Dúvida-atribuição direta no CRC

Antes de mais nada, olá a todos!
Estou querendo solicitar a atribuição do meu pai que é filho de portugueses(Pai e Mãe) e que já são falecidos. Sou de SP e ao entrar em contato com o Consulado, eles me informaram que o primeiro passo para a atribuição do meu pai, é que eu deveria solicitar a transcrição de óbito dos meus avós, pois já solicitei a certidão de nascimento e casamento deles em Portugal e já estou com elas em mãos.
Já enviei a solicitação da transcrição de óbito de meus avós para o consulado de SP dia 29 de dezembro e eles já confirmaram o recebimento, porém fui informado por eles, que esse processo demora até 4 meses e achei muito enrolado por parte do consulado eles pedirem essa transcrição antes de mais nada.
Agora minha dúvida é a seguinte:
Será que independente de ter solicitado a transcrição de óbito pelo consulado, eu não poderia juntar todos os documentos brasileiros de meu pai e legalizá-los pelo Itamaraty e Consulado, mais as certidões de nascimento e casamento de meus avós, juntamente com o formulário 1C e enviar diretamente ao CRC em Portugal para solicitar a atribuição dele?
Será que o fato de já ter solicitado a transcrição de óbito ao consulado, não irá atrapalhar de alguma forma se eu resolver solicitar as legalizações de documentos ou o envio direto para o CRC?
pois existe esse processo de transcrição correndo no consulado.
Desde já agradeço a todos! Um grande abraço !
«1

Comentários

• Não atrapalha nada não

Pode enviar diretamente, talvéz vc consiga a cidadania antes do casamento ou óbito dos seus avós sair, afinal o consulado é muito enrolado e o que eles querem é dinheiro.
    O consulado só presta para legalizar documentos já que não tem outra opção.
    aposto que depois que vc leu as informações nessa comunidade percebeu que nem precisava mexer no casamento e no óbito dos seus avós, né?!
    Como vc já deve estar muito bem informado, manda bala e faça direto na CRC sem esperar o consulado.
    Boa sorte
  • Valeu Serginho

Obrigadão pela força!
    Então acho que posso mandar diretão mesmo sem a transcrição de óbito né?
    Quanto tempo você acha que está demorando o processo, vc tem alguma idéia?
    Um abraço
  • Joao,

esta levando uns dois meses em media pra sair a atribuicao.
    Boa sorte !
  • Valeu Cibele

Obrigado também pela sua força!
    Esqueci de mencionar que na certidão de nascimento dos meus avós consta assim:
    "Certifico para outros fins que no livro de assentos de nascimento nesta conservatória, referente ao ano 1906, existe um registo nº 28 ...."
    O nº de assento solicitado no formulario 1C deve ser esse nº "28" no registo, é isso mesmo?
    Outra coisa é que no formulário existem 2 campos destinados ao número da conservatória, na certidão que tenho deles consta apenas o nome da conservatória, será que tem algum problema em relação a isso?
    Mais uma vez agradeço
  • joão

não tem problema algum, no requerimento do meu pai tbm deixei esse campo em branco.
  • Obrigado de novo

Valeu Serginho, você é 10!
    Lendo o formulário 1C, estou começando a notar que eles mencionam apenas a legalização junto ao consulado, será que é necessário mesmo ter que enviar para o Itamaraty antes? A certidão que tenho deles, tanto de nascimento como a de casamento, foi emitida em abril/2008. Acredito que tendo o numero do registo, a conservatória e o ano, o fato de estar emitida com mais de 6 meses, pois não há necessidade de anexar as certidões nesse caso, é isso mesmo ou estou divagando?
  • Ah! outra coisa !

O número do assento é realmente o nº do registo que mencionei 2 mensagens acima?
  • É isso mesmo João, o do meu avô tbm tinha apenas dois dígitos, parece estranho mas é só isso mesmo.
  • Olhe a sua certidão, se o avô foi o declarante do nascimento do seu pai coloque os dados do seu avô (faça pela linha paterna), aí vc não precisará transcrever casamento ou óbito.
    Terá apenas que enviar os documentos do seu pai certidão de nascimento de inteiro teor legalizada no Itamaraty (para garantir, afinal tbm nunca li nada que exigisse a legalização no Itamaraty, mas como vc só paga o sedex acho que vale a pena) e depois envie essa certidão, junto com a xerox autenticada do RG ou passaporte e o requerimento legalizado no consulado e com a firma reconhecida por autenticidade.
    Não há necessidade de enviar a certidão de casamento dos seus avós e nenhuma certidão portuguesa, mas se vc tiver uma certidão do seu avô o processo é mais rápido.

Lembrando que só é necessário passar pelo Itamaraty ou consulado documentos brasileiros.
  • Certo!

Você poderia me informar quais todos os documentos exatos que terei que enviar e as devidas legalizações? Estou com medo de enviar o formulário com algum documento faltando...
    Desculpe pelas encheções de saco, mas não quero fazer nenhuma besteira, como a da minha solicitação junto ao consulado.
    Obrigado!
  • Então fica assim.

Preencha o requerimento e coloque os dados do seu avô (se ele foi o declarante do nascimento do seu pai)
    Reconheça a firma do seu pai num cartório por autenticidade.
    Para previnir não perca tempo e envie a certidão do seu pai de inteiro teor para o Itamaraty, verifique se a firma da escrevente está reconhecida na certidão.
    Tire uma xerox do seu RG autenticada.
    Depois envie esses documentos ao consulado para legalizarem.

