CERTIDAO DE NASCIMENTO / BATISMO (ME AJUDEM URGENTE )

Olá , eu sou neto e Português , possuo a certidão de batismo do meu avô , na qual ele é o declarante , como ele casou no BRASIL , fui orientado a fazer a transcrição de casamento. PORÉM. A certidão de óbito de minha avó consta que ela nasceu no BRASIL em CAMPANHA -MG, A certidão de casamento DE campanha -MG consta que ela era do "reino de Portugal" , entrei em contato com cartório de CAMPANHA -MG que disse que não encontrou o assento de nascimento dela . E AGORA ?. Se eu não achar eu penso em dar entrada na cidadania apenas com meu avô , afinal ele passou o sobrenome pra mim . ALGUÉM PODE ME AJUDAR ?ALGUÉM PODE ME DAR UMA SAÍDA?


Nome da avó :ISAURA DE JESUS E SILVA

DATA DE NASCIMENTO : 1894 , NÃO FAÇO IDEIA DE ONDE ELA NASCEU , FREGUESIA , CONSELHO ETC

PAI : JOAO LUIZ DA SILVA

MAE : MARIA DE JESUS E SILVA

Comentários

  • @jeferson maduro , se foi seu avô que declarou o nascimento de seu pai/mãe até 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

  • @Leticialele entao mesmo eles casando no BRASIL ? ta dificio encontrar a certidao de batismo da minha avó ..to meio desesperado , mas confiante . se eu nao achar vou fazer só com a certidao do meu avô

  • @jeferson maduro , pode mandar sem a transcrição, DESDE QUE ele tenha sido o declarante antes que seu pai/mãe tenham completado 1 ano. A paternidade estará estabelecida.

  • editado November 2020

    @Leticialele Meu pai nasceu em 19/01/31 e meu vô registrou ele em 26/01/31, da pra pedir cidadania sem transcrição de casamento ?

    OBS: Lembrando que meu avô e portugues , minha avó a certidao de casamento fala que ela é de portugal e a certidao de obito dela fala que ela é do Brasil , entao nao sei se minha avó é portuguesa ou brasileira

    OBS: PAI E AVÔ JA SAO FALECIDOS

  • @jeferson maduro , qual a nacionalidade da sua avó na certidão de seu pai? Não deve aparecer.

    Pode mandar sem a transcrição.

  • @Leticialele Esta escrito assim , NOME DO MEU PAI : PEDRO , filho legitimo do declarante (MEU AVÔ ) e de sua mulher : ISAURA ,naturais de Portugal e casados civilmente na cidade de Campanha -MG. OU SEJA da a entender que minha avó tambem era de portugal

  • editado November 2020

    @jeferson maduro , sim.

    Em Campanha acharam a certidão de casamento deles?

    Pode ter mais informações

  • @Leticialele bom dia. Para atribuicao para neto pode pedir sem a transcrição de casamento do avô que era português e casou no brasil? Obrigada

  • @Juliana Mesquita , quem foi o declarante na certidão do filho antes que este tivesse completado 1 ano?

  • Olá pessoal boa tarde.. Minha mãe nasceu em 1970 no Brasil, ela é filha e neta de Portugueses, mais quando nasceu o declarante foi pai dela (que no caso era Brasileiro, e não era casado com a mãe dela), li alguns relatos de que se a criança foi registrada com menos de 1 ano de idade não tem necessidade de comprovar vínculo com a mãe. Ela já tem o assento e a certidão de óbito da mãe dela. Mais essa questão de quem declarou o nascimento seria um empecilho para pedir a nacionalidade dela? O pai dela faleceu quando ela tinha 1 ano e 3 meses e a mãe dela faleceu quando ela tinha 15 anos. Desde já agradeço seu apoio.

  • @Fabiane_2020 , como sua mãe nasceu antes de 1987, precisará enviar documentos que comprovem a participação da mãe em sua vida durante a maternidade. Qualquer documento que tenha a assinatura da mãe serve - caderneta de vacinação, matrícula escolar, escritura, testamento, etc.

  • Fabiane_2020Fabiane_2020 Member
    editado November 2020

    Posso tirar minha nacionalidade direto como neta? ou preciso que minha mãe tire a dela como filha primeiro? Entrei em contato com a escola que minha mãe estudou, vou tentar achar algo que prove que minha vó participou da vida da minha mãe.

    Vou dar entrada no meu processo sozinha sem ajuda de advogado. Pode me ajudar se esta correto essa documentação que preciso enviar para Portugal?

    Avó (portuguesa):

    • Assento de nascimento emitido pelo Civil Online cópia simples.
    • Certidão de óbito Brasileira???

    Filho do português (minha mãe):

    • Certidão de nascimento, por cópia reprográfica, apostilada e com reconhecimento de firma do escrevente.
    • Comprovantes da época escolar que comprove vinculo com sua mãe. Uma vez que o declarante do nascimento foi o pai que era Brasileiro.

    Neta (requerente):

    • Minha certidão de nascimento, por cópia reprográfica, apostilada e com reconhecimento de firma do escrevente;
    • Pagamento via cartão da taxa de €175,00 e reconhecimento de firma por autenticidade no formulário 1C que será disponibilizado para preenchimento (imprimir frente e verso, colorido);
    • Certidão de antecedentes criminais (site da polícia federal), impressão frente verso da certidão/validação;
    • Cópia autenticada e apostilada do RG;
    • Cópia autenticada e apostilada de diploma (ensino médio).

    Preciso mandar algum documento do meu avô (Brasileiro), uma vez que ele não tenha sido casado com minha vó Portuguesa, mais foi o declarante do nascimento da minha mãe?

    Desde já agradeço todo esclarecimento e apoio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.