É possível achar o batismo sem saber exatamente o local e data?

Boa tarde a todos.

Estou em uma situação muito complicada, não sei como encontrar mais informações sobre o meu trisavô português.

Ele se chamava Manoel Martins Gomes, filho de José Martins Gomes e Maria Martins. Foi casado em Salvador-BA com Maria Pinto Gomes.

Manoel faleceu quando os filhos ainda eram pequenos, ele tinha por volta de 30 anos de idade quando a porta do trem do subúrbio abriu na estação de Plataforma e ele caiu no mar, morrendo afogado. Familiares me falaram que o corpo dele foi encontrado dias depois na Praia da Boa Viagem. Mas infelizmente ninguém sabe onde ele foi sepultado e se ainda permanece sepultado em algum lugar (pois após 3 anos se a família não obtiver um local perpétuo eles "jogam fora" os restos mortais). Como ele faleceu muito cedo, com os filhos ainda pequenos, nenhum(a) neto(a) tem muitas informações sobre ele, já que não chegaram a conhecer.

Os nomes dos filhos deles eram Laurinda Martins Pinto Gomes (1920), Lélia Martins Pinto Gomes (1923), Orlando Martins Pinto Gomes (1926), Lizia Martins Pinto Gomes (1928) e Leonardo Martins Pinto Gomes (Ano desconhecido). Todos nascidos em Salvador-BA.

Eu suponho que ele tenha nascido por volta de 1900, pois ele deva ter se casado por volta de 1919-1920 no Brasil baseado na idade da filha mais velha (minha bisavó). E provavelmente faleceu por volta de 1930.

Manoel Martins Gomes e Maria Pinto Gomes moravam no bairro IAPI em Salvador, BA.

Minha avó é viva e eu consegui reunir o casamento e óbito da minha bisavó (filha do português), o crucial agora é reunir o batismo e casamento do meu trisavô português, mas não sei mais onde procurar.

Pedi buscas do casamento deles nos únicos cartórios que encontrei que possuem casamentos antigos, Cartório Nazaré e Santana. Pedi a busca de 1916 a 1921, mas não encontraram nada. Agora não sei onde procurar, já que os únicos cartórios com casamentos antigos, que eu saiba, eram esses.

Criei anteriormente um tópico sobre as certidões brasileiras, mas infelizmente acho que ninguém poderá me ajudar. Então, estou tentando mudar o foco para ver se consigo achar o batismo do meu trisavô.

Tópico anterior: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/228670

Espero que alguém possa me dar um caminho ou me ajudar a encontrar, já não sei mais o que fazer e onde procurar.

Comentários

Esta discussão está fechada.