Avô Português, meu pai faleceu , consigo naturalizar minha mãe?

editado November 2020 em Tenho como conseguir?

Boa noite,

Meus avós eram portugueses, meu pai faleceu, mas minha mãe é viva, consigo pedir a cidadania portuguesa para minha mãe e porteriormente para mim?

Procurei nos tópicos algo parecido e não encontrei, desde já agradeço pela ajuda.

Comentários

  • @GuilhermeCasadei , o filho do português era seu pai?

    Se sim, você pode pedir a atribuição como neto. A modificação da Lei retirando a necessidade de demonstração de vínculos para netos deve entrar em vigor nos próximos meses.

    Se sua mãe era casada com o filho dos portugueses, não tem mais direito, pois a cidadania por aquisição pelo casamento só é concedida na constância do mesmo. Sendo viúva, não pode mais pedir.

    Se sua mãe é a filha dos portugueses, peça primeiro a atribuição dela e depois a sua, como filho.

  • Sim era meu pai, @Leticialele, obrigado pela resposta.

    Mas quando você diz que a lei deve mudar nos proximos meses, voce refere-se a essa parte "Possuírem efetiva ligação à comunidade nacional"? Não haverá mais necessidade de comprovar a ligação?

  • @GuilhermeCasadei

    Seu caso está mal exposto. Quais avós eram portugueses, paternos ou maternos?

    Quando você mencionou que seu pai faleceu, deu a entender que somente ele era descendente de portugueses.

    Como a Leticialele disse acima, como neto você tem direito a nacionalidade pela nova lei, quando for oficialmente publicada. O presidente sancionou ontem, e deve ser publicada nos próximos dias. No momento para netos está na espera de definição.

    Sua mãe só tem direito se um ou ambos os pais dela for português. Nesse caso, o melhor caminho seria fazer a nacionalidade dela e depois a sua. Mais rápido e garantido que como neto. Não se sabe ainda os detalhes de como irá ser como neto, mas historicamente demora mais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.