Nome da Portuguesa com "I" ao invés de "Y" nas certidões brasileiras

Prezados,

Verifiquei que na certidão de nascimento da minha vó, que já concluiu o processo de atribuição da nacionalidade, ou seja, tanto nos registros portugueses e brasileiros, está escrito com "Y" e constando somente o sobrenome do pai (português originário). Já na certidão de nascimento da minha mãe, o nome da minha vó (portuguesa), que é a declarante, consta com "I" e acrescido o sobrenome da mãe (esposa do português). Isso acontece também na filiação da certidão de casamento da minha mãe.

É preciso retificar os documentos brasileiros para pedir a nacionalidade da minha mãe?

Comentários

  • @juniorfogo , não, Y e I têm o mesmo som.

  • Obrigado Letícia, mas e quanto ao sobrenome acrescentado?

    Acabei de verificar que na identidade da minha mãe, que o nome da minha vó está com esse sobrenome a mais também. Acredito que por ela ter acrescentado na declaração de nascimento da minha mãe, os conseguintes saíram assim também.

  • @juniorfogo , sua avó, depois da aprovação da cidadania, "nasceu" em Portugal, com o nome de solteira!!

    O sobrenome dela só mudará após a transcrição do casamento em Portugal.

    Faça o processo de transcrição pelos Consulados ou por Ponta Delgada.

  • Mas minha vó nunca casou. O sobrenome que ela acrescenta ao declarar o nascimento da minha mãe, é da mãe dela, minha bisavó, esposa brasileira do meu bisavô português.

    Eu não sei porque ela "resolveu" botar o sobrenome da mãe ao tirar a certidão de nascimento da filha (minha mãe) e o nome da minha mãe nem carrega esse sobrenome no registro.

    Nome da minha vó:

    Ydna Martins - *Desde sua certidão de nascimento brasileira, até o assento português.

    Na certidão de nascimento da minha mãe, Idna Lopes Martins, e por consequência, na filiação em todos os documentos que minha mãe tirou.

    Nome da minha mãe:

    Maria de Fátima Martins, até o casamento, onde acrescentou o sobrenome do meu pai, mas como ela se divorciou, vou tirar os documentos com o nome dela de solteira novamente e por enquanto não precisaria enviar a certidão de casamento com averbação de divórcio. Não é isso?

    Enfim, dada as circunstâncias, vc acha que preciso retificar ou eles entendem que irrelevante, já que náo muda o nome da minha mãe?

  • @juniorfogo , tem que retificar o nome de sua avó na certidão de nascimento de sua mãe. Para isso, vai precisar de uma certidão brasileira de sua avó, original, inteiro teor.

    Quem foi o (a) declarante no nascimento de sua mãe?

    Como está o nome de sua avó na certidão do primeiro casamento de sua mãe?

  • juniorfogojuniorfogo Member
    editado November 2020

    Sério? Eu tinja esperanças de não precisar...

    Minha vó é declarante na certidão de nascimento da minha mãe (minha mãe "não tem pai") e a partir daí, todos os documentos da minha mãe saíram com esse erro na filiação, "Lopes" no meio do nome da minha vó. Inclusive na certidão de casamento da minha mãe.

    Eu tenho uma certidão da minha vó, deve ter cerca de 2 anos.

    Eu não queria ter mais esse gasto e tempo perdido, mas...

  • @juniorfogo , esclareça melhor - Na certidão de nascimento de sua avó, o nome dela é Ydna Martins, filha de XXX e YYY

    Quando sua mãe nasceu, ela foi a declarante do nascimento, disse que era Idna Lopes Martins, avós paternos XXX e YYY?

    Apenas essas divergências? Tem algum outro documento de sua avó onde apareça Idna Lopes Martins? Com a filiação correta?

    Se quiser, coloque os dados em mensagem privada - envelope do canto superior à direita

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.