PEQUENAS DIVERGENCIAS NO NOME DA MINHA AVÓ
Olá vou dar entrada no processo de cidadania por neto pelo meu bisavô , O nome dele esta igual em todos os documentos , mas o da minha bisavó , que se chama 'ISAURA ". Alguns documentos aparece com "S" E OUTROS COM "Z" , mas o sobrenome esta correto . acho que o certo é com "S", a CERTIDAO DE OBITO ESTA COM "S", A certidao de casamento esta com "Z" e no final aparece com "S" , na mesma certidao . TEM ALGUM PROBLEMA ISSO ???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jeferson maduro , não há problema, a pronúncia é a mesma, Normal, em documentos antigos!
Leticialele Não preciso me preocupar entao ?
@jeferson maduro , não precisa se preocupar. Acontece o mesmo com O e U, PH e F, Y e I...
@jeferson maduro
Não precisa se preocupar, como a Leticialele lhe disse. Pode ler aqui se quiser entender mais do assunto. "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/dar-o-nome/"
Ali diz no subtítulo Nome Próprio: a) [...] Fazer a adaptação gráfica e fonética à língua portuguesa equivalerá a aportuguesar o nome de origem estrangeira. b) A grafia dos nomes próprios deve obedecer à ortografia oficial à data do registo.
Todos os registros antigos se escrevia Roza, Izabel, e Izaura, e não Rosa, Isabel, e Isaura como hoje.
Como regra geral seguirão o que consta nos documentos portugueses, segundo uma ordem de importância deles. Se você preferir alguma forma em particular, existe na norma um clausula que lhe permite escolher e pedir ao conservador (por escrito) para manter uma grafia específica. O Conservador tem poderes para fazer essa alteração ao dar o despacho, e atenderia ao seu pedido, porque a lei assim permite.