Atribuição Vila do Conde deferido e registro criado (Descobrir Assento de nascimento)

fonsecamrsfonsecamrs Member
editado November 2020 em Processos de Atribuição

Boa noite,

Eu realizei o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa para o meu Pai via uma agência, o processo foi concluído e finalizado hoje, sendo assim, chegando na etapa 7 do processo onde diz que o pedido foi deferido e o registro criado. O processo foi feito na Conservatória de Registro Civil de Vila do Conde.

Agora eu quero iniciar o processo de atribuição de nacionalidade para mim, porém não gostaria de pagar novamente para uma agência fazer todo o processo, eu gostaria de fazer por conta própria a minha atribuição, mas tenho algumas dúvidas para iniciar. E a primeira delas é:

• Onde eu consigo consultar o Assento de Nascimento que foi criado para o meu Pai ? A conservatória não me mandou nenhum e-mail informando os dados. Dessa forma eu não sei onde foi criado o registro, se foi feito na Vila do Conde ou se foi feito na freguesia de Vilarinho de São Romão, onde encontra-se o registro do meu avô.

Se alguém puder me ajudar, eu fico agradecido.

Att,

Marcos

Comentários

• @fonsecamrs , peça uma certidão do seu pai pelo civil online, ao custo de 10 euros.

Em até 24h após a confirmação do pagamento, você recebe a chave de acesso à certidão.

Está bem explicado aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

• @Leticialele, muito obrigado pela ajuda e esclarecimento. Eu já realizei a consulta e obtive os dados da certidão no site mencionado. Agora tenho outra dúvida, que é no preenchimento do formulário de Declaração para Atribuição de Nacionalidade Portuguesa ( Mod. 1C ). Não querendo abusar, mas já abusando. Você poderia me ajudar nessa nova dúvida que tenho ? Que é:

Na parte (Quadro 2: Declarações:) sendo assinalado o campo "Pai Português" (Pai que também recebeu a atribuição de nacionalidade e nasceu no Brasil) como eu devo preencher os campos "Freguesia" e "Conselho" ? Sendo que meu pai agora com a atribuição feita é nascido no Brasil. Eu coloco os dados aqui do Brasil ou os dados de onde ele foi registrado em Portugual ? No caso, ele foi registrado na "Conservatória de Registros Gerais de Lisboa". E a naturalidade na certidão Portuguesa está como: "São Paulo, Republica Federativa do Brasil".

Fico agradecido, se você ou alguém mais aqui do forum puder me ajudar nessa dúvida.

Att,

Marcos

• @fonsecamrs , você marca "pai português", data do nascimento, número do assento, ano e marca Conservatória dos Registos Centrais.

Se mandar uma cópia simples da certidão portuguesa, não precisa escrever nada. Você pode visualizar a certidão que obteve no civil online e imprimir quantas vias quiser!

• @Leticialele muito obrigado novamente! =)

Vou fazer dessa forma que você disse.

• @fonsecamrs Enviei o processo do meu pai (filho de portuguesa) para a conservatória de vila do conde. Você saberia me dizer quanto tempo durou o processo do seu pai?

@Leticialele O meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento (ele me registrou no mesmo dia em que nasci). Eu poderia enviar meu processo sem fazer a transcrição de casamento dele?

Obrigada

• @Leticialele o processo do meu Pai durou 90 dias para ser concluído, foi super rápido. O processo foi dado entrada por um advogado direto em Portugal, não sei se isso ajudou para o processo andar rápido ou se foi sorte mesmo.

Agora eu preciso enviar o meu processo, mas vou fazer por conta e não pagar para um advogado. Para qual endereço da Vila do Conde você enviou o seu processo ? Poderia me passar o endereço da postagem

Att,

Marcos Fonseca

• @fonsecamrs , não mandei processo algum para Vila do Conde!!

Mas o endereço de lá, que eu já respondi na outra postagem que você fez, é

CRC de Vila do Conde

Praça Luis de Camões n.º 9 - 2º

4480-719 Vila do Conde

• @Leticialele muito obrigado mais uma vez. E desculpe pela mensagem anterior eu errei o nome, a mensagem era para @camilacita

• @fonsecamrs Obrigada pela informações. 3 meses de processo está ótimo. Espero que do meu pai também seja assim.

• YvieYvie Member

Boa tarde.

@camilacita o processo do seu pai já foi concluído em Vila do Conde? Quanto tempo durou? Estou pesquisando por qual conservatória farei do meu pai também. Grata!

• Boa tarde!

Fiz o processo em Vila do Conde já foi aprovado há mais de um mês e nada da certidão ficar pronta, alguém na mesma situação?

• @Joyceqc

No fórum há pouca gente e pouca informação sobre Vila do Conde. Suas informações podem ajudar a outros. Aparentemente estão levando cerca de 30 dias, e o último que aprovou dia 22/07, antes das férias. Esse tópico está morto. Mude seus posts para o tópico ativo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253898/#Comment_253898

Qual o número do seu processo? (123xx/21) Quando foi entregue na conservatória? Quando recebeu a senha? Assim:

Processo 123xx/21 enviado por DHL; Recebido xx/xx/21; senha xx/xx/21 por e-mail; Despacho em 31/08/21; Status: Despacho Aprovado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.