ONDE ENCONTRAR ASSENTO DE NASCIMENTO DA FREGUESIA DE CANEDO

Bom dia, pessoal!

Estou há algum tempo procurando o assento de nascimento do português da minha família para dar início ao meu processo de cidadania.

Acontece que, mesmo com todos os dados (que eu acredito que estejam corretos, pois foram tirados da certidão de casamento e também de um documento do consulado de Portugal em São Paulo*), não estou encontrando o assento em arquivos disponíveis na internet. Ao acessar os documentos digitalizados disponíveis no arquivo distrital de Aveiro, localizo vários assentos de nascimento de portugueses nascidos na freguesia de Canedo no mesmo ano que ele, porém o dele não encontra-se digitalizado junto com os demais.

Alguém teria mais alguma ideia de onde eu possa encontrar esse assento aqui pela internet? Fico receosa de solicitar uma busca ao Arquivo Distrital de Aveiro e esse assento estar fácil de localizar ou então solicitar a busca e não encontrar nada.

Os dados do português são os seguintes:

Nome: José Pinto Teixeira

Nome do pai: Manuel Pinto Teixeira

Nome da mãe: Joaquina Luiza da Silva

Nascimento: 05/08/1906

Freguesia de Canedo, concelho de Vila da Feira, distrito administrativo de Aveiro.

*Nesse documento do consulado que citei anteriormente, consta o seguinte trecho:

" [Todos os dados citados anteriormente]... é cidadão português e está devidamente inscrito no Registro deste Consulado sob o número 54871, do livro 36 de matrícula [...] Provou sua identidade com bilhete de identidade nº 275.946 do Districto Federal."

Será que alguma dessas informações podem me ser úteis na busca? Esse "36" teria a possibilidade de ser o número do assento ou seria qualquer outro número sem nenhuma relação?

Qualquer ajuda é bem vinda, pessoal.

Muito obrigada!

Comentários

  • Consta que José nasceu em 29 de outubro de 1905.

    Assento de número 89, página 45.

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1190199 0093.tif

  • Olá, @Felagra, obrigada pela sua resposta!

    Desculpa a minha falta de conhecimento, porém, será que há a possibilidade de ser a mesma pessoa mesmo com essas datas de nascimento tão divergentes?

    Questionei minha avó se ela lembrava o nome dos avôs do português em questão, para ver se bate com o que está descrito no assento do nascimento do mesmo. Ela falou que não recordava, porém sabe que ele tinha três irmãos: Américo, Leonilda e Luís.

    Seria um caminho viável eu procurar o assento dos irmãos dele (não tenho mais informações além dos nomes) para confrontar o nome dos avôs?

    Não consigo pensar em outra solução para verificar se realmente se trata da mesma pessoa hehehe.

    Obrigadão!

  • Nada! Só estou retribuindo a ajuda que também me deram por aqui, enquanto estou com a semana livre.

    Quanto à data, aconteceu a mesma coisa com o assento da minha bisavó (e também do meu biso). Procurei pela data informada pelo RNE dela, e aqui encontraram com um ano de antecedência ao nascimento registrado em documentos brasileiros. É normal e reflete a desorganização da época (pré 1912), onde muitas informações eram passadas oralmente e a maioria da população era analfabeta.

    Em relação ao resto, acho BEM difícil encontrar um outro José com a mesma filiação (ainda mais com essa combinação de apelidos), na mesma freguesia e nascido neste mesmo período. Se te conforta, procure pelos irmãos sob a mesma filiação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.