parte, menciona que seu pai (português) eh marido de sua mãe (espanhola).

Tendo em vista essa menção, muito provavelmente se eu enviar o processo sem essa transcrição, ira cair em exigência. Acredito que os conservadores irão interpretar como se eles fossem casados (o que de fato nem eu sei).

Ja busquei informações no registro civil de onde minha bisavó e seu filho nasceram na Espanha, mas sem sucesso. Na certidão de nascimento do meu bisavô português, consta apenas a averbação do óbito, mas não a do casamento.

Minhas duvidas:

Como encontrar essa certidão? (Se existir)

Se eu mandar sem a transcrição, possivelmente cairá em exigência?

Normalmente na certidão de nascimento do português, eles não averbam o casamento?

Se eu de fato não encontrar, existe alguma forma de provar aos conservadores que não foi encontrado?

Desculpa tantas perguntas, mas eu realmente não sei mais o que fazer, rs

Obrigado!!

Comentários

  • editado November 2020

    @alexvizoso

    Como consta na certidão de nascimento do pai do requerente (seu avô)?

    Filho natural (não eram casados), filho legítimo (eram casados).

    Se seu pai for fazer sem ter a certidão de casamento, provavelmente terá que fazer uma declaração "sob as penas da lei" de que os avós não eram casados. Veja bem se ele concorda em fazer isso, porque caso se comprove depois que eles eram casados, é crime.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.