Viver em Portugal (aposentado)
Após eu me naturalizar Portugues ,daria para mim viver com uma aposentadoria do Brasil em Portugal de 400 Euros por Mes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
eu nao moro em Portugal, mas tenho quase certeza que nao eh suficiente, minimo dos minimos deve ser 1000 euros. Vou deixar alguem q vive por la te dizer.
Lembrando que o salario minimo em Portugal a partir de Janeiro desse ano eh de 450 euros .
Geralmente o pai declara o nascimento do filho.
Vc terá que averbar um casamento caso a linha portuguesa não tenha declarado o nascimento do seu descendente ex:
Se o seu avô é o português e declarou o nascimento do seu pai não precisa averbar.
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento tbm não precisa.
Mas se o seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai, mas o seu pai não foi o declarante do seu nascimento. Nesse caso precisa averbar o casamento do seu pai.
Se o seu avô não foi o declarante do seu pai é necessário averbar o nascimento do seu avô.
Não importa se é avô, avó, pai ou mãe o importante é que a linha portuguesa foi o declarante. Acho que consegui explicar.
precisa averbar o casamento? e se no caso meu avo por exemplo.
Ele foi casado com uma portuguesa que morreu aqui no brasil mandei todas as certidoes a de nascimento dele , de casamento e de obito ainda mandei a de obto com quem ele foi casado.
Fora isso mandei dos meus pais intera teor e de casamento.
A minha inteira teor .
Tenho 24 anos sou solteiro.
Sera que terei que fazer isso?
para naturalizacao, no caso de netos de portugues, nao precisa comprovar nada, nem ter vinculo efetivo com a comunidade portuguesa. Ah! E tbem nao perde de jeito algum a nacionalidade brasileira.
ja pensando na aposentaria? rsss
Se vc pensa em passar a velhice na Europa, eh melhor fazer planos de vir pra ca e trabalhar aqui, pois dai sim vc teria chances de ter uma aposentaria mais adequada. Realmente 400 euros por mes eh muito pouco, mesmo para os padroes portugueses.
Mas o engracado eh que praticamente todos os brasileiros que eu conheco que moram por aqui, tem o sonho de passar a velhice eh no Brasil.... rssss
Uma familia com dois filhos, consegue viver com dois mil euros aqui em Lisboa. Vida modica, mas consegue. Lisboa se comparada a outras cidades da Europa pode ser barata. Abs
agora ficou mais claro, valeu!
Bom, se seu avo eh o portugues e se vc fez o pedido de naturalizacao pelo lado dele mandando a certidao dele e tudo mais, entao nao precisa transcrever o casamento nao. Na certidao de nascimento do descendente dele (sua mae) consta que ele foi o declarante, entao parece que ta tudo ok.
seu avo era brasileiro?
nao sei se vc esqueceu de listar, mas vc mandou tb a certidao de nascimento de sua avo portuguesa? ou colocou os dados do registro de nascimento dela no formulario de aquisicao? ela eh a pessoa mais importante nessa historia toda, afinal ela eh a nacional portuguesa da familia.
Nao precisava mandar certidao de nascimento e obito de seu avo brasileiro, a CRC nao tem o que fazer com esses documentos, e transcricoes de casamento vc faz pessoalmente em qq conservatoria em Portugal ou atraves de procuracao, ou ainda atraves do consulado, pelo correio infelizmente nao da.
abcs
andrea e neto
Bom vou explicar meu caso direito para que vcs entendam.
No meu caso o Portugues é meu avô.
Dele mandei a certidao narrativa de nasc, a de casamento dele com outra portuguesa e de obito dele e de sua ex mulher.No caso ele nao foi casado com minha avo.
E da minha mae a filha do portugues mandei certidao intero teor onde consta o portugues como declarante , depois a certidao de casamento dela e de meu pai.
Na minha certidao consta meu pai como declarante mas claro minha mae esta presente junto.
Ainda ate aqui no consulado de Portugal de madri me pediram ate a certidao intero teor de meu pai.Nao sei para que mas mandei fora que no mesmo consulado me pediram os carimbos consulares onde coloquei em todos os documentos menos os citados abaixo.
Depois meu atestado de antecedentes por la policia federal o de internet mesmo.
Um estorico escolar.
Bom gastei uma grana atoa carimbando todos os papeis porem depois me disseram que nao necessitava todos. somente o meu e da minha mae, mas consulado vcs ja sabem melhor ter algo a mais que a menos e fora isso nao passei por itamaraty fiz tudo direto por consulado pois o mesmo me diz que nao fazia falta o do itamaraty.
Envie tudo terça feira para a CRC agora estou esperando e no caso de averbar queria saber se poderia ja adiantando algo.
muito obrigado por la ajuda de todos um grande abraço
thiago