Dúvidas sobre o CRC.

Antes de mais nada, eis o meu caso:

- Maior de idade;

- Pai português, solteiro, declarante de meu nascimento, mora desde os 3 anos no Brasil, mas não é naturalizado.

- Não temos nenhum contato com ninguém em Portugal.

Pois então, a Lara entrou em contato comigo falando sobre a possibilidade de pegar a dupla cidadania mandando os documentos diretamente para Lisboa.

Confesso que achei uma furada quando li, fiquei meio desconfiado com a segurança desse processo, mas a Lara ratificou que é 100% seguro e que também é mais rápido e mais econômico.

Como tenho planos para viajar somente em 2012, tenho um bom tempo pra esperar, por isso prefiro a segurança.

Como eu disse pra Lara, sou um completo ignorante em relação a como se tirar dupla cidadania e essa desconfiança é mais intuição do que por razão. Quero também deixar claro que em nenhum momento achei que a Lara estivesse agindo de má fé, apenas estou querendo colher as informações necessárias e corretas, pois minha família não tem advogado, logo terei que fazer por conta própria.

Então, é ou não seguro? E também, é tão melhor assim fazer pelo CRC e não pelo consulado?

Grato pela atenção.

Comentários

• Rodrigo

Pode confiar, a Lara é 100% correta, é uma excelente pessoa e tudo que ela disse é verdade
    aqui nessa comunidade já tivemos a vitória de inúmeras pessoas, se caso pelo que vc contou é bem simples. Não precisa de advogado não.

Dê uma lida nos tópicos e se tiver dúvidas pode postar que responderemos com prazer, só pedimos que quando vc conseguir sua cidadania não suma daqui e continue nos ajudando a ajudar outras pessoas, é muito gratificante.

boa sorte
  • Rodrigo

Concordo com a Lara e com o Serginho, fiz a da minha mãe desse mesmo modo, direto em Portugal, mandando pelo correio, a dela ja saiu e ja dei entrada na minha, é super facil e seguro, e assim que fa tiver com a minha, vou dar entrada na dos meus filhos, tudo pelo correio.
  • Sandra,

Qual seria o precedimento?
  • Rodrigo

Em primeiro lugar nos diga se vc tem a certidão de nascimento do seu pai, ou pelo menos o número do assento do nascimento.

dê um passo de cada vez.

Ah leia tbm os tópicos, aqui tem muita informação interessante, repito seu caso é facinho procure no tópico "guia de respostas para as maiores dúvidas" o link de atribuição dentro. Garanto que não lhe restará dúvidas.
  • Sim, tenho a certidão de nascimento dele e o passaporte.

Vou dar uma olhado no tópico.
  • oi Rodrigo

eu tb já te mandei o link com o formulário 1C, vc pode impirmir colorido e preencher à mão. Deixa só pra assinar presencialmente. Onde vc está no Brasil? Dependendo a gente te dá umas dicas mais específicas.

Vc já pode ir providenciando sua certidão de nascimento de inteiro teor (tem que ser de inteiro teor), depois vc precisa legalizar no Itamaraty e depois no consulado. Vc junta com o formulário 1C legalizado e uma cópia autenticada e legalizada do seu RG ou passaporte. Depois é só mandar tudo por Sedex Mundi pra CRC em Lisboa, juntamente com um vale postal chamado Dinheiro Certo que vc faz no correio (valor de 175 euros).

De documento do seu pai vc só precisa da certidão de nascimento dele (vc pode tirar uma segunda via através do Portal do Cidadão, não é muito caro e eles enviam pra sua casa pelo correio). Ou então vc coloca os dados de registro dele no formulário e a CRC se encarrega de providenciar a certidão em Portugal.

obs: eu fui clicar no seu perfil e ele tá sendo redirecionado automaticamente pra uma página fora do orkut, super esquisita.... rsss dá uma olhada nisso! eu fui olhar no meu trabalho e lá foi até bloqueado.
  • Pois é, Lara.

Cheguei a ver o link do formulário, mas nem cheguei a imprimir nem nada, pois tinha que ir trabalhar. Quando voltei, não havia mais o recado. (Acho que foi mais uma das nóias do orkut)

Sou do Rio, cheguei a ligar pro consulado e ninguém me atendeu. Realmente seria muito mais prático fazer pelo correio.

Quanto à segunda via da certidão do meu pai só estou esperando ele voltar de viagem. Não gosto de mexer nas coisas dele, portanto terei que esperar por ele.

Lara, teria como me mandar o link de novo?

Obs.: Eu também não estava conseguindo acessar meu perfil, era um bug do aplicativo do LastFm, já está normalizado.
  • Rodrigo

lá vai o link do formulário: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf
    No Rio é tudo bem mais simples com relação às legalizações! Vc pode ir pessoalmente no Itamaraty que fica no centro e eles legalizam a certidão na hora (o serviço é gratuito). Depois vc pode ir no consulado (sem marcar hora) e lá eles legalizam sua certidão, a cópia autenticada do RG e vc assina o formulário 1C na frente do funcionário e eles colocam o selo branco nele tb. Depois disso já tá tudo pronto pra mandar pra Lisboa!
    qq dúvida coloque aqui!
    ps: seu perfil tá ok agora rssss
  • Obrigado, Lara.

Já imprimi o formulário (na verdade, fou meu sobrinho. hehe). Só falta mesmo o meu pai chegar de viagem para poder dar entrada no processo.

Tenho 1 dúvida:

1- Há como acompanhar o andamento do processo?
  • Sim, depois que o processo chegar na conservatória (vc faz o rastreamento do sedex), vc dá o prazo de 1-2 semanas e liga lá para obter o número do seu processo. Depois pode ligar para acompanhar o andamento.
  • Obrigado, Lara.

Agora só me resta esperar o retorno do meu pai.

;)
  • Marlene, eu nao acompanhei seu processo, como vc fez? por atribuicao ou naturalizacao?
  • Mandei a minha pelo correio!!

Oi Rodrigo!!
    Dá uma olhada no meu tópico, pq fiz através correio, com a assessoria da Lara!! Escrevi tudinho como fiz, inclusive as despesas.
  • Já dei uma olhada no tópico, Vanda.

Eu não poderei dar a entrada agora, pois tenho que esperar meu pai voltar de viagem como já disse em post anterior.

Como achei desnecessário abrir um outro tópico, resolvi usar esse mesmo para tirar uma outra dúvida:

Meu sobrinho tem a avó portuguesa, víuva de um brasileiro.

Dito isso pergunto: Tem como ele ter a dupla cidadania? Se o pai dele tirar por atribuição e logo depois ele fazer o mesmo com o pai.

Isso é possível?
  • Rodrigo

Seu sobrinho pode fazer de 2 modos:
    Atribuição do pai dele e depois a dele , ou Naturalização direto da avó para ele.
  • Obrigado, Sandra.

Só mais uma coisa:

O fato de ele já ser maior de idade não o impede de nada, certo?
  • Rodrigo

nao, nao ha nenhum impedimento por ele ser maior de idade, ele tem 100% de direito, seja por atribuicao (avo > pai > ele) ou por naturalizacao (avo > ele).
  • Ah sim, não sei de onde eu li que só poderia fazer por naturalização se ainda fosse de menor.

Obrigado pelo esclarecimento mais uma vez.

• Rodrigo

Somente o filho do que faz por naturalização é que tem direito se ainda for menor de idade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.