Quando retornar é só pagar o "Vale postal" em nome da CRC, colocar o comprovante e enviar tudo pra lá.

aí é só aguardar

Só para constar... Como o nome do meu avô na certidão de nascimento portuguesa constava apenas o primeiro nome, eu enviei uma certidão de casamento dele onde constava o nome completo, essa certidão apenas foi legalizada no Itamaraty, não legalizaei no consulado. Serviu apenas para conferirem caso tivessem dúvidas.
  • Resposta obtida

Oi Serginho, vc respondeu a minha última pergunta antes mesmo de eu perguntar, Rsss...
  • corrigindo

Do seu RG não, o RG do seu pai já que primeiro é o processo dele.
  • Respondi rápido pq já estou experiente aqui na comunidade e sabia que essa seria a próxima pergunta. Eu tbm comecei assim. (rs)
  • É isso aí

Então os documentos do meu pai são apenas o registro de nascimento (tendo meu avô como declarante) e o RG legalizados pelo Itamaraty e Consulado, não precisa da certidão de casamento do meu pai e outros documentos como cpf, etc... ok?
  • Será que esqueci de colocar a certidão de nascimento?

recapitulando....

Certidão de nascimento de inteiro teor do seu pai
    Xerox RG do seu pai
    Requerimento
    Vale Postal no valor de 175 Euros

CPF, Passaporte, CNH, Reservista,Comprovante de residência etc... não precisa não
  • esqueci de uma coisa

O 1C tem que ser assinado no cartório e com firma reconhecida do meu pai?
    Tem que legalizar isso também?
  • Agora que li com mais calma entendia pergunta (essa hora não raciocino muito bem)

Não precisa da certidão de casamento, e o RG não precisa ir para o Itamaraty apenas para o consulado.
  • Sim tem que ser reconhecida pelo seu pai por autenticidade, seu pai tem que assinar na frente deles.

Como vc é de Sampa o consulado só legaliza documentos via sedex, por isso há necessidade do reconheciomento ser presencialmente reconhecido.

Lá no Rio de Janeiro como as pessoas podem ir pessoalmente, o requerimento pode ser assinado diretamente lá, sem a necessidade do cartório.
  • Certo !

Acho que eu é que não estou raciocinando direito a essa hora, então vou recapitular o que entendi:

Certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai ( legalizado pelo Itamaraty e Consulado)
    Xerox RG do meu pai (autenticada pelo consulado)
    Requerimento (assinado presencialmento no cartório com firma reconhecida e autenticado pelo consulado)
    * Para autenticar isso tudo no consulado de São Paulo, devo enviar a eles por sedex,
    pagando as taxas correspondentes.
    Depois de tudo isso:
    Vale Postal no valor de 175 Euros para o CRC
    E correr para o abraço !!!! Rssss
  • perfeito

bom, agora vou dormir pq amanhã cedo tenho que estar bem disposto para trabalhar.
    Qualquer dúvida continue postando pq aqui sempre aparece alguém que manja tudo sobre cidadania e irá ajudar, sempre dou uma olhada na hora de almoço e à noite.
    boa sorte
  • Falou Serginho!

Você me ajudou grandão hoje.
    Também estou indo dormir.
    Vou continuar postando sobre o andamento das coisas.
    Boa Noite e um abraço!
  • Olá Pessoal!

Me surgiu outra dúvida:
    Em relação ao "dinheiro certo" enviado pelo Sedex Mundi, como funciona para ser paga nos Correios?
    Você converte os 175 euros pela cotação do dia e paga aos Correios em real para transformar isso em vale?
    Qual o procedimento?
    Desde já agradeco.
  • Joao,

o proprio correio faz a conversao dos 175 euros baseado no cambio do dia mais uma pequena porcentagem sobre esse valor, referente a taxa de servico, nao sei ao certo, mas algo em torno de 0,3%. Feito o pagamento, anota o numero do vale postal no Requerimento Mod 1C.
  • Obrigado!

Valeu pela ajuda!
    Outra coisa:
    Arrumei uma pessoa em Brasilia para legalizar os documentos no Itamaraty.
    Como vou ter essa falicidade, estava pensando em legalizar todos os documentos abaixo no Itamaray:
    Formulário C1 com firma reconhecida, Certidão de Nascimento e RG.
    Será que é exagero legalizar todos?
  • complementando

Alias nem sei se o formulário 1c precisa ser legalizado no Itamaraty, além do consulado?
  • Joao,

no Itamaraty soh eh necessario legalizar a Certidao de Nascimento, pra voce ter ideia, quando necessario, nem Certidao de Casamento precisa passar pelo Itamaraty. Conclusao: os outros documentos soh devem ser legalizados no Consulado.
  • O formulario 1C soh deve ser legalizado no Consulado !
  • Obrigado Cibele!

Vou ver se consigo mandar somente a certidão de nascimento essa semana!
    O legal dessa comunidade é que todo mundo é pra cima e isso torna tudo menos complicado do que parece.
    É esse otimismo que dá uma força muito grande para conseguirmos o objetivo.
    Força pra todos !!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.