Sugestões Proc. Atribuição

Caros foristas,


O processo de minha mãe finalmente finalizou, acho que após quase três anos. Um processo inciado em Évora, que ficamos muito tempo sem conseguir obter informações, apenas após uma reclamação no Ministério da Justiça Português que conseguimos saber o paradeiro e situação do processo, que caiu em exigência na certidão de minha mãe. Após enviar a certidão, CRC Lisboa logo aprovou a cidadania dela!


Então, aqui somos três irmãos e minha mãe é o parente português, então será necessário transcrever o casamento dela. Apesar de ter visto alguns locais dispensando a transcrição, prefiro não arriscar.


Meu irmão é menor, então eu pensei em enviar para uma conservatória que faça também a transcrição, acredito que como ele deve ter preferência por ser menor, talvez façam a transcrição com mais celeridade.

Assim que o casamento for transcrito, eu envio o meu pedido e o de minha irmã, pra uma conservatória que esteja com o menor tempo de finalização do processo.


Se alguém puder sugerir opções de conservatórias para os envios, fico grato. Eu tenho olhado as planilhas, mas não consigo decidir pra onde enviar o processo do meu irmão (menor).

Comentários

  • @asmutti , faça a transcrição de casamento de sua mãe por um Consulado (Santos, se você for de SP ou MS e Rio, se for do RJ ou ES). Estão com prazos imbatíveis.

    Para o processo de menor de idade o melhor lugar é Tondela, que finaliza bem rápido.

    Os processos de maiores também podem ser enviados para lá. duram em torno de 8 meses.

  • asmuttiasmutti Member
    editado November 2020

    @Leticialele


    Eu moro em Sergipe, creio que o consulado que atende aqui seria Salvador. Consigo fazer via Correios no consulado do Rio ou SP? Eu particularmente não gostaria de fazer por Salvador, já que minha mãe tentou há uns 20 anos fazer a nacionalidade dela por lá e botaram muito entrave.


    Obrigado!

  • @asmutti , não creio que o Rio ou São Paulo aceitem...

    Você tem a opção de fazer por Ponta Delgada, leva de 4 a 6 semanas.

    Ou mesmo mandar tudo junto para Tondela. Não sei como seria o andamento dos processos, em alguns casos, o processo do menor termina e o de transcrição de casamento demora mais.

    Mas creio que, por ser a mãe a portuguesa, a transcrição será necessária até para o processo do menor, e Tondela deve fazer rápido.

    E você economiza no envio, será um risco calculado.

  • @Leticialele

    Entendi, acho mais prudente enviar tudo pra Tondela, eles devem fazer a transcrição do casamento antes de liberar o assento do meu irmão, já que é uma regra.


    Outra coisa, meu pai atualmente mora em outra cidade, seria ok se na hora de assinar o formulário 1c de meu irmão, houvesse datas e carimbos de cartórios diferentes?

  • @asmutti , não tem problema. Só não deixe que o lapso entre uma assinatura e outra seja muito grande!

  • Boa Noite, qual é a conservatória mais rápida nesse momento ? E alguém já fez entrou com pedido de urgência ? sabem me infirmar ?

    agradecida!!

  • @MarisValente Concentre suas perguntas em um único tópico.

    Esse fórum recomenda você escolher entre Vila Nova de Gaia, Tondela, ACP, Almada, e em certos casos Ovar. Sem detalhes de seu caso, você recebe uma resposta genérica.

    A responsabilidade de sair rápido depende muito mais de seu planejamento, mandar um processo completo e com a documentação correta mas sem "extras" e sem divergências, que podem causar exigências.

    Uma conservatória que está bem hoje, pode ter um surto de pedidos e congestionar amanhã, ou remeter o excedente a outra conservatória maior e talvez mais demorada. A capacidade da conservatória tem importância.

  • @asmutti e @Leticialele , compartilho minha recente experiência onde enviei Atribuição de Menor e Transcrição Casamentojuntas no final de Julho/20 para Tondela, em pouco mais de 3 meses (agora no inicio deste mês) a Atribuição foi emitida, porem a Transcrição até então não tinha notícias, esta semana quando enviei e-mail para a conservatória me foi informado que eles neste momento estão fazendo as Transcrições recebidas em Janeiro/20.

    Se tem urgência na transcrição, talvez não seja prudente enviar os processos juntos para Tondela.

  • Isto claro é a minha experiência, outras pessoas podem ter tido mais sucesso.

