Quem ja Retificou o nome em certidão?

Ola a todos.

Eu ja dei entrada no meu pedido de cidadania por atribuição via Lisboa.
Segui todos os passos e orientacoes encontradas aqui mesmo na comunidade, e gracas a Deus, em breve serei mais uma cidadã portuguesa.

Bom, mas o caso é o seguinte.
Minha irmã tbem quer tirar a dela, acontece que na certidão de nascimento dela, o nome da minha mãe esta incompleto.
Falta um sobrenome.
Esse sobrenome que falta é o dela de solteira.
Quando se casou, minha mãe incluiu o sobrenome do meu pai, mantendo o sobrenome de solteira no meio, mas na hora de registrarem minha irma, ficou faltando esse sobrenome de solteira no meio.
Todos os documentos da minha mãe estão corretos, contendo todos os nomes.

Ex; Elisa Gonçalves Saraiva da Cunha (nome da minha mae correto)
Eliza Saraiva da Cunha (nome que consta na certidao da minha irma)

Falta o Gonçalves e trocar o Z pelo S no Elisa

Fomos no cartorio onde minha irma esta registrada, e a orientacao que recebemos, foi que deveriamos contratar um advogado, e fazer a inclusão via judicial.

Gostaria de saber se alguem ja fez esse processo. Ou se tem outro caminho.
Tbem gostaria de ouvir opiniões dos membros, pois sempre me foi de grande ajuda a opinião de todos.

Obrigada mais uma vez

Ana Maria
«1

Comentários

• Ana

Eu tive que retificar o sobrenome do meu pai (de Calheiro para Calouro), e fiz todo esse processo via cartório onde ele tinha sido registrado, pois não precisei contratar advogado nenhum, inclusive fiz também a retificação na minha certidão e de casamento dos meus pais em outro cartório e fui muito bem atendido, pois isso é um serviço do próprio cartório que fez o registro da sua irmã. Volta lá e pede para falar com o setor de processos.

Eles vão ter que abrir um processo e enviar para o promotor julgar isso pra voce, e lá mesmo no cartório voce faz tudo.

Espero ter ajudado em algo.
  • Marcelo

Calheiro para Calouro? Acho que calouro era o inscrivao do cartorio que errou isso, kkkkkkkk....Ana, continue acreditando, tem mais gente que retificou. Tenta se instruir no proprio cartorio aonde esta o erro. Vais precisar de advogado, eu penso.
  • Alex

Como falei para Ana, eu fiz todo esse processo sem precisar de um advogado, e o Juiz deferiu o meu processo em todos os 3 casos que tive em cartórios diferentes aqui no Rio, e depois disso eu alterei todos os meus documentos.
    Abraços
  • Oi Marcelo, obrigada pela ajuda, mas infelizmente aqui em Sao paulo nao é assim.
    Tivemos que contratar um advogado mesmo, e ja entramos com uma peticao para a inclusão do sobrenome.
    O advogado nos deu de 4 a 6 meses, para sair o deferimento do juiz, mas garantiu que é certo que saia, pois é um direito de corrigir o nome da progenitora na certidao de nascimento.
    Vixi, estou ate falando como ele ( advogado) rsrsrsrsrs

Agora vamos aguardar.

Obrigada pela ajuda mais uma vez, a vc e ao Alex.

Ana Maria
  • Ana

Estranho mesmo, o forum do rio e gigantesco e entulhado de processo. Para esses casos ficou mais facil abolir a presenca de um Urubu so para retificar. Salve a Cidade de Sao Sebastiao do Rio de Janeiro
  • Ana

Poxa, que pena mesmo, eu felizmente não precisei contratar nenhum advogado, mas com certeza o seu processo será deferido, é um direito seu de estar requerendo essa retificação.
    Abraços e boa sorte !
  • O Riode Janeiro está de parabéns, não precisa de uma contratação de um advogado para retificação do registro civil.Aqui em sampa é diferente ,pelo menos os cariocas são mais coerentes,na minha concepção os cartório que errou esles que tinha que se virar para retificar os documento, e ainda deveriam pagar uma indenização por perdas e danos Na minha certidão de nascimento está errada confundiram naturalidade com nacionalidade. e ainda colocaram que o meu pai nasceu no Brasil fui obrigado a contratar um advogado camarada meu que cobrou 200, reais.Nem eu mostrando para o dono do cartório a lei abaixo mencionada ele não quis retificar a minha certidão;INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva oferecer ao leitor uma idéia geral sobre a nacionalidade brasileira, sua aquisição, perda e reaquisição, à luz da Constituição Federal de 1988, já com as alterações promovidas pela EC 54/2007, possibilitando a reflexão sobre o assunto.1.5. NATURALIDADE E NACIONALIDADE

A expressão nacionalidade também não se confunde com naturalidade, uma vez que esta é uma terminologia utilizada para indicar o lugar do nascimento da pessoa, em certa região ou lugar. Por esta razão que quando se pergunta qual a naturalidade de determinada pessoa, a resposta geralmente se relaciona com a cidade de seu nascimento e não com seu Estado Nacional (nacionalidade).

