Tipos de Certidões
Erivaldo
Member
Olá pessoal eu sou neto de Português nascido em Angola e gostaria de fazer o processo de cidadania portuguesa e fiz um pedido de uma certidão do assento de nascimento a partir de um consulado só o assento veio em forma de quadrado com números e alguns dados e gostaria de saber se este assento serve para o processo de nacionalidade ou não?
por favor peço a vosso ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não sei o que você quer dizer com... "...assento veio em forma de quadrado..." (???)...
Mas se a Certidão que você recebeu apresenta somente... "...com números e alguns dados..."...Provavelmente se trata de uma via em Breve Relato...Que não são aceites para a instrução de processos de Nacionalidade Portuguesa...
Você não informou o Consulado onde solicitou a Certidão que o documento seria usado para instrução de processo de Nacionalidade em Portugal...??? Os Consulados costumam saber qual a configuração que o documento deve ter para esse fim...!!!
Certidões para processos de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa devem ser REPROGRÁFICAS...São extraídas do livro original por fotocópia...E devem ser certificadas com a APOSTILA DE HAIA...Se por acaso essa via Reprográfica não estiver 100% legível...Recomenda-se enviar também uma via Inteiro Teor DIGITADA...(Essa via digitada servirá apenas para facilitar o entendimento do teor completo da via Reprográfica...
@Erivaldo...Creio que com os dados desse documento que você recebeu...Pode identificar a Conservatória em Angola onde está seu Registo e solicitar uma via Reprográfica diretamente com eles...
Fala, pessoal!
Conversando com um amigo hoje só de a minha atribuição, descobri que o pai dele, já falecido, é português nascido em Angola quando ainda era colônia portuguesa.
Ele já contratou duas assessorias para conseguir a certidão de nascimento, mas não acharam
Onde pede estar está certidão e como conseguir?
@MARCUS ALVES
Bom dia,
Convide o seu amigo a se juntar ao fórum, para que ele possa ser ajudado.
Obrigado.
@guimoss
Até falei com ele, mas pelo que conheço, ele não tem esse perfil nosso de catar as coisas.
O que tem acontecido aqui no fórum não é bacana, já que é um espaço para apoio mútuo e sem interesse comercial, e como estou fazendo a atribuição da minha mãe, até chegar minha vez, estou mais por dentro e gostaria de ajudá-lo, por ser um amigo muito próximo.
Obrigado!
@MARCUS ALVES , o que tem acontecido aqui no fórum que não é de seu agrado?
O que não me agrada é o fato de pessoas que usarem o fórum para interesse comercial.
Isso nos atrapalha, que estamos tentando nossa cidadania com muito suor, a termos nossas dúvidas respondidas.
@Leticialele vc sempre respondeu a várias perguntas minhas e agradeço a preocupação em saber que algo pode não estar agradando um usuário.
@MARCUS ALVES , sou voluntária aqui e também não gosto de gastar meu tempo para ajudar a pessoas que só visam ganhar dinheiro. Por isso, quando suspeito que alguém trabalha com nacionalidade, não respondo e peço ao administrador para verificar.
O Fórum não me pertence, sou uma mera moderadora com poderes bem limitados. O que me faz continuar aqui é, simplesmente, o prazer de ajudar.
@Leticialele Sei de tudo isso que falou e reconheço a incrível ajuda e boa vontade em ajudar de vc, dos demais moderadores e de usuários.
Participo de um grupo de Whatsapp que tem várias pessoas aqui do Fórum e lá comentaram sobre essas coisas de usarem o Fórum como meio de obter informações comerciais, o que é revoltante.
Só pretendo ajudar um grande amigo que não tem essa expertise de fazer as buscas. Acredito que ele nunca entraria no fórum. Vejo que.ele tem a faca e o queijo na mão pra conseguir a nacionalidade dele.
Você sabe onde ele pode solicitar a certidão de nascimento do pai, que nasceu na Angola?
@MARCUS ALVES , não sou expert em encontrar certidões. Faço pesquisas no Family Search, de passaportes no Cepese, no Arquivo Nacional, no tombo.pt. Mas nunca pesquisei Angola!
Quanto a usarem o Fórum para obter informações comerciais, desconheço!!
@Leticialele, entendi!
Vou ver com ele as informações sobre o pai.
Obrigado!