Pedido BI + Passaporte
Prezados,
Sabemos que falar sobre prazos do Consulado de Portugal em SP é complicado, que cada processo é um processo diferente e tudo mais. Mas gostaria de tirar um dúvida com vocês.
Meu pai já é português, casado, e já transcreveu seu casamento. Ou seja, está com seu registro civil certinho e atualizado em Portugal.
Na semana passada, mandamos ao Consulado de SP todos os documentos para solicitar o BI e o Passaporte. Em menos de uma semana, eles ligaram marcando hora para ir lá, nesta semana.
A dúvida: o BI dele sairá na hora ou eles enviarão depois? E o passaporte, quanto tempo demorará?
Realmente, ficamos espantados em esse retorno em menos de 1 SEMANA!
Será que poderemos ter o BI + Passaporte em mãos em menos de um mês apos o envio do pedido???? Seria uma surpresa.
Obrigado a todos que possam ajudar!
Um abraço
Sabemos que falar sobre prazos do Consulado de Portugal em SP é complicado, que cada processo é um processo diferente e tudo mais. Mas gostaria de tirar um dúvida com vocês.
Meu pai já é português, casado, e já transcreveu seu casamento. Ou seja, está com seu registro civil certinho e atualizado em Portugal.
Na semana passada, mandamos ao Consulado de SP todos os documentos para solicitar o BI e o Passaporte. Em menos de uma semana, eles ligaram marcando hora para ir lá, nesta semana.
A dúvida: o BI dele sairá na hora ou eles enviarão depois? E o passaporte, quanto tempo demorará?
Realmente, ficamos espantados em esse retorno em menos de 1 SEMANA!
Será que poderemos ter o BI + Passaporte em mãos em menos de um mês apos o envio do pedido???? Seria uma surpresa.
Obrigado a todos que possam ajudar!
Um abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu solicitei a transcrição de casamento do meu pai e cerca de 8 meses depois o convocaram para ir ao consulado, após esta convocação demorou cerca de 10 dias e enviaram o BI dele pelo correio (inclusive eu quem recebí), já o passaporte não sei lhe informar pois ele tirou apenas O BI + TRASNCRIÇÃO.
Agora já mandei minha documentação para nacionalidade por atribuição, estou no aguardo...
Boa sorte!
só lembrando que vc não precisa esperar sair o BI e passaporte do seu pai pra dar entrada no seu pedido. Isso é claro se vc fizer direto em Lisboa. (o seu processo é o mais simples que existe: pai português > filho)
Se foi seu pai que declarou seu nascimento, vc tb não precisaria ter aguardado esse tempo todo, pois não era necessário transcrever o casamento dele pra dar entrada na sua atribuição. Se seu pai tem interesse no BI e passaporte português, poderia ter feito o processo de transcrição de casamento paralelamente à sua atribuição, vc já seria português muitos meses atrás. rsss
Gente, só tô escrevendo para os nossos colegas aqui pra dar uma opção a mais para as pessoas. Quem prefere fazer tudo pelo consulado deve estar consciente de que eles exigem mais coisas e tb em geral tem prazos bem mais longos.
8 meses para uma convocação (??) eu acho um absurdo.
. Afinal fui e só pedi o BI dele. Saiu em 1 semana para assinar e saiu com ele na mesma hora do consuldo. O passaporte mandaram 5 dias depois via correio.
O do meu pai (filho do portugues), por motivos obvios, saiu antes. Assim, ja to pedindo o BI+Passaporte dele.
O meu processo de atribuição está em fase de conclusão. Assim que ele for deferido, já entro com o pedido do BI e Passaporte no Consulado de SP.
Como meu pai vai no consulado de SP nessa semana, existe então a possibilidade de que ele saia com o BI em mãos já no mesmo dia???
Se isso acontecer ficarei muito contente! :-)
boa sorte com o seu processo!
Um abraço!