Meu filho e do meu primeiro casamento, como faço?

editado November 2020 em Processos de Atribuição

Fui casada e tive 3 filhos, divorciei e me casei novamente, hj estou tentando tirar minha cidadania para passar para os meus filhos, mas tenho q mandar a certidão do meu segundo casamento, por q troquei o meu nome... Isso vai atrapalhar a averbação do meu primeiro casamento, para os meus filhos tirarem a cidadania deles? Se alguém puder me ajudar, Obrigada!

Comentários

  • @marciabc_rocha , primeiro você tem que mandar seu processo de atribuição, como filha ou neta.

    Quem é o ascendente português? Pai ou mãe? Avô ou avó?

    Sendo Pai/mãe, quem foi o declarante do seu nascimento, até que tenha completado 1 ano?

    Sendo avô/avó, quem foi o declarante do nascimento, até 1 ano de idade do pai/mãe?

    Essas perguntas são básicas para você ser orientada quanto ao caminho a seguir.

    Depois de aprovada sua nacionalidade por atribuição, você "nascerá" em Portugal.

    Para atribuir os filhos do primeiro casamento, precisará , antes de mandar os processos dos 3 filhos, transcrever o primeiro casamento.

    Se quiser atribuir filhos ou o marido do segundo casamento, precisará homologar a sentença de divórcio do primeiro casamento (em Tribunal português, através de advogado) e transcrever o segundo casamento.

    Quanto ao seu processo de atribuição, para que seu nome combine com o nome que está nos documentos atuais, precisará mandar uma certidão inteiro teor do segundo casamento. Isso NÃO significa que o segundo casamento será transcrito antes do primeiro e antes da homologação do divórcio. Serve apenas para comprovar sua identidade.

  • editado November 2020

    Bom dia, meu pai e português nato, e ele foi o declarante da minha certidão de nascimento... Fiquei preocupada porq não tenho filhos no segundo casamento, estou fazendo a atribuição por causa dos filhos do primeiro, pelo q eu enteni, depois da minha atribuição eu só vou precisar fazer a averbação do meu primeiro casamento para que os meus filhos tenham direito, e isso? Só q a minha atribuição daí ficar com o nome de casada do segundo casamento, isso pode atrapalhar? Agradeco a atenção.

    Muito obrigada

  • @marciabc_rocha...

    Fica complicado se abrir mais de uma discussão para apresentar suas dúvidas...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229562/#Comment_229562

  • @marciabc_rocha , sua certidão de nascimento portuguesa ficará com seu nome de solteira, não com o nome de casada! A certidão do segundo casamento só servirá para comprovar, pelos seus documentos, que se trata da mesma pessoa, que mudou o nome com o segundo casamento. Não vale como transcrição.

    Após a transcrição do primeiro casamento, terá uma averbação deste casamento. E você poderá entrar com o pedido de atribuição de seus 3 filhos.

  • Muito obrigada, e desculpa por algumas coisas.

Esta discussão está fechada.