  • @Fito , foi exatamente o que falei no comentário.

    Para quem tem pressa, o ideal é fazer por Ponta Delgada ou pelos Consulados.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229024/#Comment_229024"

  • (...)

    A informação de que Tondela não prioriza transcrições de casamento...Tampouco as conclui antes de fazer as atribuições dos filhos menores...(Quando os documentos para ambos os processos são enviados em uma mesma remessa)...Já vem sendo disponibilizada aqui no Fórum desde o final de 2019...

    Prazo ***MÉDIO hoje em Tondela...:

    TRANSCRIÇÕES DE CASAMENTO >>> ***10 + MESES

    ATRIBUIÇÃO DE MENOR DE IDADE >>> ***3 MESES

    ***As datas informadas refletem o cenário ATUAL...(NOVEMBRO / 2020)...Com base no compartilhamento de informações de quem tem tido processos concluídos...Todas as informações devem ser usadas apenas como REFERÊNCIA...!!!

  • Eu e meus filhos já conseguimos a atribuição de nacionalidade portuguesa seguindo as orientações do Fórum, muito obrigado a todos!

    Sou casado há 25 anos e minha esposa é neta de português, já possuindo todos os documentos necessários para atribuição dela. Gostaríamos de saber se é mais rápido ou fácil solicitar a atribuição da minha esposa pelo casamento ou como neta.

    Abs!

  • @pimentelsergio , creio que o prazo de andamento dos processos, tanto de casamento quanto o de neto (pelos parâmetros atuais) é o mesmo - de 24 a 30 meses.

    O processo pelo casamento custa 250 euros. Como neta, vai pagar 175 euros.

    Cabe a vocês avaliarem o mais conveniente!

  • Grato pelo retorno! Surgiu mais umas dúvidas:

    1) A avó portuguesa da minha esposa não foi casada e registrou o filho sem nome do pai. Isso pode ser problema por não ter certidão de casamento, documento que aparece como obrigatório?

    2) Caso seja concedida pelo casamento ela poderia solicitar cartão cidadão e passaporte normalmente, sem nenhuma exigência adicional ou prazo adicional?

    Abs!

  • Minha irmã mora perto de Mafra. Vcs sabem se ela pode enviar para Mafra ou seria melhor Tondela- pela rapidez? Obrigado

  • @pimentelsergio , se o filho foi registrado pela mãe, deve aparecer "filho natural" e pai incógnito, no assento de batismo ou na certidão.

    Não tem problema. Como não houve casamente, não há o que transcrever.

    Não há diferença nem no cartão cidadão nem no passaporte se a cidadania for concedida pelo casamento!

  • @mmandrade1967 , se for processo de menor de idade, Tondela é a melhor Conservatória.

  • Leticialele -não - é minha irmã - ela é maior de idade . Vive em Portugal , casada com português com filhos portugueses e até hj não havia pedido a nacionalidade. Ela tem visto de residência . Não pediu antes - mesmo por ser casada com português- pq esperou o processo da minha mãe . Será que mesmo assim ( ela mora em Mafra - Portugal) seria melhor Tondela ? Pq em Lisboa está lotado .Obrigado

  • @mmandrade1967 , não temos, aqui no Fórum, informações sobre Mafra.

  • editado November 2020

    @mmandrade1967

    Alguns balcões fazem somente com entrega pessoalmente, "por inscrição no registo". Verifique se lá fazem "por declaração" porque somente esses permitem o acompanhamento do processo online.

    Se informe quantos Conservadores têm. Quanto tempo tem levado o processo. Mafra não tem balcão de nacionalidade.

    Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras, abrange os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Loures, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira;

    Como disse a Leticialele, aqui no fórum não temos informação, e desaconselhamos fazer a nacionalidade por conservatórias que não sabemos como se comportam, e se têm capacidade e consistência no resultado. Também não sabemos sobre Torres Vedras.

  • @Leticialele

    Me tire uma dúvida, estou fechando os documentos aqui para envio e me questiono da necessidade da certidão de nascimento de meu pai (declarante nas certidões dos filhos) quando há a averbação de casamento, pois a minha mãe que é a portuguesa.

    Nesse caso é necessário enviar a certidão de nascimento apostilada de meu pai nos processos de atribuição?

  • @asmutti , se o casamento está transcrito, você só precisa mandar cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe!

    Não precisa mandar a certidão de nascimento de seu pai!!

  • @Leticialele


    excelente, muito obrigado pelas respostas, me ajudaram muito!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.