Qual melhor conservatória para envio dos documentos

Olá pessoal.

Fiz o pagamento por cartão de crédito. Já tenho todos os documentos em mãos. Agora é só enviar via correios mesmo?

Qual endereço da melhor conservatória no momento, aquela que está analisando mais rapidamente. Obrigada!

Comentários

  • Ah... Meu processo é atribuição. Preciso do menos burocrático também. Pois não quero fazer a transcrição do casamento. Meu pai foi o declarante de minha certidão.

  • @ClariceCunha

    "A melhor" não é uma resposta absoluta e objetiva. Depende de muita coisa. É uma escolha pessoal. Cada caso é um caso.

    Você tinha dito que mandaria para a ACP. Ao mesmo tempo dizia estar olhando no site do consulado. Os consulados pedem muito mais documentos que as conservatórias. Agora parece estar mudando de critério novamente.

    Sugiro que você coloque aqui a lista de documentos que está preparando. Vai lhe evitar muito aborrecimento e possíveis questionamentos. Qual é o seu critério de "melhor"? A mais rápida? A mais segura? Está disposta a correr algum risco? (sua questão sobre não fazer a transcrição é um risco em certas conservatórias. Sabemos que ACP não exige a transcrição "se a mãe é brasileira, o pai português foi o declarante antes de um ano de idade, e o pai não mudou de nome no casamento". Veja que sua afirmativa anterior é uma simplificação extrema dos requisitos.

    Cremos que a maioria das conservatórias segue esse critério, mas fora da ACP, existe algum risco. Tem funcionado para muitos em Todela, Almada, e Vila nova de Gaia. Na ordem de certeza, ACP (100% garantido que sim), Tondela (80%), Almada e VNG (80% nesse quesito, mas há outros riscos que no agregado cai para 50% ou menos). Outras conservatórias não sabemos nem se aceitariam pelo correio.

    Se o critério for qual é a mais rápida, segue na ordem inversa: VNG, Almada, Tondela, ACP, Ovar.

    O que realmente faz muita diferença no tempo é um processo bem preparado, com a documentação completa, e sem documentos que não seja requeridos (mais é menos). E nesse quesito você não está passando até aqui.

  • FUI AO CARTÓRIO PARA RECONHECER A assinatura por autenticidade e se recusaram pois queria que eu inutilizasse os campos em branco. Me recusei pois não sei se pode. Como fazer.Grata

  • @Jurema

    Pode fazer no consulado porque eles entendem como se faz, ou procurar outro cartório que faça sem rasurar.

    Os cartórios acham que estão lhe protegendo fechar os campos em branco.

    Se voce preencher os campos em branco com X-X-X-X-X não fica rasura, e os cartórios se acalmam porque está anulado o campo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.