1.6. PRINCÍPIOS GERAIS DA NACIONALIDADE
  • A retificação é feita via advogado mesmo! sorte a minha q tenho uma praga dessa na família hehehe! (meu irmão)
    A única coisa que demora alguns meses!!! Lembre também de solicitar a correção na certidão de casamento!!! (No meu caso certidão de casamento do meu pai, pois o nome da minha avó estava errado no registro de nascimento e casamento do meu pai e consequentemente na minha certidão de nascimento).

Abraço,
  • Bruno

Não muda nada, pode fazer tranquilamente.
  • tive que fazer..o nome do meu avo estava completamente errado.. tive que fazer por advogado... demorou exatos.. 1 ano....e depois andar por todos os cartorios para retificar..um peh no saco... mas valeu a pena...... mas o tempo depende do juiz que vai julgar..tem uns que sao rapidos..mas tem outros...vixiiiiiiiiiii soh passeiam..trabalhar que eh bom?? esquece....

boa sorte.
  • O cartório mente descaradamente.
    Fiz direto no cartório o acerto do nome do meu pai, mas levei a lei impressa. Cada um que chegava falava. AH! Tem que por advogado e entrar no juiz. Daí o anterior falava. Ela tem a lei. Dai calavam a boca.
    Cinismo total para gastarmos mais. Inclusive a lei é clara e o cartório NÂO PODE cobrar, pois o erro é deles.
    É muito diferente da situação onde você quer mudar o nome.
  • Ana,
    Eu fiz o acerto em São Paulo. É lei federal. Eles mentem descaradamente.
  • Eliana , e você sabe qual é a lei ? porque infezlismente NÓS ESTAMOS PERDIDO COM ESSE BANDO DE MERCENÁRIO QUE SÃO OS REGISTROS CIVIL E DE IMÓVEIS DO BRASIL .
  • Bruno

Na certidão de nascimento de sua mãe, consta a data de nascimento do pai dela?
    Quanto ao sobrenome de seu avô na certidão dele é assim mesmo, so consta o nome ,o sobrenome eles deduzem que seja o mesmo dos pais dele, e vc não precisa mandar a certidão do seu avô, basta os dados que precisa preencher no formulario 1C, não precisa fazer retificação nenhuma.
  • Bruno

na certidão de meu avô tb não constava o sobrenome dele, só o primeiro nome (Antonio Maria), como a Sandra disse, não tem problema não. A certidão tb foi emitida por 'fotocópia' como eles dizem (uma xerox do registro original), toda manuscrita e até hj eu não consegui entender metade do que tá escrito ali, rsssssssss.

Porém, se vc já tem a certidão dele em mãos, envie ela junto com os demais documentos, pois a CRC vai precisar de qq jeito. Se vc coloca só os dados no formulário, tb dá certo, mas pode atrasar um pouquinho o processo, pq a CRC vai ter que pesquisar e obter uma via do documento por conta própria. Com a certidão já anexada vai mais rápido.
  • Lara

Eu preenchi os dados no formulario e optei para as CRCs pedirem a certidao de nascimento do Portuga. Pediram, mas o problema e que a conservatoria do meu avo era la aonde Portugal faz a curva. Vixi. Ninguem sabia abrir Email. Telefonei pra ca, telefonei pra la e depois de algumas duzias de telefonemas consegui que as funcionarias de la recebessem o pedido. Foi fazendo sinal de fumaca. KKKKKKKKK....Brincadeira. O bom de velho fax.
    Portanto mande tudo junto. E melhor
  • LEI N. 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973

CAPÍTULO XIV

Das Retificações, Restaurações e Suprimentos

Art. 111. A correção de erros de grafia poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas.

§ 1º Recebida a petição, protocolada e autuada, o oficial de registro a submeterá com documentos ao órgão do Ministério Público e fará os autos conclusos ao Juiz da circunscrição, que despachará em quarenta e oito (48) horas.

§ 2º Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos.

§ 3º Deferido o pedido, o edital averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo, a data da sentença e seu trânsito em julgado.
  • Bruno

Quanto a data de nascimento, a que vale é a que esta na certidão de nascimento, vc não precisa da inscrição consular, quanto ao Manuel ou Manoel, não ha problema , e quanto ao sobrenome tambem não, fiz a da minha mãe e na certidão de meu avô não tinha sobrenome e ja na certidão da minha mãe ja constava o sobrenome dele, e não houve problema nenhum. As certidões antigas eram assim mesmo, so constava o nome, o sobrenome deduziasse que fosse o do pai,rssss.
  • Bruno,
    Tenho um problema similar com relação ao sobrenome do meu avô que só aparece no Brasil e data de nascimento errada. O sobrenome Coelho aparece na certidão portuguesa do seu avô em algum lugar? Aparece o seu bisavô como Manuel ou Manoel Coelho?
    Auxiliada pela Cibele já consultei um advogado que está examinando os documentos para pedir a retificação, mas isso é caro e demorado.
  • Bruno e Denise

