Saiu!!

Quero dizer, acho que saiu a cidadania do meu avô por atribuição!!!!

Marcamos no CGPSP na quinta dia 22/11 para ele retirar (??) a documentação dele....
Ficou super mau explicado, pois o rapaz do Consulado estava com uma pressa enorme de desligar o telefone! Ele mencionou documentos de identificação (creio que seja o RG) e documentos do meu Bisavô, achei estranho, pois os docs do Bisavô já foram todos enviados....

Alguém ai ja passou por isso?? O que é feito nesse dia (1ª visita ao CGPSP)? 

Comentários

  • Wladmir, não sei se é igual em todos os consulados, pra mim foi assim: recebi a carta dizendo que meu RG tinha chegado, fui no consulado em Paris, retirei o CC e depois fui encaminhada para a area de passaportes para solicita-lo. Foi super tranquilo...
  • Wladimir, Parabéns, 

    O consulado de São Paulo é bem rápido e eficiente.  Quando eles me ligaram também pediram para eu levar o meu RG e o cartão cidadão da minha mãe (portuguesa), mas no dia não me pediram nada. A moça me disse que só precisaria se tivesse alguma dúvida com algum dos meus dados.

    Na 1ª  ida ao consulado eles  pegaram as minhas digitais, tiraram uma foto,  assinei o pedido do cartão cidadão,e agendaram o meu retorno para   3 semanas depois. Quando voltei, peguei  o meu cartão cidadão e assinei o pedido do passaporte, que chegou em casa uma semana depois.
  • HUmm bacana!
    Realmente o CGPSP é impressionante! Eles receberam o processo dia 19/10!!! 
    A etapa que eu julgava "mais difícil" (devido a pequenos erros nas certidões) esta finalizada!

    Infelizmente desde o dia 11/10 o meu pai esta internado no HC, ele teve um grave AVC e esta com Câncer bem avançado. Infelizmente descobrimos tudo de uma vez só! Ele esta beeeem grave, em coma e ninguém sabe o que vai acontecer!

    A pergunta que eu vou fazer é referente a atribuição, não me entendam mal:

    Eu tenho um formulário 1C assinado por ele há algum tempo. Não reconheci firma, se eu reconhecer firma, e enviar diretamente para a CRC de Lisboa, pode passar? Ou vão barrar o processo pq o reconhecimento da assinatura não foi presencial??

    Enviei um email para a CRC e responderam com um "wall text" (CTRL +C CTRL + V) que falava, falava e falava, mas não respondia especificamente a minha pergunta...
  • Nossa, que situação difícil.  

    Já que seu avô vai ao consulado na quinta-feira, aproveite e pergunte ao atendente o que pode ser feito no caso do seu pai, explique situação de saúde dele.

    Se  não houver nenhum modo de fazer o pedido de atribuição do seu pai pelo consulado, ai sim envie para a CRC e torça para que aceitem sem o reconhecimento presencial.

    Caso ainda não tenha  pedido as certidões de nascimento e casamento de  inteiro teor do seu pai, peça-as logo. 

    Desejo que tudo se resolva da melhor forma possível, e que a saúde de seu pai se reestabeleça.
  • Obrigado Luiza!
    Triste é que foi tudo de uma vez só! Quase inacreditável!!

    Eu troquei emails com a CRC de Lisboa, lá falaram que SÓ COM RECONHECIMENTO PRESENCIAL, sem conversa! Eles colocaram a possibilidade de eu ter uma procuração de plenos poderes, mas como meu Pai assinará a procuração?
    É uma situação bem complexa, quase insolúvel....

    Toda a documentação já esta pronta, só aguardando o CC do meu avô chegar para enviar tudo ao Consulado...

    Eu pensei nisso, conversar no CGPSP na quinta, já que vou lá com meu avô....

    A outra alternativa, é enviar a documentação com o formulário 1C para Lisboa, e ver no que dá....Tenho dúvidas de como eles devolvem o vale postal em caso de recusa do processo...
     
  • Nossa Wlad, que barra cara... 