Nas certidões antigas, o nome da pessoa que esta sendo registrada, não aparece sobrenome, somente o nome, como o Bruno falou, somente Manoel ou Manuel e depois na certidão da mãe dele o pai ja aparece com o sobrenome Coelho, isso não é erro, isso é certo e quanto a dta , o que vale é a que esta na certidão de nascimento.
    Vou dar o meu exemplo, quando fiz a da minha mãe:
    O meu avô na certidão de nascimento estava apenas Antonio,na certidão de nascimento de minha mãe ,ja consta Antonio de Andrade Junior e o pai dele João de Andrade, o Junior ele colocou por conta propria quando chegou ao Brasil, pois ele dizia que se o irmão dele, que era João, tinha Junior no sobrenome, ele tambem teria que ter, rssss, coisas de portugues,hehehehe , e nem por isso precisei fazer retificações de sobrenome e minha mãe ja esta com a cidadania dela pronta e ja dei entrada na minha.
    Portanto no caso do Bruno, não ha necessidade de retificações, nem mesmo na diferença entre Manuel e Manoel.
  • Sandra,

o caso da Denise eh um pouco diferente, o sobrenome do avo dela eh inventado, nao eh o mesmo sobrenome dos pais dele.

Exemplo (todos os nomes sao ficticios ).

Bisavo - Jose Maria da Silva
    Bisavo - Maria da Gloria

Filho, do casal ai de cima, registrado na certidao portuguesa- Antonio Carlos

Chegou no Brasil e colocou - Antonio Carlos Figueira.

De onde vem o Figueira ? Nenhuma geracao acima do portugues tem esse sobrenome ( nem os pais nem os avos do portugues ). E ai o Figueira aparece em todas as certidoes brasileiras de todas as geracoes.

Denise, se eu estiver errada me corrige !
  • Cibele e Sandra,
    O meu caso é mais ou menos parecido com o da Sandra, pois o primeiro sobrenome do meu avô (Baptista) está bem e o segundo foi "criado". Infelizmente não é um "Junior", cuja história é até gozadinha!
    Dai minha pergunta para o Bruno se aparece o Coelho em algum lugar na certidão de nascimento portuguesa do avô dele.
    Obrigada, meninas.
  • Eu retifiquei de Matos para Mattos
  • gostaria de dar uma dica.... estou sendo ajudado pela nossa comu aqui e tb quero poder ajdar as pessoas.

fiz a retificacao do nome do meu avo via advogado.

dica - quando sair o parecer do juiz.CERTIFIQUE-SE DE QUE ESTA CORRETO AS ALTERACOES... o juiz do meu processo, um grande homem estudado...e bla bla bla..cometeu erros absurdos na coclusao do processo...

quando da finalizacao do processo vc tem 15 para verificar, existem pessoas que abrem mao desse prazo para ser mais rapido... nao faca isso..pois caso tenha algo errado, vc pode arrumar... caso abra mao..o q o juiz mandou fazer..sera feito... ai soh depois outro processo para retificar a burrada do nosso magistrado.

tai..espero ter contibuido.
    abcs
  • Contribuindo com as informacoes da Andrea . . .

como eu tambem fiz varias retificacoes, aprendi errando.

Pra cada certidao que precisa ter algum nome retificado, o juiz emite o CUMPRA-SE, com esse documento em maos eh soh levar no cartorio onde esta a certidao e eles fazem a retificacao. Nao adianta levar o CUMPRA-SE de uma determinada certidao pra consertar outra, entao . . . o que eu quero dizer, eh muito importante que quando o advogado for inciar o processo, sejam anexadas TODAS AS CERTIDOES onde aparecem os nomes a serem retificados, e isso, dependendo, pode chegar as certidoes de ateh mesmo a 3 geracao, dependendo do caso.

Meu exemplo: Consertei os nomes dos meus bisavos, anexei no processo todas as certidoes da minha avo e das irmas dela, mas nao me dei conta que os nomes deles aparecem ateh na certidao de nascimento da minha mae, entao, esse foi o erro, nao anexei essa certidao no processo, e depois foi necessario pedir o desarquivamento e foram mais dois meses, na verdade, por fim, eu mandei o processo dela sem os nomes corrigidos, nao quis esperar e deu tudo certo, mas o susto nao vale a pena !
  • Também estou com dúvida

O meu caso é o seguinte: meu pai é portugues e na certidão de nascimento dele está constando no sobrenome dele "souZa", acontece que na minha certidão está "souSa" (no nome dele, da minha mãe e meu), mas no BI e no passaporte dele está "souSa". Será que vou ter que retificar?
    Abraços
  • O negócio é mais confuso

Gente, como falei tava olhando uma certidão de nascimento do meu pai (portugues) e o "sousa" estava com Z, daí hoje coversando com ele, ele me mostrou uma outra via da certidão (de 55 qdo ele veio pro Brasil) e está com S... acho então que vou tirar uma cópia dessa certidão e dar entrada na minha atribuição com essa cópia, o que vcs acham?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.