    Sobre  CRC... ela manda uma carta dizendo o que falta no processo, nesse caso, caso eles embarreirassem pelo fato do 1C não estar assinado presencialmente, eles mandariam a carta dizendo que foi esse o problema, ai eles vão te dar o um prazo para resolver, se dentro deste prazo não for resolvido, o processo é cancelado e não há devolução de qualquer valor. (foi a informação que eu obtive uma vez da CRC mas sugiro que cheque)

    Uma ideia também seria fazer o seu processo por naturalização, já que você não tem filhos, não faz diferença, e futuramente quando seu pai estiver melhor você pode fazer o processo dele e depois pedir para mudar seu status de naturalizado para de origem. 
  • Verdade Hermano....ta bem complicada a situação dele....e foi meio "do nada", tudo de repente....
    Eu mandei o processo do meu Avô pro CGPSP dia 19/10, no dia 20 passei na casa do meu Pai, e ele brincou: "Ve se agiliza os documentos pq logo logo eu vou pro espaço".....demos risada disso, ele tem 51 anos....não aparentava ter nada de errado....e menos de 1 mês depois....ta lá no HC em estado critico....

    = /


    To afim de mandar pra CRC, e ver no que da......o "não" eu já tenho garantido...


    Eu pensei em fazer por Naturalização, tem alguma diferença PRATICA??? 

  • O processo de naturalização é mais caro um pouquinho: 250EUR. E exige mais documentos. Na pratica a única diferença é que você não vai poder se candidatar a presidência da república portuguesa (que pena né? rsrs) e a nacionalidade só faz efeito a partir do momento em que o assento é lavrado na CRC, ou seja, se tiver filho nascido antes ele não tem direito a nacionalidade, salvo caso seja menor, ai ainda cabe recurso. Já que vc não tem filhos, se naturalize e quando você tiver um, ele poderá ser português também, já que, ele nasceu depois da sua naturalização, neste caso seu filho será português por origem.



      

  • Hj deu tudo certo no Consulado! 
    Meu Avô assinou o que tinha que assinar, foto e etc...

    Perguntei ao atendente, se naquela altura do processo a Certidão de Nascimento Portuguesa já estava no sistema. Ele respondeu que sim, que ali estávamos solicitando o CC.

    Com esse fato, me veio uma ideia:

    Enviar ao CGPSP o processo do meu pai, mesmo sabendo que as chances de ele ter vida até finalizar o processo são minimas. Quando o pessoal do CGPSP entrar em contato conosco para o meu Pai comparecer no consulado, eu explico a situação dele no momento (falecido ou ainda internado no Hospital). 
    Feito isso, eu solicito o assento de nascimento dele pelo correio diretamente na CRC de Lisboa, e então posso solicitar a minha cidadania por origem, não por naturalização.


    Isso da certo??

    Ou é mais viável solicitar a naturalização mesmo?

    O que vcs acham?
  • Parabéns, isso é apenas o início de uma longa história, mais não deixa de ser um marco, para que voce e a sua família venha a logra o êxito de se tornarem luso-brasileiros. O Consulado de São Paulo é 10, nunca vi tanta eficiência nos serviços. Não perca tempo e vá logo providenciando a documentação necessária, para quando chegar a sua vez, voce já esta com tudo nas mãos. Boa sorte. Estamos aqui para ajudar.
  • Mto obrigado Sr José!

    Referente a minha pergunta, não poderei mais fazer daquela forma.
    A única forma que eu poderei fazer é por naturalização mesmo...
  • O que interessa é o seu Pai ter assinado a documentação, que será enviada para a CRC. Se ele assinou e está tudo autenticado, tá valendo.
    O que não poderia acontecer é ele ter falecido sem assinar nada, ai voce teria que amargar o único caminho da Naturalização o qual é mais demorado. Boa sorte, voce vai conseguir.
  • José

    No meu caso, o que foi assinado é a via que deveria ser enviada ao CGPSP. Infelizmente ele não assinou o Formulário 1C.... Eu errei nesse aspecto...Agora terei que "pagar" pelo erro e pedir pela Naturalização, ja que meu pai acabou falecendo no dia 26/11.

    No inicio do ano retomarei o processo. Ja estou com quase todos os docs em mãos, faltam poucas coisas.....vamos ver o que acontecerá....

    abraços
  • Wladmir, 

    Sinto muito pelo seu pai.  Não pense que você errou, as coisas acontecem independentes da nossa vontade. 

    Faça a naturalização afinal é seu direito sendo neto,  tudo dará certo. Boa sorte.
  • Sim sim Luiza! 
    Ele ja não vinha mto bem nos últimos tempos...por isso "o erro", entende? Até pensei em desistir.....mas é isso ai...vai dar td certo!
  • Parabens,,,, desistir nunca !!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.